Hoje trago-vos as novidades de banda desenhada que a editora Arte de Autor prepara para o segundo semestre de 2024! E, meus amigos, há aqui muitas obras que quero muito ler!
Entre a continuação das séries que a editora tem em curso e algumas novas apostas, posso dizer que não há um único livro dos que vos apresento mais abaixo que não desperte a minha vontade de o ler!
Adiciono também, no final do artigo, as obras resultantes da parceria editorial formada entre a Arte de Autor e A Seita que estão previstas ainda para este ano.
Ora vejam!
A Corrida do Século
Kid Toussaint e José Luis Munuera
Já aqui falei deste livro que muito tem despertado a minha curiosidade, já que sou um grande admirador dos desenhos de José Luis Munuera, por um lado, e, por outro, a temática do livro, que versa sobre a maratona de 1904, nos primeiros Jogos Olímpicos organizados pelos Estados Unidos da América, parece-me deveras interessante.
-/-
Sambre - Volumes VII e VIII
Flor da Calçada | Aquela que os Meus Olhos Não Vêem...
Yslaire
Já muito escrevi sobre Sambre e muito terei ainda para escrever. Esta é, afinal de contas, uma das minhas séries favoritas de banda desenhada. De sempre! Sou apaixonado pelo cariz romântico, charmoso e dramático da série, numa história carregada de intrigas e personagens trágicas, e ilustrada por uns desenhos verdadeiramente portentosos de Yslaire. Depois de publicado este volume, a Arte de Autor ficará a par da edição original francesa em que se espera pelo 9º volume da série. Magnífica aposta da editora!
-/-
Jonas Fink - A Livraria de Praga
Vittorio Giardino
Depois de, há uns meses, a Arte de Autor ter publicado o primeiro volume de Jonas Fink, a editora deverá publicar, no segundo semestre de 2024, aquele que é o segundo volume da série. Para dissipar dúvidas, relembro que, embora a série seja originalmente composta por três livros diferentes, a Arte de Autor agrupou, num só volume, os primeiros dois tomos da obra. Este segundo volume traz-nos, portanto, o terceiro tomo da série, deixando a obra integralmente publicada pela Arte de Autor! É um trabalho muito maduro e aliciante cuja primeira parte até já tive oportunidade de analisar aqui no Vinheta 2020.
-/-
Corto Maltese #17
Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero
[Ainda sem capa disponível]
Ainda não se sabe muito sobre o novo Corto Maltese da dupla formada por Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero que, contrariamente à dupla Martin Quenehen e Bastien Vivès, tem desenvolvido novas aventuras de Corto Maltese, mas sem uma reinterpretação da personagem e respetivo universo, tratando-a com total fidelidade ao Corto Maltese original de Hugo Pratt. Mas, mesmo sem que se conheçam muitas informações sobre este novo livro da série, é expectável que, ainda no segundo semestre de 2024, venha a ser editado pela Arte de Autor.
-/-
1629 - Volume 2 - A Ilha Vermelha
Xavier Dorison e Thimothée Montaigne
[Ainda sem capa disponível]
À semelhança do álbum anterior de Corto Maltese, também o segundo e último volume de 1629, dos autores Xavier Dorison e Thimothée Montaigne, deverá ser lançado ainda em 2024 sem que, para já, lhe seja conhecida uma capa ou, sequer, uma data de lançamento. Sabe-se apenas que o segundo tomo deverá chamar-se A Ilha Vermelha. Ora, o primeiro volume de 1629, já aqui analisado, foi uma verdadeira maravilha, pelo que estou "em pulgas" para continuar esta enorme e marcante aventura! Que chegue depressa o lançamento deste livro!
-/-
Hercule Poirot - O Natal de Hercule Poirot
Isabelle Bottier e Callixte
Mais por alturas do natal e, portanto, a propósito, a Arte de Autor deverá lançar o mais recente álbum dedicado às adaptações para banda desenhada dos clássicos da Agatha Christie que dá pelo nome de O Natal de Hercule Poirot. A autoria deste trabalho pertence a Isabelle Bottier e Callixte, autores que já participaram nos livros A Morte não é o Fim, Hercule Poirot - Morte no Nilo, e No início, eram 10....
-/-
Fábulas das Terras Perdidas - Ciclo Sioban
Jean Dufaux e Grzegorz Rosiński
A Arte de Autor vai lançar neste segundo semestre a série Fábulas das Terras Perdidas, de Jean Dufaux e Grzegorz Rosiński! Esta é uma série que, na verdade, está dividida em vários ciclos. E a Arte de Autor compromete-se, para já, a lançar o primeiro e mais célebre ciclo da série que tem 4 tomos e que se intitula Sioban. O primeiro volume deste ciclo até chegou a ser lançado em Portugal, pela Meribérica, mas - e corrijam-se se estiver enganado - foi o único dos tomos por cá lançados. Pelo que a Arte de Autor, mais uma vez, tem o mérito de finalizar uma série de banda desenhada que estava incompleta por cá. Ou um ciclo, vá. Estou curioso por voltar a ler estes livros. Li o primeiro há muitos anos e, confesso, já não me lembro quase nada da história, mas tenho ideia de ser algo do género de Thorgal, que reúne fantasia e aventura, embora tenha como protagonista uma mulher e não um homem.
-/-
LANÇAMENTOS EM PARCEIRA COM A EDITORA A SEITA
Naturezas Mortas
Zidrou e Oriol
Este, juntamente com o livro seguinte desta lista, é uma das obras que as duas editoras mais têm adiado, uma vez que foram originalmente apresentadas ainda no início de 2022. Porém, desta vez é mesmo a valer e este Naturezas Mortas - que receberá uma nova capa portuguesa - de Zidrou e Oriol, vai mesmo ser editado no segundo semestre de 2024! Comprei a edição espanhola há uns anos, mas desde que soube que iria sair a edição portuguesa, coloquei o livro de lado, ficando à espera de o ler em português. Que chegue depressa, já que sou um confesso admirador do trabalho de Zidrou!
-/-
Na Cabeça de Sherlock Holmes
Cyril Liéron e Benoit Dahan
Este é mais outro dos livros que me têm feito salivar desde que lhe pus os olhos em cima pela primeira vez. A experiência gráfico-narrativa que Cyril Liéron e Benoit Dahan nos apresentam neste livro, incrivelmente belo, fazem com que este continue a ser dos livros por que mais espero ler. E o mesmo deverá sair por cá neste segundo semestre de 2024! Já está quase!...
-/-
Dom Quixote de La Mancha
Paul e Gaetan Brizzi
Finalmente, a parceria editorial formada pela Arte de Autor e pel' A Seita deverá trazer-nos, até ao final do ano, a adaptação para banda desenhada do clássico da literatura, de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha. A adaptação é feita pelos autores Paul e Gaetan Brizzi - também responsáveis pelo recentemente editado pelas mesmas editoras O Inferno de Dante. Ainda não pude ler nenhum dos dois livros dos irmãos Brizzi, mas a julgar pelas fantásticas pranchas que já vi de ambas as obras, parecem-me dois livros muito apelativos., especialmente o Dom Quixote de La Mancha.
Os livros do Nautilus previstos no início do ano foram descartados?
ResponderEliminarNão, os Nautilus serão publicados.
EliminarOra até que enfim - tardou mas chegou. Espero que a Arte de Autor respeite o vazamento na capa de "Na Cabeça de Sherlock Holmes" - faz parte integral da obra. Estou também muito curioso relativamente a "Naturezas Mortas". Os outros títulos não me entusiasmam por aí além, infelizmente.
ResponderEliminarObrigado pela partilha, Hugo. Belas novidades! Vou com certeza agarrar pelo menos 5 desses e tentar espreitar os outros. Sempre bastante satisfeito com as edições da AdA!
ResponderEliminarObrigado pelo comentário, Comixshelf! Sim, as edições da Arte de Autor são muito boas!
Eliminar