Eis uma das notícias do ano que, naturalmente, impacta todo o meio da banda desenhada nacional!
O Governo vai criar um Prémio Nacional de Banda Desenhada no valor de 30.000€. Foi durante a visita ao Amadora BD que a ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, avançou esta notícia bombástica!
O objetivo do prémio é "reconhecer as pessoas, as obras e a inovação nesta expressão artística em Portugal".
A ministra revelou ainda que esta não deverá ser uma iniciativa isolada. Conforme noticiado pela agência Lusa, Margarida Balseiro Lopes defendeu que "o Estado, através do Ministério da Cultura, tem a obrigação de apoiar as áreas que precisem dessa maior valorização e promoção. E acresce a circunstância de esta nona arte ser muito popular entre os mais novos".
O prémio estará dividido em três categorias: um prémio carreira, para "alguém que ao longo do seu percurso se distinguiu na área da banda desenhada"; um prémio para uma obra que tenha sido publicada no ano anterior ao concurso; e um prémio que reconheça "um caráter inovador na banda desenhada".
O regulamento deverá ser publicado nas próximas semanas, sendo que as candidaturas deverão abrir no início de 2026.
O objetivo passará depois por anunciar os premiados a 18 de outubro, porque, desde 2024, se assinala nesta data o Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa. Afinal de contas, o Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa sempre serviu para alguma coisa, huh?

Sem comentários:
Enviar um comentário