A propósito do lançamento de uma antologia de banda desenhada, cartoon, ilustração e caricatura sobre o 150º aniversário da personagem Zé Povinho, criada por Bordalo Pinheiro, estão abertas as candidaturas para submissão de trabalhos.
Esta é uma excelente oportunidade para que todos os ilustradores possam ver a sua arte publicada em livro!
A iniciativa é promovida pela Associação Tentáculo, pelo Museu Bordalo Pinheiro e pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e o prazo de entrega de trabalhos é até ao próximo dia 20 de Abril de 2025.
Mais abaixo. deixo-vos com a nota de imprensa da Organização.
Prazo de entrega: 20 de abril de 2025
+info e regulamento: https://atentaculo.weebly.com/zepovinho.html
Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), prolífico cartunista, caricaturista e outras atividades artísticas, é o criador do famoso personagem Zé Povinho. A primeira aparição do Zé Povinho data de 12 de Junho de 1985, tornando-se, posteriormente, uma icónica representação do povo português.
Em 2025 celebra-se o seu 150º aniversário e vimos lançar-vos o desafio de reinterpretar esta personagem à luz da sociedade atual. Vamos criar uma antologia e para tal estamos a receber submissões de banda desenhada, cartoon, caricatura, ilustração, texto, etc.
Esta antologia será publicada a cores e os trabalhos devem ser submetidos no formato de 20 cm de altura x 14 cm de largura, a 300 dpi de resolução (TIFF, JPEG ou PDF). Caso seja necessária sangria (bleed), recomenda-se que o ficheiro venha com mais 0,5 cm a toda a volta (21cm x 15cm). As submissões devem ser enviadas para o e-mail zona.bd@gmail.com até ao dia 20 de abril de 2025.
O livro, uma coedição partilhada com a Associação Tentáculo, o Museu Bordalo Pinheiro e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será lançado no Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa e posteriormente apresentado no Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça, no Festival Internacional de BD da Amadora e no Festival Internacional de BD de Beja. Uma mostra com os melhores trabalhos será organizada nas Caldas da Rainha e no Clube Português de Banda Desenhada, na Amadora.
Para mais informação sobre o Zé Povinho recomendamos a leitura do texto de José Augusto-França disponível na página https://museubordalopinheiro.pt/o-ze-povinho-sempre-o-mesmo. E o visionamento do episódio de “A Alma e a Gente: História do Zé Povinho”, programa apresentado por José Hermano Saraiva, disponível nos arquivos da RTP: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/historia-do-ze-povinho.
(cartaz desenhado por Sofia Pereira)
Sem comentários:
Enviar um comentário