terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Campanha de Crowdfunding para Umbra #6 já está ativa!



Ainda que o quinto volume da antologia de banda desenhada Umbra tenha saído há relativamente poucos meses, o projeto não pára e já iniciou uma campanha de crowdfunding para o seu sexto volume.

Como já disse várias vezes, considero a Umbra uma das melhores antologias de banda desenhada em Portugal e, como tal, recomendo-vos que participem nesta iniciativa.

Mais abaixo, deixo-vos a nota de imprensa do projeto.


Umbra #6, de Vários Autores

A UMBRA #6 arranca em 2026 para mais uma campanha de crowdfunding, estando previsto o seu lançamento na próxima Primavera.

Como tem sido hábito nas iniciativas anteriores, iremos anunciando os seus conteúdos ao longo dos próximos meses, com previews sobre o trabalho dos autores intervenientes neste número, nas redes sociais e em eventos dedicados à banda desenhada. 

Continuamos a saga começada no número anterior, da autoria de Fernando Relvas, "KRIZ3 - episódio 2 - O Senhor dos Sussurros", uma série interrompida com o fim da revista Tintin, nos anos de 1980. Este episódio já se encontrava preparado pelo Relvas, mas é inédito e graças ao nosso trabalho de restauro e legendagem está pronto a ser publicado. Além disso, a sua continuidade está assegurada com uma equipa nova a indicar. 

Regressa às publicações da UMBRA o autor João Sequeira (vejam a UMBRA Nº1 - Estrada da Coca-Cola) neste "O Senhor da Música", com argumento do estreante Miguel Garcia.

A outra grande presença é a de dois autores internacionais. Desta feita trazemos do extremo do mundo, Nova-Zelândia, o autor Scott Base, com "O despertar de Kali", um drama espacial, sendo ele um criador de histórias de ficção científica temperada com horror. 

Por último, numa colaboração com a Sendai Editora do Cassiano Soares, apresentamos uma história de um autor japonês, Tokushige Kawakatsu – "História de um gato", mestre mangá e autor de A ilha dos gatos. Assim procuramos expandir os géneros da nossa oferta. A capa deste número será do artista gráfico Pedro Potier.

Já temos planos concretos para o futuro imediato da UMBRA, e 2026 será um ano ambicioso, pois queremos lançar o Nº7 já em Outubro. Desejamos dar algo mais aos leitores que nos acompanham nesta viagem cósmica ao longo de 7 anos. Vamos em frente, o futuro é agora. UMBRA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário