segunda-feira, 24 de junho de 2024

ASA apresenta as suas novidades de BD para o segundo semestre!


E que novidades maravilhosas são!

Decerto tem sido nítida a aposta em mais e melhor banda desenhada por parte da ASA, uma chancela da LeYa, no último par de anos e a prova disso é que a editora se prepara para lançar mais um belo conjunto de obras até ao final de 2024!

Tentarei dar, nos próximos tempos, uma antevisão, por editora, acerca das obras que as editoras portuguesas têm em calha para serem lançadas no segundo semestre de 2024.

E hoje começamos com as novas apostas da ASA que, não tenho dúvidas, apanharão muitos leitores desprevenidos. E pelas boas razões!

Vejam, portanto, mais abaixo, e em primeiríssima mão, as novidades de BD que a ASA prepara para lançar ainda em 2024!



Nascidas Rebeldes
Morin, Hopman, Derain, Gijé, Parson, Joret, Macioci e Traunig


Nas próximas semanas deverá chegar-nos este Nascidas Rebeldes que se trata de um conjunto de cinco histórias feitas por vários autores europeus, com destaque para Laurent Hopman, autor do recentemente aclamado As Guerras de Lucas. Cada uma das histórias deste livro versa sobre algumas mulheres relevantes da sociedade atual como Malala Yousafzai, Greta Grunberg, Yusra Mardini, Emma Gonzalès e as irmãs Melati e Isabel Wijsen. Das páginas que pude ver do livro, cada uma das histórias é soberbamente ilustrada. Fiquei, pois, extremamente curioso com esta nova aposta da ASA.


-/-

Dias de Areia
Aimée de Jongh

Esta obra, fortemente aclamada por esse mundo fora, já aqui foi anunciada há uns meses, quando ficámos a conhecer algumas das novidades que a ASA teria para 2024. E posso adiantar-vos que a mesma deverá ser lançada nas próximas semanas. Este é um livro cujas lindas ilustrações me têm deixado a babar desde que o vi. Na verdade, até já tive várias oportunidades para ler a versão francesa mas, como ativista pelas edições nacionais que sou, não cedi a esse desejo e tenho estado à espera da edição portuguesa. É uma das obras anunciadas que mais anseio ler.


-/-

O Deus das Moscas
Aimée de Jongh

A aposta da ASA em obras da holandesa Aimée de Jongh faz-se à dose dupla com o lançamento de O Deus das Moscas! Esta trata-se de uma adaptação para banda desenhada da célebre obra de William Golding. É um livro que, no momento atual, ainda não saiu, estando previsto o seu lançamento internacional para o próximo mês de Setembro. Com sorte, teremos um lançamento nacional pela mesma altura. Estou super entusiasmado com este livro, também!


-/-

As 5 Terras
Lewelyn e Lereculey

E o meu entusiasmo mantém-se com esta audaz e pertinente aposta da ASA no lançamento da série As 5 Terras, de Lewelyn e Lereculey! É uma série bastante grande que está projetada para ter 30 volumes, divididos por 5 ciclos. Para já, já foram publicados 12 volumes em francês, o que corresponde a cerca de 2 ciclos e meio. Portanto, se a ASA conseguir ter um bom ritmo de publicação dos vários tomos, imagino que, num par de anos, ou um pouco mais, possa acompanhar os lançamentos futuros da série. Esta é uma saga em que as personagens são antropomorfizadas, dividindo-se por várias famílias de animais, consoante o planeta em que habitam. É a família dos felinos a espécie que domina o resto dos animais, graças à soberania que detém dos oceanos. É uma saga que me parece extremamente bem desenhada e que já me foi recomendada mais do que uma vez!


-/-

O Raio U - A Flecha Ardente
Christian Cailleaux, Jean Van Hamme e Étienne Schréder

Durante as próximas semanas, também nos deverá chegar pelas mãos da ASA, a continuação do original O Raio U, de Edgar P. Jacobs, que neste segundo tomo, intitulado A Flecha Ardente, conta com o contributo dos autores Christian Cailleaux, Jean Van Hamme e Étienne Schréder. 


-/-

Senhor Apothéoz
Julien Frey e Dawid

Eis outro livro que, na sua edição francesa, já pude folhear várias vezes - ainda o fiz na semana passada - e que tem despertado o meu interesse. Quer pela arte, quer pelo argumento. O livro conta-nos a história da família Apothéoz onde parece haver uma maldição em que a ambição leva sempre à morte dos membros da família. O protagonista, Théo, convencido que já tem o destino traçado, não fará nada minimamente ambicioso.


-/-

Murena #12 - Morte de Um Sábio
Dufaux, Theo e Delaby

Será editado nos próximos meses o mais recente e 12º volume da série Murena. Para mim, esta é uma ótima notícia, pois trata-se de uma série que considero que tem sabido manter a sua qualidade. Deixo, também a nota que, devido a uma dificuldade em encontrar em livraria os volumes 2, 3 e 4 da série, também lançados pela ASA, seria convienente que a editora reimprimisse esses volumes. Mas, por agora, não obtive nenhuma confirmação da editora em relação a essas reimpressões.


-/-

Lucky Luke - Um Cowboy Sob Pressão
Achdé e Jul

A editora deverá lançar o novo Lucky Luke, Um Cowboy Sob Pressão, com argumento de Jul e ilustrações de Achdé. Este já é o 11º álbum que Achdé desenha e o 5º tomo com argumento de Jul. Confesso fã de Lucky Luke, fico sempre feliz com o lançamento de mais um livro da série que, contrariamente a outras opiniões, considero que tem conseguido manter um bom nível qualitativo médio ao longo dos anteriores 10 álbuns. Que venha o 11º, então!


-/-

Lucky Luke #1 - A Mina de Ouro de Dick Digger
Morris

A ASA surpreende com o lançamento do primeiríssimo álbum de Lucky Luke que, incrivelmente, ainda não tinha sido editado em Portugal! Este é um trabalho embrionário de Morris, em que o próprio desenho do cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra, ainda estava longe da imagem que haveria de se tornar popular. Certamente agradará a todos os colecionadores desta série e tiro o chapéu à ASA por, de algum modo, corrigir esta lacuna editorial que era a não publicação deste livro.


-/-

Michel Vaillant - Redenção
Lapière, Bourgne e Eillam

O segundo semestre de 2024 também irá trazer-nos mais um Michel Vaillant. Chama-se Redenção e continuará as aventuras (recentes) de Michel Vaillant que deixa de conduzir para poder acompanhar Françoise que luta conta um cancro. Desta vez, a piloto do indycar será Elsa Tainmont.


-/-


Red Flower - O Jovem Galo e o Sol
Loui

2024 não terminará sem que a ASA nos traga mais uma aposta de estilo mangá. Neste caso, será um manfra, da autoria do ganês Loui. Esta é uma obra bastante recente, cujo primeiro e, até agora, único tomo, foi originalmente publicado em 2023 e que cruza os géneros do mangá e dos contos ancestrais, já que a sua história nos remete para uma tribo e para todo o folclore que coexiste neste tipo de tribos indígenas.


-/-

Radiant #4
Tony Valente

Este não será um lançamento surpreendente para ninguém. Trata-se apenas da continuação desta série de estilo mangá que a ASA tem vindo a publicar. Este é o quarto volume da série do francês Tony Valente que, em França, já conta com 10 volumes.


-/-



Por último e, mais uma vez, em primeira mão, posso adiantar-vos que a ASA lançará, com o jornal Público, uma coleção dedicada à série Tanguy e Laverdure, da autoria de Charlier e Uderzo! Uma aposta que, confesso, me deixou surpreendido! Tratando-se de uma série bastante comprida e que já teve 10 álbuns editados em português pela Meribérica, é ainda uma incógnita os moldes em que vai ser lançada. Atirando um palpite para o ar, sem qualquer confirmação por parte da editora, diria que talvez a ASA faça uma coleção com os seis mais recentes tomos da série, lançados a partir do ano 2018 e que têm contado com o mesmo conjunto de autores: Patrice Buendia, Frédéric Zumbiehl e Sébastien Philippe. Se isto acontecer, daria uma coleção de seis volumes que iria ao encontro do tipo de coleções relativamente curtas que a ASA tem vindo a publicar com o Público nos últimos anos. Também é possível que a editora lance todos os álbuns das Novas Aventuras de Tanguy e Laverdure e, nesse caso, a coleção passaria a ter 11 tomos. Mesmo assim, reitero que isto é só um palpite meu. Posso estar certo, mas também posso estar redondamente enganado.

Esta coleção deverá arrancar no final de Agosto e, até lá, saberemos mais informações que, como sempre, serão publicadas aqui.

EDIT: Já mais do que uma pessoa me disse que estou equivocado e que os álbuns de Tanguy e Laverdure a serem editados serão os oito primeiros volumes da série, que têm Uderzo nas ilustrações. Portanto, será a parte mais clássica da série que será editada. Embora, repito, não foi a editora que confirmou esta informação.


2 comentários:

  1. Nada aqui para mim excepto "Dias de Areia" mas receio que a ASA lançe este título em capa mole. Confirma Hugo?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, segundo as informações que tenho, o Dias de Areia será lançado em capa mole.

      Eliminar