terça-feira, 5 de janeiro de 2021

À Conversa Com: Escorpião Azul - Novidades para 2021




E hoje, no À Conversa Com:, dou destaque à editora Escorpião Azul que tem trilhado um caminho muito próprio e muito singular na edição de banda desenhada em Portugal, apostando maioritariamente na produção nacional e incluindo, a espaços, autores estrangeiros duma vertente mais independente da banda desenhada.

Estive à conversa com Jorge Deodato, responsável da editora, e foram-me reveladas algumas novidades que estão a ser preparadas e que partilho com os leitores do Vinheta 2020, em primeira mão.

Para este ano, estão previstas 10 novas obras, entre elas Um Trovão no Caminho e outras Histórias, de António Rocha; Guerra nas Margens do Rovuma, de MAF e mais um título do autor espanhol Miguel Ángel Martín. E há um novo autor italiano que integra o catálogo da Escorpião Azul.

Confiram abaixo as capas dos novos livros e a entrevista na íntegra com Jorge Deodato.


Entrevista  


1. Qual é o balanço que a Escorpião Azul faz de um ano tão atípico como o de 2020? Foram muitos os adiamentos e as consequências financeiras desta pandemia na editora, ou até se pode considerar que os efeitos desta doença não foram assim tão maus na editora? 

Jorge Deodato: A Escorpião Azul faz um balanço positivo do ano editorial que passou. Conseguimos produzir oito títulos em vez dos 13 que estavam previstos, o que para nós é uma vitória. A resiliência da editora, dos seus autores e de quem nos distribui foi o fator chave para esta capacidade de resistência à pandemia, ao confinamento e ao crescendo da crise que se foi agravando. Por outro lado, criámos o nosso site o que nos permitiu chegar a mais leitores. Pensamos que hoje a casa está mais forte, porque aprendemos muito com esta crise. 


2. Qual foi o vosso campeão de vendas? 

Jorge Deodato: Estivemos a analisar os últimos números relativos às vendas, e que ainda não estão fechados, e o livro que está na frente é O Penteador, do Paulo J. Mendes, seguido do Júpiter [Integral], do Ricardo Lopes. 


3. E qual o livro em que as vendas ficaram aquém do esperado? 

Jorge Deodato: O livro que ficou aquém das nossas expectativas foi O Último Sopro dos Mortos do italiano Davide Garota. 



4. Quais serão as próximas obras a serem editadas nos próximos meses? 

Jorge Deodato: Para o próximo ano temos cerca de 10 obras para serem editadas. Destas destacamos as primeiras 3 a saírem no próximo quadrimestre: Um Trovão no Caminho e outras Histórias do António Rocha, um novo autor da casa a ser lançado já no mês de fevereiro. Em abril temos o novo título do nosso autor MAF intitulado Guerra nas Margens do Rovuma. No final do mês de Maio/Junho vamos ter uma excelente novela gráfica do nosso autor estrangeiro mais emblemático da nossa casa editorial, Miguel Ángel Martín volta a atacar com Cyber Freak

Um Trovão no Caminho e Outras Histórias
de António Rocha


Guerra nas Margens do Rovuma
de MAF

Cyber Freak
de Miguel Ángel Martín



5. Que novidades, ao nível de novas apostas editoriais da vossa parte podem ser partilhadas, em primeira mão, com os leitores do Vinheta 2020? 

Jorge Deodato: Vamos ter uma excelente novela gráfica de um novo autor italiano que se estreia no nosso catálogo com Churubusco de Andrea Ferraris. Obrigado!

Churubusco
de Andrea Ferraris

Sem comentários:

Enviar um comentário