Alvíssaras! A Levoir e o jornal Público regressam ao lançamento da Coleção de Novelas Gráficas!!!
Bem, para ser sincero, isto não é uma notícia tão inesperada assim. Pelo menos, para aqueles que seguem o Vinheta 2020, pois já tinha falado inúmeras vezes desse assunto por aqui.
Ainda assim, a Levoir foi abrindo o jogo aos poucos, anunciando, de forma faseada, cada uma das obras.
E ontem consumou-se, finalmente, a notícia: a coleção deverá arrancar no próximo dia 31 de Agosto e são 10 os livros que constituirão aquela que será a VII Coleção de Novelas Gráficas, depois de um hiato de 2 anos em que a coleção ficou em standby.
Cada livro sairá com o preço de 13,90€. Um aumento considerável - embora algo expétavel, considerando inúmeros fatores - face à última coleção.
Destas 9 obras (uma delas será lançada em dois volumes), o Vinheta 2020 já tinha anunciado 5. Portanto, com o anúncio de ontem ao final da tarde, a Levoir acabou por anunciar 4 obras novas.
E embora a listagem de obras seja agora conhecida, a editora avisa que alguns dos títulos poderão ser ainda alterados. A lista não é, portanto, 100% definitiva mas eu diria que, à partida, deverão ser estas as obras a ter em conta.
Considerando que, simultaneamente, a editora também tem estado a anunciar o lançamento de outras novelas gráficas para os próximos meses, aproveito para, no final deste artigo, fazer uma listagem das obras que a editora lançará de forma avulsa, isto é, de modo independente em relação a este conjunto de obras que constituirá a VII Coleção de Novelas Gráficas.
Volto a dizer o que sempre digo: a coleção das novelas gráficas da Levoir e do Público é o acontecimento editorial do ano em Portugal, no que ao lançamento de banda desenhada diz respeito.
Portanto, são ótimas notícias!
Mais abaixo, deixo-vos, então, com a lista das obras, acompanhadas pela capa original e por uma prancha para melhor ficarem a conhecer cada um dos estilos de ilustração que poderão ser encontrados em cada um dos livros.
Obras da VII Coleção de Novelas Gráficas:
Moby Dick 1 - Christophe Chabouté
Hantée - Shaghayegh Moazzami
Mares do Sul (adaptação obra de Manuel Vázquez Montalbán ) - Hernán Migoya e Bartolomé Seguí
Léa não se lembra como funciona o aspirador - Gwingjo e Corbeyran
A Metamorfose Iraniana - Mana Neyestani
Estampas 36 - Felipe Hernández Cava e Miguel Navia
Alexandra Kim, A Siberiana - Keum Suk Gentry-Kim
O Regresso de Nemo - Schuiten e Peeters
-/-
Outras Novelas Gráficas anunciadas pela Levoir mas que serão lançadas fora da coleção de Novelas Gráficas:
L' Arbre Nu - Keum Suk Gendry-Kim
Dissident Club - Taha Siddiqui e Hubert Maury
Kobane Calling - Zerocalcare
A Ilha - Mayte Alvarado
Bela seleção de obras.
ResponderEliminarConcordo!
EliminarEntão vejamos: duas obras da mesma artista (Keum Suk Gendry-Kim) uma dentro da coleção, outra fora. Duas obras versando, aparentemente, o mesmo tema/realidade “Hantée” e “A Metamorfose Iraniana”. Duas “repetições”: Schuiten e Peeters e Migoya e Seguí. Pergunto - qual o critério?
ResponderEliminarNão me cabe a mim dizer qual é o critério mas diria que a Levoir tenta ter uma coleção bastante diversificada e abrangente. Com alguns títulos mais "chamativos" e outros mais desconhecidos.
EliminarViva Nuno, o meu comentário prende-se com aparente falta de critério que se confirma na duplicação de autores, temas e e títulos, não na variedade ou na suposta “qualidade”. De resto a opção por obras a preto e branco, a dois ou três tons não me causa estranheza mas sempre me levantaram dúvidas os critérios usados pela Levoir. Esperemos que não hajam erros de produção, legendagem e impressão. Abraço.
EliminarPois. Também estou esperançoso que, desta vez, haja um cuidado redobrado com a revisão das obras.
Eliminarboa tarde, quais recomendam comprar ? para ja comprei o moby dick
ResponderEliminarBoa tarde. O Moby Dick é completamente obrigatório, sim. Portanto, fez uma boa escolha. Em relação aos outros livros, fique atento às análises que lhes farei nos próximos dias. Obrigado.
Eliminar