A chancela Cavalo de Ferro, do grupo Penguin Random House, prepara-se para lançar uma adaptação para BD de mais uma obra original de George Orwell.
Desta vez, estamos perante o clássico Tais Eram as Alegrias. A adaptação para banda desenhada tem o mesmo nome e é da autoria do escocês Seán Michael Wilson e do galês Jaime Huxtable.
O livro deverá chegar-nos no próximo mês de Novembro.
De resto, relembro que, recentemente, a obra de George Orwell tem recebido muitas adaptações para banda desenhada. Só adaptações da obra-prima 1984, foram três as versões a serem publicadas por cá: a versão de Xavier Coste, a versão de Sybille Titeux de la Croix e Amazing Améziane e a "versão oficial" de Fido Nesti. A Ala dos Livros também publicou a biografia de George Orwell.
Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais da versão original da obra.
Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais da versão original da obra.
Tais Eram as Alegrias, de Sean Michael Wilson e Jaime Huxtable
A história da vida de George Orwell, um dos mais famosos escritores de todos os tempos, contribuiu imensamente para sua compreensão do mundo.
Crítico constante do poder e da autoridade, as raízes de suas obras A Quinta dos Animais (também conhecido como O Triunfo dos Porcos) e 1984 começaram a brotar nos seus anos de formação, como aluno da rigorosa escola particular em Eastbourne.
O ensaio Tais Eram as Alegrias reconta a dura realidade do regime que sujeitava os alunos em nome do preconceito de classe, da hierarquia e do destino imperial.
O ensaio Tais Eram as Alegrias reconta a dura realidade do regime que sujeitava os alunos em nome do preconceito de classe, da hierarquia e do destino imperial.
A banda desenhada dá vida às experiências de Orwell na escola que, tendo garantido a sua vaga através de bolsa de estudos e não pela origem abastada, sofria nas mãos tanto dos funcionários quanto dos colegas mais ricos.
A violência dos professores e o constrangimento a que era diariamente submetido saltam das páginas, evocando a imagem desse mundo cruel visto pelos olhos inocentes de uma criança, ao que justapõem-se as reflexões de um Orwell maduro sobre o que esse tipo de escolarização diz sobre a sociedade.
-/-
-/-
Ficha técnica
Tais Eram as Alegrias
Autores: Sean Michael Wilson e Jaime Huxtable
Editora: Cavalo de Ferro (Penguin Random House)
Páginas: 112, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 23 x 16 cm
Mais uma obra de BD colada a um autor de literatura, mais uma adaptação, mais um lançamento de uma "editora" para quem a BD é apenas uma disciplina subserviente á rainha literatura, mais uma obra sobre a qual permanece a incógnita sobre o porquê da sua seleção e lançamento. No riquíssimo catálogo internacional da Penguin Random House concerteza que haverá inúmeros autores e títulos que mereceriam a atenção mais cuidada de um/a editor/a verdadeiramente informado/a. Pelas amostras que temos tido alimento sérias dúvidas que essa pessoa existe nos quadros da Penguin....
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar