quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Lançamento: O Jogo das Alterações Climáticas


A editora Polvo está a preparar um regresso aos lançamentos de banda desenhada com um conjunto de obras interessantes. A primeira delas é o livro O Jogo das Alterações Climáticas, uma proposta didática que procura ser um meio de divulgação científica e comunicação de ciência, da autoria de Bruno Pinto, no argumento; Quico Nogueira, nas ilustrações; e Nuno Duarte nas cores. Conta ainda com um prefácio de Filipe Duarte Santos, reconhecido especialista no tema das alterações climáticas.

Saliente-se ainda que amanhã, dia 07 de Outubro, pelas 18h00, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ocorrerá uma sessão de lançamento do livro, seguida de sessão de autógrafos. Mais informações sobre o evento aqui.

Abaixo, fiquem com a sinopse da obra.


O Jogo das Alterações Climáticas, de Bruno Pinto, Quico Nogueira e Nuno Duarte

Um jovem portuguesa chamada Sofia foi contratada para desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a mitigação às alterações climáticas e a adaptação às suas consequências. 

Com o intuito de recolher material e ideias, ela parte à descoberta com o seu irmão mais novo Gabriel - que é um pouco mais alto que ela - numa viagem pela Europa. 

É assim que conhecem alguns dos efeitos atuais das alterações climáticas: secas, incêndios florestais e inundações. 

Mas também descobrem o que estão a fazer os ativistas do clima, as autoridades locais e até as escolas para promover mudanças. Por exemplo, iniciativas para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e, ao mesmo tempo, preparar setores como a agricultura, a floresta e o desenvolvimento urbano para se tornarem mais resilientes aos impactos do clima. 

No final desta viagem, Sofia percebe como é que o seu jogo deve funcionar: não como uma competição, mas sim como um jogo cooperativo. É que as alterações climáticas são um desafio para todos nós e só juntos conseguiremos enfrentá-lo.

-/-

Ficha técnica
O Jogo das Alterações Climáticas
Autores: Bruno Pinto, Quico Nogueira e Nuno Duarte
Editora: Polvo
Páginas: 80, a cores
Encadernação: Capa mole
PVP: 13,95€


2 comentários:

  1. O que aconteceu á Polvo?… De um dos melhores selos portugueses, desapareceu de circulação durante 2 (?) anos, pelo menos, e agora regressa com com um título que, confesso, esperaria ver em outro o lado menos aqui. Está obra parece ser uma “encomenda” feita a pensar em assuntos actuais, prementes e na “moda”; mas que resulta, pelo pouco que vi, num exercício demasiado formal e hermético, visualmente pouco entusiasmante e com uma capa muito, muito fraquinha. Esperemos um verdadeiro ressuscitar da Polvo na próxima Amadora BD (da qual continuamos a saber muito, para além daquilo que Vinheta aqui divulgou…). Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, a Polvo tem mais "cartas na manga" que serão conhecidas na Amadora BD. Um abraço

      Eliminar