Hoje assinala-se o dia em que a banda desenhada é oficialmente incorporada na Academia Nacional das Belas-Artes como como expressão artística autónoma como, aliás, já aqui dei conta há uns dias.
É um dia histórico para a 9ª arte em Portugal e, portanto, acredito que dada a simbologia deste dia, bem que podia passar a chamar-se Dia da Banda Desenhada Portuguesa.
Porquê? Bem, para que a banda desenhada portuguesa obtivesse mais destaque e chegasse a muita mais gente. Bem sabemos que, por exemplo, os canais ou as rádios generalistas costumam, pelo menos, fazer menção às pessoas, coisas ou acontecimentos que têm uma data própria. Portanto, se a banda desenhada portuguesa tiver um dia só para si, de forma a ser relembrada, toda a gente tem a ganhar com isso, parece-me.
A ideia não é minha. Na verdade, já se fala disto há algum tempo. Mas, muito à moda portuguesa, fala-se muito, mas faz-se pouco. E como sou apreciador do motto popularizado por Elvis Presley, com o seu "A little less conversation, a little more action, please", acabo de dar um primeiro passo.
Porque me parece que hoje é o dia certo. Hoje, mais do que nunca, faz sentido trazer este assunto para cima da mesa.
E, portanto, dou o primeiro passo, avançando com a criação da petição pública.
Acedam a ela, através do seguinte link:
E, claro, assinem-na e partilhem-na com o máximo de gente que consigam.
Para que a Assembleia da República possa debater oficialmente este assunto, são necessárias 7.500 assinaturas.
Será que conseguimos fazê-lo?
Como dizes Fala-se muito, faz-se pouco. A Ideia que debati tanto nas redes sociais, como a convite do Paulo Monteiro o ano passado em Beja, era a criação de um Dia da BD Portuguesa ( ou Dia da BD Nacional). Cujo propósito seria o de promover a BD feita por autores nacionais. Porquê? Porque são aqueles que se sacrificam para que haja BD feita por portugueses. Se escolhermos, como propões "O Dia Nacional da BD" perde-se esse propósito, e será aproveitado para promover o último Astérix ou um qq outro Best Seller e que não precisa dessa ajuda, desse empurrão, para que se falem dele e o divulguem. Parece uma minhoquice mas não é. "Dia Nacional da BD" é diferente de "Dia da BD Nacional" ou "Dia da BD Portuguesa".
ResponderEliminarDerradé, conforme já falámos, tive em consideração as tuas sugestões e já alterei a nomenclatura da iniciativa. Agora importa é recolher muitas assinaturas. :)
Eliminar