segunda-feira, 10 de outubro de 2022

A Levoir publica em menos de um mês dois volumes de um só clássico da literatura!


Trata-se de uma das obras primas da literatura mundial e é um dos trabalhos mais famosos de Victor Hugo. Falo de Os Miseráveis, cuja adaptação para banda desenhada é da autoria de Daniel Bardet e Bernard Capo.

É mais uma das obras que a Levoir publica, em parceria com a RTP, na sua coleção Clássicos da Literatura em BD.

O primeiro volume chegou às livrarias ainda em Setembro e, sem que tenha passado, sequer, um mês, o segundo volume estará disponível. Coisa que aplaudo já que, desta forma, os leitores interessados não terão de esperar muito para o término da leitura.

Mais abaixo, deixo-vos as notas de imprensa de ambos os volumes e algumas imagens promocionais.
Os Miseráveis I e II, de Daniel Bardet e Bernard Capo

De volta à coleção Clássicos da Literatura em BD está o escritor francês Victor Hugo. Na primeira série da coleção foi publicado Notre-Dame de Paris. Nesta segunda série a Levoir e a RTP vão editar o icónico Os Miseráveis repartido por dois volumes.

Este clássico foi escrito após a queda da monarquia em França e retrata a questão política e social desencadeada pela Revolução Francesa. A obra foi publicada em 1862 e é considerada o ponto mais alto da carreira do escritor. Além de retratar dilemas morais atemporais através dos seus personagens, o livro revela os impactos que a Revolução Francesa teve nas instituições.
O autor mais do que os ensinamentos políticos da obra, mostra o impacto do amor ao próximo, chama a atenção como pequenos gestos de caridade influenciam enormemente a sociedade.

Ativista dos direitos humanos franceses, onde teve uma forte atuação política. Defensor da causa pobre, relata-o de forma extraordinária na sua obra Os Miseráveis. Onde conta a história de Jean Valjean um homem, pobre e miserável, que rouba um pão, vindo a sofrer durante toda a sua vida por causa desse erro cometido na juventude sendo por isso condenado a prisão. As diversas tentativas de fuga e o mau comportamento, fazem com que Jean Valjean seja condenado a trabalhos forçados durante dezanove anos.

No segundo volume o autor continua a relatar o relacionamento conflituoso da população com o Estado e a atitude arbitrária da polícia.

A história tem como cenário a França no século XIX, época de grande tumulto. Jean Valjean e Cosette continuam a esconder-se do inspetor Javert que os encontra em Paris. Fugindo novamente, Valjean consegue abrigo num convento onde passa a trabalhar como jardineiro e Cosette torna-se uma das jovens internas no colégio.

Anos mais tarde Cosette conhece Marius um jovem por quem se apaixona.

Há luta nas ruas da capital e Marius participa nas batalhas, em determinado momento é ferido e Valjean leva-o para um lugar seguro, transportando o rapaz às costas, através dos esgotos. Depois de recuperado Marius casa-se com Cosette.
Na obra, as injustiças sociais são denunciadas, evidenciando o motivo que podem levar as pessoas ao crime. O pobre não deve ser excluído por não ter património material ou até cultural, pois o indivíduo não deve ser julgado pelo que tem, mas pelo que é. O criminoso pode ser uma vítima do meio. Ele não é criminoso apenas por ser criminoso, mas pelas circunstâncias que o obrigaram a seguir aquele rumo.

As pessoas não nascem más, são condicionadas ao mau. Muitas vezes, pela falta de escolha ou por não terem tido o direito a preferência pessoal.

A adaptação da obra em banda desenhada é do argumentista Daniel Bardet e os desenhos de Bernard Capo. No dossier são apresentados o percurso e a obra do autor em questão, numa cronologia cheia de curiosidades e histórias. O dossier tem a colaboração de Alain Dallon, Agrippine Virgoulon e Sylvie Lagorce.

-/-

Fichas técnicas
Os Miseráveis I
Autores: Daniel Bardet e Bernard Capo.
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 210 x 285 mm
PVP: 13,90

Os Miseráveis II
Autores: Daniel Bardet e Bernard Capo.
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 210 x 285 mm
PVP: 13,90



Sem comentários:

Enviar um comentário