quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

VINHETAS D'OURO 2022 - Nomeados para Melhor BD Infanto-Juvenil!

 


Hoje, além do anúncio dos nomeados para a Obra Revelação da Banda Desenhada Nacional, é dia de vos apresentar os nomeados para uma das novas categorias dos VINHETAS D'OURO.

Falo da categoria Melhor Banda Desenhada Infanto-Juvenil. Permitam-me dizer-vos que esta é uma categoria que muito prezo, pois acredito que a mesma pode, de algum modo, ajudar a promover a banda desenhada junto dos mais novos. Com efeito, são eles o futuro da banda desenhada nas próximas décadas e interessa - ou deveria interessar - que se lhes incuta - da melhor forma que conseguirmos - o prazer da banda desenhada.

Como tal, esta nova categoria procura premiar a melhor banda desenhada direcionada a um público infanto-juvenil, que foi lançada em Portugal no ano passado. É importante referir que se entende por “público infanto-juvenil” o público com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos. 

E o objetivo é claro: assinalar as obras de banda desenhada que, pela sua qualidade intrínseca, terão o potencial de fomentar o hábito de leitura de banda desenhada nas crianças e jovens portugueses. Nesta categoria podem estar incluídas obras de origem nacional ou estrangeira. Para mais informações, remeto os leitores para o Regulamento dos Prémios, que pode ser encontrado aqui.

Sem mais demoras, deixo-vos com as 4 obras nomeadas para esta categoria. Parabéns aos autores e editoras de todas elas.







À Procura de Anne Frank
Autores: Ari Folman e Lena Guberman
Editora: Porto Editora



Bestiário da Isa
Autora: Joana Afonso
Editoras: A Seita e Comic Heart



Mausart
Autores: Thierry Joor e Gradimir Smudja
Editora: Arte de Autor



O Jardim Secreto - Novela Gráfica
Autoras: Mariah Marsden e Hanna Luechtefeld
Editora: Fábula (Penguin Random House)

Sem comentários:

Enviar um comentário