Depois de muita luta, de muita tentativa, de muita perseverança, podemos dizer que vai mesmo acontecer: Portugal, mais concretamente a cidade de Beja, vai passar a ter um Museu da Banda Desenhada!!!
Será o primeiro e único Museu da Banda Desenhada do país!
Este é um projeto já com bastantes anos, apresentado variadíssimas vezes por Paulo Monteiro, Diretor do Festival de Beja, e que, agora, e finalmente, acaba de ver o seu financiamento a receber luz verde!
Este parecer positivo ao financiamento do projeto surge após a candidatura da Câmara Municipal de Beja ao Alentejo 2030, num projeto cujo montante de investimento é de 1.274.027,69 € (financiado a 85%) e que assenta na reabilitação de um edifício degradado no centro histórico da cidade.
O Museu contará com 3 salas dedicadas à leitura (nas quais será instalada a Bedeteca, que se encontra atualmente na Casa da Cultura), 7 salas para a exposição permanente, 2 salas para exposições temporárias, 1 sala para oficinas, 1 sala ampla que funcionará como loja (onde se venderão livros de autores portugueses, originais e serigrafias), gabinetes, arquivo e terraço e com esplanada.
Terá um acervo que atualmente já comporta muitas centenas de pranchas oferecidas à Câmara Municipal pelos autores ou pelas suas famílias e que constituirá uma verdadeira viagem pela história da banda desenhada portuguesa.
Será, no fundo, o museu que a banda desenhada portuguesa merece, incluindo os seus autores, editores e leitores! Ainda não é conhecida a data para o arranque de obras no museu, mas, para já, uma coisa podemos dizer: o financiamento - que é, muitas vezes, a coisa mais difícil a conseguir - já está assegurado!
Parabéns, portanto, a todos os envolvidos neste enorme feito!!!


Sem comentários:
Enviar um comentário