quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Bem-vindos


Bem-vindos ao Vinheta 2020!

Pretendo que este blog seja um espaço dedicado à Banda Desenhada. Para tal, irei dar conta das novidades editoriais que me chegarem, bem como publicarei análises aos livros que já li no passado, aos que vou lendo no presente e aos que, certamente, lerei no futuro.

Estando imerso neste mundo maravilhoso da 9ª arte desde pequeno, posso dizer que já sou leitor de banda desenhada há mais de 30 anos.

O leitor experiente de banda desenhada em Portugal saberá tão bem como eu que o estado de graça a banda desenhada vive nos dias de hoje em Portugal – com lançamentos atrás de lançamentos em português de Portugal – era uma miragem há uns 10 anos.

Concretamente, nos últimos anos as edições em português têm aumentado quase sempre de ano para ano, o que tem feito com que obras clássicas da banda desenhada que, há uns anos atrás, teriam que ser lidas noutra língua que não o português lusitano, fossem editadas. A par disso, as Editoras (que também têm crescido em número e em dimensão, diga-se) também têm editado livros em simultâneo com as edições originais nos países de origem das obras ou com um espaçamento temporal muito pequeno. Ou seja, cada vez estamos menos atrasados aos países onde há uma grande cultura da Banda Desenhada. Claro que ainda há muito por fazer mas estamos no bom caminho, parece-me.

Estas condições e, também - porque não? – uma conjuntura económica mais favorável nos últimos anos, têm feito com que os leitores comprem mais livros e com uma frequência cada vez maior. Eu sou, aliás, um exemplo disso.
Ilustração de Telmo Estrelado

Mas mais livros também significa uma maior oferta que, por vezes, dificulta o processo de escolha. “Que livro hei-de escolher?”, “Será que valerá a pena esta história?”, “Qual é o género do mesmo?” são dúvidas legítimas que vão aparecendo nas mentes dos iniciantes na BD ou mesmo nos leitores experientes que, ainda assim, valorizam uma segunda opinião.

É pois por este motivo, que lanço este Blog. Aqui escreverei os meus pareceres sobre as várias obras que vou lendo ou outros acontecimentos relacionados com o universo da BD, incluindo novidades no meio. Este é um blog sincero e sem grandes pretensões, portanto, os meus leitores podem esperar a minha honestidade na altura de analisar os livros. Não haverá uma “agenda escondida” ou patrocínios, como os leitores portugueses de BD menos incautos já terão encontrado noutros espaços da web e/ou blogs.

Sejam bem-vindos. Sintam-se à vontade para escrever o que quiserem, seja a concordar ou a discordar deste, que vos escreve.

Que o Vinheta 2020 possa passar a contribuir para o excelente momento que a Banda Desenhada vive em Portugal.

Saudações bedéfilas,

Hugo Pinto  
(Janeiro de 2020)

Sem comentários:

Enviar um comentário