Capa da versão original da Casterman |
Muito se falou sobre a opção da editora Arte de Autor em começar a editar a série Armazém Central, de Loisel e Tripp, a partir do volume 4, e não a partir do primeiro número da série.
Relembro que os volumes 1, 2 e 3 já tinham sido lançados em Portugal, há uns anos, pela editora ASA.
Na altura, como referi na análise a Armazém Central #4 e #5, disse que compreendi a necessidade da editora portuguesa em auscultar o mercado português. Dado que ainda é uma série com 9 volumes e pressupõe, certamente, uma aposta de alguma relevância para a editora.
Mas ontem, a editora desfez as dúvidas: Armazém Central vai ser integralmente editado em Portugal! E como se isso não fosse já uma notícia formidável para os amantes desta fantástica série de banda desenhada (com um lugar nas minhas 10 séries preferidas de banda desenhada, relembro), a Arte de Autor até apresentou uma cadência de lançamentos que me parece digna de louvor. Assim, o volume Armazém Central 1 – Marie deverá ser publicado já em Março, enquanto que os os volumes duplos 2-3 e 6-7 estão previstos para o 2º semestre de 2021. Ora, se tivermos em conta que a série é composta por 9 álbuns, penso que será legítimo apostar que, na primeira metade do próximo ano, será publicado o último volume duplo da série. A série integral (com 9 números, divididos em 4 álbuns duplos e 1 álbum a solo) ficará publicada pela editora em cerca de 2 anos! Impressionante, de facto!
Para que os leitores compreendam como se divide esta maravilhosa coleção de BD, faço aqui uma esquematização das obras a lançar e do timming para tal:
Armazém Central 1 - Marie - A publicar em Março de 2021
Armazém Central 2 e 3 - Serge e Os Homens - A publicar no segundo semestre de 2021
Armazém Central 4 e 5 - Confissões e Montréal - Já publicado
Armazém Central 6 e 7 - Ernest Latulippe e Charleston - A publicar no segundo semestre de 2021
Armazém Central 8 e 9 - As Mulheres e Notre-Dame-des-lacs - A publicar (suponho, sem confirmação da editora, no primeiro semestre de 2022)
Mas houve mais informações pertinentes a serem partilhadas ontem. Tal como já aqui tinha anunciado, no À Conversa Com: Arte de Autor, o primeiro semestre irá trazer-nos as obras O Castelo dos Animais 2 – As Margaridas do Inverno (já disponível), Duke 5, Spaghetti Bros 2 e Apesar de Tudo.
Também ficou esclarecido que a série Léna, de Pierre Cristin e André Juillard, será publicada numa edição integral que reúne os 3 títulos publicados.
Para além do já mencionado lançamento dos dois álbuns duplos Armazém Central 2-3 e 6-7, também as séries Corto Maltese e Verões Felizes deverão ser lançadas no segundo semestre de 2021.
Se a editora não lançasse nem mais uma obra do que estas que se propõe lançar, eu já diria, olhando para todos estes títulos, que era o ano mais forte da editora desde a sua criação. Mas claro, poderão aparecer novidades, especialmente no segundo semestre de 2021. É uma questão de ficarmos atentos.
São boas notícias, de facto. A cereja em cima do bolo seria se A Arte de Autor disponibilizasse uma caixa arquivadora (seria também um incentivo à aquisição da obra completa). E já que falamos em "wishfull thinking" gostaria de ver a AA (ou outra...) a editar em Portugal a mais recente (e magnífica) série do Spirou, uma vez que a ASA ignora completamente o personagem (com a excepção da reedição completa da fase Franquin...). Abraço.
ResponderEliminarCaro António. Obrigado pelo comentário. "Caixa arquivadora"? Hummm... confesso que gostaria de algo assim. Não sei até que ponto será viável para a editora e se justifica - ou não - esse investimento. Mas sim, enquanto leitor, gostaria de algo assim. Quanto ao Spirou... talvez tenhamos boas notícias nos próximos tempos. Mas, para já, nada está confirmado. Um abraço
ResponderEliminar