A Seita prepara-se para lançar, não um livro de banda desenhada, mas um livro sobre banda desenhada!
Na prática, é composto por entrevistas com alguns dos autores mais proeminentes da banda desenhada nacional, como Filipe Melo (que é acompanhado pelo argentino Juan Cavia), Luís Louro, Joana Afonso, Osvaldo Medina, Jorge Coelho, Nuno Saraiva, Marco Mendes e Paulo Monteiro.
O livro é da autoria de Carina Correia e de João Miguel Lameiras e, conhecendo mais ao menos o projeto, posso dizer-vos que nos fazia falta um livro como este! E que, aliás, atesta o bom momento que a banda desenhada vive, em Portugal, nos últimos anos.Sim porque, se termos uma oferta abrangente e regular de boa banda desenhada portuguesa e estrangeira é algo bom, passarmos à "segunda fase" de até termos livros sobre banda desenhada, também é igualmente bom e o sinal inequívoco de que a banda desenhada em Portugal está de boa saúde.
Considero que este tipo de livros educam o mercado e, por conseguinte, os leitores, que acabam por se embrenhar, ainda mais, na banda desenhada. E que bom isso é. Até parece "serviço público" este novo lançamento que muito aplaudo e que espero ter nas mãos o quanto antes.
O lançamento/apresentação, deste livro feito com o apoio do programa Garantir Cultura, vai ser no dia 1 de Outubro no Fórum Fantástico, em Lisboa, com a presença da maioria dos entrevistados.
Mais abaixo, deixo-vos a sinopse da obra e algumas imagens promocionais.
Conversas de Banda Desenhada, de Carina Correia e João Miguel Lameiras
Conversas de Banda Desenhada, de Carina Correia e João Miguel Lameiras
Parece relativamente consensual que a banda desenhada portuguesa vive um dos seus melhores momentos de sempre, apesar das inevitáveis dificuldades. Sendo assim, importa registar este mesmo momento dando a palavra a alguns dos seus principais criadores em actividade.
Os escolhidos para as conversas do presente livro foram Filipe Melo e Juan Cavia, Joana Afonso, Jorge Coelho, Luís Louro, Marco Mendes, Nuno Saraiva, Osvaldo Medina e Paulo Monteiro. Realizadas entre Novembro de 2021 e Março de 2022, estas oito conversas - que na verdade são nove, uma vez que há uma dupla - possibilitarão ao leitor uma visão mais abrangente do panorama actual da BD portuguesa e um melhor conhecimento dos autores por trás das obras.
-/-
Ficha técnica
Conversas de Banda Desenhada
Autores: Carina Correia e João Miguel Lameiras
Editora: A Seita
Páginas: 184, a cores
Encadernação: Capa mole com badanas
PVP: 17,90€
E para quando no Norte?
ResponderEliminarDepois de lançada oficialmente, a obra há-de chegar a todos os pontos de venda do país.
EliminarBoa iniciativa e um pequeno contributo para a imensa lacuna de obras sobre BD em Portugal mas, pela amostra das páginas, penso que os autores poderiam ter ido um pouco mais longe e ter incluído artes a página inteira, esboços, estudos, imagens inéditas, entre outros. De igual modo, a paginação em 1 só coluna á largura da página não me parece recomendável - é mais cansativo para o leitor e tem pouca margem de manobra para imagens de apoio (as imagens parecem “enxertadas” no texto…). Mais uma vez aqui existem bastantes bons exemplos no mercado internacional. Esperemos que obra tenha algum conteúdo de contextualização e análise e não seja apenas um apanhado de entrevistas.
ResponderEliminarInteressante comentário. Resta-nos esperar para ter o livro em mãos para depois aferir se, de facto, as coisas podiam ter sido feitas de outro modo.
EliminarHugo, agradeço o comentário. Sendo uma obra de nicho (dentro de um nicho), as publicações sobre BD são, salvo raras excepções, trabalho de alcance reduzido. Importa pois ao editor, apresentar conteúdos suficientemente atractivos (graficamente e informativos) que justifiquem o investimento. Pessoalmente julgo que seria mais interessante uma pequena coleção de monografias sobre este e outros autores. Falta também alguém que aposte na recuperação da obra de autores clássicos nacionais numa coleção que lhes dê a dignidade e destaque que merecem - e há tantos nomes…
EliminarSem dúvida! Acho que uma coleção de recuperação de alguns autores clássicos nacionais poderia ser algo muito bom!
Eliminar