quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Escorpião Azul edita "Butterfly Chronicles"!



A Escorpião Azul acaba de lançar o novo livro do autor João Mascarenhas, intitulado Butterfly Chronicles, uma banda desenhada de cunho científico que parte depois para aquilo a que podemos considerar especulação científica. 

É um assunto que particularmente me interessa bastante, e que é mais que bem-vindo à banda desenhada nacional, uma vez que há poucas ou nenhumas obras nacionais que abordem este tema. Pelo menos, desta forma.

Esta é uma obra que começou a ser publicada de forma digital e por capítulos, e que agora aparece reunida em formato físico, de forma integral, num só volume.

O livro terá apresentação com o autor, editor e comigo já no próximo sábado no Amadora BD, dia 1 de Novembro, às 16h20.

Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa da editora e com algumas imagens promocionais da obra.

Butterfly Chronicles, de João Mascarenhas

Será possível aceder à memória de um indivíduo através do seu ADN?

A equipa de Investigação em Bio Robótica da Universidade de Kymera, em Tóquio, desenvolve um sistema que permite aceder à informação comportamental “gravada” nos genes de uma espécie animal, a chamada “memória da espécie”, e que vai ser utilizada no auxílio à programação dos movimentos de robôs do desporto “Droidball”. 

Contudo, são surpreendidos com o facto de conseguirem aceder não apenas à memória da espécie, mas
também à memória do indivíduo ao qual pertence o material genético.

Hanako-san, uma estudante do primeiro ano do curso de Bio Robótica, que trabalha no desenvolvimento dos sistemas de leitura da informação contida no material genético, auxiliando o Professor Manabu-sensei e a sua equipa, é a protagonista principal da história.

Uma trama onde se cruzam estudantes, ciência, robôs, cultura japonesa, desporto, humor, música, Banda Desenhada e grupos criminosos, num resultado arrebatador e comovente.

A abordagem narrativa de Butterfly Chronicles promove um duplo envolvimento cognitivo, em que a dimensão estética aumenta a compreensão, facilita a divulgação de teorias complexas, as implicações éticas e sociais dos avanços científicos, e fomenta a reflexão crítica sobre vários temas junto de um público alargado. Através da lente da Banda Desenhada, a ciência e a tecnologia, mesmo especulativas, enquanto meios multifacetados, tornam-se mais inteligíveis e acessíveis.

Estando atento aos desenvolvimentos científicos em várias áreas do saber, o autor elaborou a trama de Butterfly Chronicles, onde parte de uma base científica para o que se poderá denominar de “Especulação Científica”. Nela são abordados temas científicos possíveis, mas introduzindo simultaneamente alguma “especulação” sobre os mesmos, lançando de igual modo um alerta ético sobre a forma de utilização dos avanços da Ciência.

Butterfly Chronicles combina ao longo das suas mais de 200 páginas, o rigor e especulação científica com arte sequencial, trazendo ao leitor vários aspectos que se encontram nas agendas de discussão das sociedades contemporâneas. O livro explora tópicos como a genética, a bio-robótica, a filosofia ou a ética, através de uma narrativa envolvente e personagens carismáticos, num universo universitário e social, num Japão situado entre o real e o fictício.
João Mascarenhas é doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade de Bradford (R.U.), Investigador Científico, e tem uma paixão de mais de quarenta anos pela Banda Desenhada e comunicação de Ciência através de formatos visuais. Irá utilizar nas sessões de autógrafos do livro, uma tinta que possui o seu ADN, extraído a partir de cabelos seus.

-/-

Ficha técnica
Butterfly Chronicles
Autor: João Mascarenhas
Editora: Escorpião Azul
Páginas: 232, a preto e branco
Encadernação: Capa mole com badanas
Formato: 17 x 24 cms
PVP: 28,50€

Sem comentários:

Enviar um comentário