sexta-feira, 14 de junho de 2024

Iguana lança novo livro de Keum Suk Gendry-Kim!



A editora Iguana acaba de publicar Erva, de Keum Suk Gendry-Kim!

Em poucos meses, foram publicados quatro livros da autora que, há um ano, permanecia inédita em Portugal!

A primeira obra foi Alexandra Kim, Filha da Sibéria, publicada pela Levoir na sua coleção de Novelas Gráficas do ano passado. Seguiu-se A Espera, publicada pela Iguana, e, depois disso, a Levoir publicou A Árvore Despida.

Desta feita, a Iguana traz-nos Erva que volta a colocar-nos na realidade da Coreia.

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.

Erva, de Keum Suk Gendry-Kim

Depois do sucesso de A Espera, chega Erva, a novela gráfica multipremiada de Keum Suk Gendry-Kim que põe a nú uma das realidades mais negras da história da Coreia.

Uma história real que ilustra como a atrocidade da guerra devastou a vida de inúmeras mulheres.

Erva é uma poderosa novela gráfica que conta a história verídica de Ok-Sun Lee, uma criança sul-coreana que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi vendida pela família e explorada como «mulher de conforto», o eufemismo utilizado pelos militares japoneses para se referirem às suas escravas sexuais. Até hoje, este continua a ser um dos capítulos mais negros e chocantes da História.

Ok-Sun Lee sobreviveu a décadas de desespero e, no fim da sua longa vida, tornou-se ativista pelos direitos das mulheres, dando a conhecer as suas dolorosas memórias. Com base nos seus relatos, Keum Suk Gendry-Kim ilustra o período que antecedeu a guerra a partir da perspetiva vulnerável de uma criança forçada a enfrentar as mais cruéis adversidades, valendo-se apenas da sua força e determinação para sobreviver. Com recurso a pinceladas a negro tão delicadas quanto duras, a autora descreve em pormenor a forma desumana como muitas raparigas de famílias humildes viveram a ocupação japonesa e a vida de sofrimento generalizado que herdaram.

O livro traz-nos as dolorosas memórias de Ok-Sun Lee, vendida em criança para ser escrava sexual durante a ocupação japonesa. Uma realidade vivida por muitas raparigas de famílias mais humildes e que costitui um trauma geracional.

Considerada BD do ano pelo The New York Times, The Guardian, Los Angeles Times, Library Journal.

Vencedor dos prémios YALSA Book Award, Cartoonist Studio Prize Harvey Award, Krause Essay Award, Prix Bulles d’Humanité.

«Uma obra compulsiva e devastadora, de partir o coração»
THE GUARDIAN

«Uma obra-prima da banda desenhada biográfica e histórica, da mesma magnitude de Maus ou Persépolis.»
LA REPUBBLICA

-/-

Ficha técnica
Erva
Autora: Keum Suk Gendry-Kim
Editora: Iguana (Penguin Random House)
Páginas: 488, a preto e branco
Capa: Mole
Formato: 170 x 240 mm
PVP: 23,95€

 

Sem comentários:

Enviar um comentário