sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Análise: Elektra – Preto, Branco & Sangue


Elektra – Preto, Branco & Sangue, de vários autores

Elektra – Preto, Branco & Sangue já é o quarto volume da série, com o mesmo nome, dedicada a várias personagens emblemáticas do universo Marvel. Depois de Wolverine, Carnificina e Deadpool, foi chegada a vez das histórias se centrarem numa personagem feminina - na bela Elektra.

E, tal como nos livros anteriores, estamos perante um conjunto de 12 histórias curtas, que têm em comum, o facto de, graficamente, utilizarem apenas 3 cores: o vermelho, o branco e o preto (e o cinzento, vá).

Posso dizer que o efeito visual se mantém impressionante e esteticamente muito bem conseguido. Sendo verdade que, como existem 12 ilustradores diferentes, também existem 12 estilos, traços e abordagens gráficas diferentes, quer parecer-me que esta característica em comum – de se utilizar a mesma paleta de cores - consegue atribuir pertença a todas as histórias. Como se, sendo diferentes, todas elas partilham algo entre si. O que será, sem dúvida, uma mais valia para o resultado do conjunto e, até, para a pertinência da série.

Talvez por isso, esta seja uma série que está a ter bastante sucesso em Portugal. Por agora, refira-se também que é a única série da Marvel que a G. Floy Studio publica, ficando, para que a série fique concluída, apenas a faltar o livro dedicado à personagem de Moon Knight mas que, a editora já confirmou que irá publicar no primeiro semestre de 2023.

Relativamente ao conjunto das histórias deste livro, posso dizer que, expetavelmente, houve algumas que me pareceram mais bem conseguidas do que outras, com a minha preferência a recair nas histórias Vérité, de Al Ewing e Rod Reis, O Caminho Escarlate, de Declan Shalvey e Simone D’Armini, e Com Uma Paixão, de Paul Azaceta.

Mesmo assim, acho que, de um modo geral, este livro apresenta-se bem equilibrado. Como a maioria das histórias soube concentrar-se mais em temas mais simples e diretos, apostando nas cenas de ação, considero que o resultado do conjunto das histórias é bastante positivo, embora também seja verdade que algumas histórias se parecem ter escudado na vertente de ação, escondendo, deste modo, um argumento algo desinspirado. É claro que, em oposição, também não diria que haja alguma história que se transcenda positivamente, mas a qualidade média é, ainda assim, bastante aceitável.

E, lá está, mesmo que algumas histórias me pareçam menos inspiradas do que outras, no que ao argumento diz respeito, considero que o conjunto acaba por superar. facilmente, o livro dedicado a Deadpool que, até agora, me parece o mais fraco dos quatro já editados por cá.

Elektra é uma personagem que reúne um conjunto de características que a tornam original e empática: é extremamente bela e sensual, muito selvagem e, ao mesmo tempo, é uma habilidosa ninja e uma guerreira implacável, sempre que faz uso das suas acutilantes armas.

Algumas personagens marcantes, como Wolverine ou Ghost Rider, aparecem em algumas das histórias que aqui nos são dadas, enquanto que Elektra se apresenta em cenários bastante diferentes, tendo confrontos e lutas por sítios tão díspares como o bairro de Hell’s Kitchen, em Nova Iorque, o Japão ou as ruas de Madripoor.

A edição da G. Floy Studio continua a apresentar a mesma boa qualidade que os anteriores livros já tinham apresentado: capa dura baça, bom papel brilhante, boa encadernação, boa impressão e um bom grafismo. No final do livro há ainda uma galeria de capas alternativas que tem ilustrações verdadeiramente espetaculares.

Em suma, Elektra – Preto, Branco & Sangue é um livro com ilustrações fantásticas e de vários estilos diferentes. É verdade que algumas das histórias não parecem tão inspiradas como deveriam ser mas, ainda assim, estamos perante uma boa opção para fãs da Marvel e da bela Elektra em particular.


NOTA FINAL (1/10):
7.0


Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


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Ficha técnica
Elektra – Preto, Branco & Sangue
Autores: Vários
Editora: G. Floy Studio Portugal
Páginas: 152, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 18,0 cm x 27,5 cm
Lançamento: Setembro de 2022

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