A Organização partilhou as mais recentes novidades sobre aquela que será a 34ª edição do maior evento nacional dedicado à banda desenhada!
O Festival realiza-se entre os dias 19 e 29 de Outubro e, em termos de espaço, mantém a fórmula dos últimos dois anos: a exposição, mercado e apresentações acontecem no antigo Ski Skate Amadora Park e, para além disso, quer na Bedeteca da Cidade, quer na Galeria Municipal Artur Buar, realizam-se atividades e exposições paralelas.
Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora estão de volta e as candidaturas para os mesmos já estão abertas, encerrando no dia 2 de Setembro.
O período compreendido para a publicação das obras a concurso deverá ser entre o dia 1 de Agosto de 2022 e o dia 1 de Agosto de 2023. Solicito, portanto, a todas as editoras que candidatem as suas obras a estes prémios, que são os mais importantes a nível nacional. Mais não seja, porque têm o maior prémio pecuniário - 5.000€ para a Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.
O júri da edição deste ano é novo. Sou eu que assumo a Presidência do Júri e, creio, estarei muito bem acompanhado pelos outros dois jurados que são o João Ramalho Santos, investigador e especialista em BD, e o Paulo Monteiro, Presidente do Clube Português de Banda Desenhada (CPBD) e organizador do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.
É, de resto, uma honra assumir esta função e aproveito para agradecer publicamente à Organização pela confiança. Estou certo que este conjunto de jurados procurará melhorar os prémios em relação aos anos mais recentes.
Aproveito ainda para partilhar o link de acesso ao Regulamento dos PBDA:
Viva Hugo. Antes de mais as minhas felicitações pelo convite para o júri. Não escondo que o que gostaria mais de ver anunciado este ano seria um novo local que permitisse albergar o evento e os visitantes com condições e dignidade. Ainda não percebi porque é que os concelhos da Amadora e Oeiras (ali ao lado...) não dispõem de um pavilhão de congressos ou estrutura similar que pudessem ser usados para este fim. Será que vamos ter outra vez este ano mais tendas e acessos expostos aos elementos e deficientemente sinalizados? Tudo indica que sim...
ResponderEliminarMuito obrigado pelas simpáticas palavras, António. Pois, em relação ao local, não haverão grandes alterações este ano. Sei que está nos planos da Organização construir um pavilhão de raiz naquele mesmo sítio. Mas ainda não há certezas ou confirmações de quando isso acontecerá.
Eliminar