Morro da Favela, de André Diniz e Maurício Hora
A Editora Polvo prepara-se para publicar uma nova edição de Morro da Favela, de André Diniz e Maurício Hora. O livro recebe uma nova capa e 12 páginas inéditas em Portugal, numa encadernação em capa dura. A distribuição em livraria ocorrerá durante a segunda quinzena de Fevereiro.
Além do lançamento desta segunda edição aumentada da obra, inaugura também, hoje, dia 14 de Fevereiro, pelas 18h00, a Exposição “Morro da Favela”, de André Diniz e fotografias de Maurício Hora, na casa Pau-Brasil Lisboa (Rua da Escola Politécnica, nº 42) com a presença dos dois autores. O livro será lançado no evento. Haverá uma conversa com o jornalista João Morales a que se seguirá uma sessão de autógrafos. A exposição, que se prolonga até 31 de Março, é promovida pela Embaixada do Brasil em Lisboa, tem produção da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, numa parceria com a Livraria da Travessa e a Casa Pau-Brasil e conta com o apoio da Polvo.
Fiquem com a nota de imprensa da editora e com algumas páginas da obra:
Originalmente publicado no Brasil em 2011 e em Portugal pela Polvo em 2013, este livro retrata as memórias do fotógrafo Maurício Hora, gerado e criado no Morro da Providência (Rio de Janeiro), também conhecido como Morro da Favela, a primeira favela brasileira, nascida em 1897.
É uma narrativa necessária para se entender o dia a dia das favelas do Rio através do ponto de vista de um morador, que procurou na fotografia a sua identidade e acabou por fazer um registo que entrou para a história da cultura carioca.
André Diniz usa o contraste seco do preto e do branco para mostrar os tons de cinza do quotidiano de Maurício, a sua relação com a vida e a morte, com a polícia e os bandidos, com a prisão e a liberdade e com o morro e o asfalto.
Em 2017 André Diniz regressa ao Morro da Providência e, mais uma vez guiado por Maurício Hora, complementa em 12 novas páginas, que muito enriquecem esta 2ª edição, as enormes mudanças sofridas no Morro e a criação da “Casa Amarela”, um centro cultural comunitário reconhecido internacionalmente, fundado por Maurício e pelo artista plástico francês JR (Jean René).
O livro inclui ainda 14 páginas com fotos de Maurício Hora.
Morro da Favela é um dos melhores exemplos do trabalho de André Diniz enquanto argumentista e desenhador. Conquistou o PRÉMIO HQMIX 2012 (Brasil) nas categorias “Melhor Edição Especial Nacional” e “Melhor Roteirista Nacional”.
Ficha Técnica
Morro da favela (2.ª edição, aumentada)
Autores: André Diniz e Maurício Hora
Editora: Polvo
Páginas: 140 páginas a preto e branco e a cores
Encadernação: Capa dura
PVP: 17,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário