Se a opinião do público é importante para que a Organização de um Festival de Banda Desenhada - ou de qualquer outro tipo de evento - possa tirar as suas conclusões, no sentido de poder melhorar o certame na edição seguinte, também é verdade que, no caso do Amadora BD, a opinião dos editores e livreiros que estiveram no espaço, também é de sobeja importância já que, todos juntos, também são eles que, mesmo não fazendo o evento por si, são pedra fundamental no mesmo. Conheço até muitas pessoas que vão ao Amadora BD com o principal propósito de fazer compras de banda desenhada. Não são caçadores de autógrafos, vêem as exposições mas sem grande interesse e nem sequer assistem a nenhuma das apresentações. A razão é pois uma única: a compra de BD. E é uma razão tão legítima como qualquer outra, diria.
Bem, isto para dizer que, pesando a importância dos livreiros e editores, que através dos seus stands formaram o mercado de venda de bd, decidi falar com todos eles, fazendo-lhes algumas perguntas acerca do evento. A ideia, naturalmente, é tirar deste contributo novas ideias e críticas construtivas, no sentido de, no próximo ano, fazer do Amadora BD um evento (ainda) melhor.
Não vou discriminar o que é que cada editor ou livreiro disse mas sim, resumir de forma global, todos os seus inputs que considerei, aliás, muito pertinentes. E, já agora, de todos os livreiros e editores a quem enviei as minhas questões, mais de 80% respondeu-me. Portanto, diria que estas opiniões acabam por ser bastante representativas da opinião comum de todos os livreiros e editores que estiveram presentes no evento. A eles, deixo o meu obrigado pela receptividade às minhas questões.
Vamos a isso, então:
- Quanto à forma como os editores/livreiros olharam para este evento, e tendo em conta que 1 correspondia a "MUITO MAU" e 10 correspondia a "MUITO BOM", a média das respostas considerou o novo espaço (Ski Skate Parque), em que o evento se realizou, com um 7, bem como atribuiu a mesma nota à organização dos eventos paralelos (apresentações e autógrafos). A comunicação entre a Organização e as bancas recebeu a melhor das notas, por parte dos votantes, com um 8.
As duas coisas que deixaram os editores/livreiros mais insatisfeitos foram a comunicação/publicidade do evento nos meios de comunicação social (média de 6,6 nas respostas) e, principalmente, a qualidade da tenda onde esteve o espaço comercial, que recebeu uma nota média de 5,3.
Quanto ao evento na sua globalidade, a média da nota dada pelos inquiridos foi de 6.3.
Passando a questões mais concretas, pedi aos expositores/livreiros que me indicassem quais tinham sido as coisas que tinham considerado melhores e piores no Amadora BD.
- Quanto ao que de melhor o evento teve, as respostas foram variadas, embora grande parte dos inquiridos tenha afirmado que a própria existência de um evento presencial já tinha sido uma coisa muito positiva, por si só. Além disso, a boa afluência de público também foi bastante comentada, bem como o número de vendas que foi globalmente superior ao de há dois anos. Destaques positivos para as exposições e qualidade das mesmas; para o facto de ser um local luminoso; para a qualidade dos autores convidados; para o melhor estacionamento; para os bons acessos e para a solução do autocarro a circular entre o Ski Skate Parque e as estações de metro/combóio. Outro dos pontos referidos como positivos, por vários inquiridos, foi que a Organização demonstrou capacidade para apoiar os livreiros/editores, ouvir sugestões e alterar coisas que estavam a correr mal, resolvendo assim alguns problemas que iam surgindo.
- Quanto aos pontos mais negativos, há um claro consenso em relação à incapacidade do espaço do auditório, autógrafos e zona comercial. Praticamente todos os inquiridos afirmaram que a tenda montada para o efeito era pequena em dimensão para as várias atividades a que estava destinada. Além de que a tenda também não estava preparada para as intempéries que se fizeram sentir no segundo fim de semana do evento, não conseguindo impedir que a humidade, o vento, e o frio (bem como o calor, quando se fez sentir no primeiro fim de semana) entrassem pelo espaço adentro. Também foi referido que os espaços comerciais eram demasiado pequenos em dimensão e que a sonorização dentro do pavilhão era fraca porque, quando decorriam sessões, o barulho era muito e havia dificuldade na comunicação com clientes, por parte dos livreiros/editores. Por último, foi considerado que as casas de banho eram em número insuficiente e muito distantes do espaço de venda.
Depois, inquiri também os livreiros e editores sobre as sugestões que os mesmos têm para poder melhorar o evento no futuro. Algumas das sugestões foram semelhantes entre si.
Elenco-as aqui:
- é necessário construir um pavilhão de raiz para a área comercial. Se não for possível para o próximo ano, então tem que se aumentar e melhorar muito a qualidade da tenda;
- são necessárias mais casas de banho e que as mesmas sejam mais bem espalhadas pelo local;
- é necessária mais uma caixa multibanco na zona comercial;
- devido ao possível mau tempo, é necessária a colocação de toldos exteriores, que protejam da chuva ou do sol;
- embora a maioria dos inquiridos tenha gostado que o espaço de autógrafos, zona comercial e auditório estivessem todos centralizados, foi referido por muitos que deverá haver uma melhor separação entre o auditório e as restantes zonas, para que, desta forma, haja uma melhor circulação neste espaço e se possam melhorar as condições acústicas e de imagem do auditório;
- é preciso fazer-se uma melhoria na sinalização e nos acessos, incluindo, também, os acessos para cargas e descargas;
- deverão estar disponíveis mais autocarros e com maior regularidade, que façam o percurso estação de comboio/metro para o evento, com boa sinalética nas paragens e bem divulgados;
- a zona de restauração também deve ser bastante aumentada e mais abrigada;
- deverá ser feita uma passagem direta (ou ligação coberta) entre os pavilhões;
- é necessário repensar a cerimónia de entrega dos Prémios, passando esse evento para o próprio espaço do festival e para a noite de quinta-feira, de forma a que as editoras possam aproveitar o impacto dos prémios em termos de vendas.
- a gestão de agendas dos autores e dos eventos precisa de ser melhorada, para que não existam sobreposições;
- um dos editores referiu também que deverá haver uma restrição quanto ao número de exemplares autografados por pessoa para que, dessa forma, não existam pessoas sem ter a oportunidade de ter um único autógrafo;
Por fim, a grande globalidade dos inquiridos manifestou vontade de participar novamente no próximo ano.
Que se tirem todas as conclusões e (boas) ideias para melhorar o Amadora BD!
Não gostei do espaço. Considerei claustrofóbico. O espaço de entrevistas, autógrafos e comercial era péssimo.
ResponderEliminarPara quem vem de Setúbal de carro como eu a acessibilidade é má. Conduzir na Amadora é complicado e labiríntico. Má sinalização do evento nas ruas. Ainda bem que há GPS. O estacionamento não é dos melhores. Há 2 anos era pior.
Com todas as edições que o evento já teve já era altura do Município disponibilizar um espaço amplo tipo FIL onde se evitaria a distribuição do evento por 3 espaços e poderia dar à organização outra disponibilidade para um evento bem maior.
A organização está de parabéns para, ainda assim, manter viva esta iniciativa. Não conheço outro evento na Amadora que traga tanta gente de fora e que dê nome à cidade.
Se é verdade que boa parte, senão a totalidade, dos editores dependem fortemente deste tipo de eventos para lançarem, promoverem e darem visibilidade ao seu negócio, também é verdade que as entidades (e esta em particular) falham em muitos aspectos daquilo que deveria ser, acima de tudo, uma organização profissional. Ao longo destas 32 edições não faltaram oportunidades de se apresentar um verdadeiro acontecimento/festa da BD com todos os preceitos que se exigiriam, mas tal nunca aconteceu. Desejaria que editores e restantes agentes envolvidos fossem exactamente isso - EXIGENTES - o público merece-o, os amantes de BD merecem-no e, acima de tudo, a 9º Arte merece-o. É tempo de elevar a fasquia!...
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