Ontem anunciei quais são as quatro obras nomeadas para o VINHETA D'OURO 2022 para Melhor Ilustração de Autor Porutuguês.
E hoje é dia de anunciar quem são os nomeados para Melhor Argumento de Autor Português.
Parabéns a todos eles!
Que são os seguintes:
CoBrA - Operação Goa
Autor: Marco Calhorda
Editora: Ala dos Livros
Dante
Autor: Luís Louro
Editora: Ala dos Livros
Estes Dias
Bernardo Majer
Editora: Polvo
O Infeliz Pacto de George Walden
André Morgado
Editoras: A Seita e Bicho Carpinteiro
Estatística
Por Editoras
No total, desde a criação destes prémios, a editora Ala dos Livros soma 5 nomeações nesta categoria. Em 2020, as suas obras, Alice - Edição Especial 25 anos e O Corvo - Inconsciência Tranquila, ambas de Luís Louro, foram nomeadas. Em 2021, a sua obra O Corvo V - Inimigos Íntimos foi nomeada. Em 2022, a editora recebe duas novas nomeações nas categorias de Melhor Argumento de Autor Português para CoBrA - Operação Goa, de Marco Calhorda, e para Dante, de Luís Louro.
No total, desde a criação destes prémios, a editora A Seita soma 2 nomeações nesta categoria.
Em 2021, a sua obra Macho-Alfa Vol. 1, de Filipe Pina e Osvaldo Medina, foi nomeada. Em 2022, a editora recebe uma nova nomeação na categoria de Melhor Argumento de Autor Português, para O Infeliz Pacto de George Walden, de André Morgado.
Em 2022 as editoras Polvo e Bicho Carpinteiro recebem, respetivamente, a sua primeiro nomeação, nesta categoria dos VINHETAS D'OURO, para Estes Dias, de Bernardo Majer, e para O Infeliz Pacto de George Walden, de André Morgado.
Por Autores
Luís Louro é nomeado pela quarta vez nesta categoria, não tendo vencido ainda este prémio.
Esta é a primeira nomeação que os autores argumentistas Marco Calhorda, Bernardo Majer e André Morgado recebem nesta categoria.
Cobra com melhor argumento?
ResponderEliminarA história é boa em teoria, no entanto em execução não é.
Não existe noção de storytelling, ritmo, tempo. É muito complicado ler uma página e perceber concretamente o que se passou.
As personagens não são desenvolvidas e são apenas coisas que ajudam a avançar a história.
É um livro que precisava de mais páginas ou que houvesse um narrador que fosse dando mais informação ao leitor.
É imperetivo os prémios pararem de dar nomeações a coisas que não podem receber essa nomeação. Pensem num tipo qualquer que pega no livro e parece bom. Leva para casa, o que foi o meu caso e de repente está perante algo que não se compreende, mesmo lendo e relendo.
Carlos Alves
Os restantes livros estão bem nomeados.
Obrigado pelo seu comentário, Carlos. Percebo o que diz e acho que tem vários argumentos legítimos. Quanto a mim, cabe-me apenas dizer que as escolhas advêm da votação dos 17 jurados que compõem este júri. E CoBrA ficou entre as 4 obras mais votadas para esta categoria.
Eliminar