Hoje é dia de vos apresentar mais algumas novidades editoriais para o segundo semestre de 2022! Portanto, hoje ficamos a conhecer quais são as apostas da editora Escorpião Azul para os próximos seis meses.
Não são muitos os livros que, para já, nos são dados a conhecer mas há um que, quanto a mim, se destaca claramente: o novo livro de Paulo J. Mendes, autor de O Penteador, que se intitula Elviro.
Não percam, mais abaixo, a conversa que tive com Jorge Deodato, responsável da editora portuguesa.
Entrevista
1. Agora que voltámos a uma certa normalidade, semelhante à que vivíamos em 2019, sentem que isso está a ter um impacto positivo em relação às vendas da Escorpião Azul?
De facto, voltámos a uma aparente normalidade, mas não tenho a certeza que assim seja.
Neste momento e desde alguns meses a esta parte os editores estão condicionados pelo aumento permanente das matérias primas bem como dos valores da produção.
Sentimos também que o poder de compra dos nossos leitores está a diminuir, como tal temos que estar atentos à evolução do mercado.
2. Dos livros de banda desenhada já lançados pela Escorpião Azul neste primeiro semestre, já se destaca, em termos de aclamação do público e crítica, ou em termos de vendas, algum livro que tenham lançado?
Dos últimos livros lançados o que teve maior aclamação por parte do público foi o Rattlesnake do João Amaral, por parte da crítica foi A Cicatriz dos italianos Andrea Ferraris e Renato Chiocca.
3. O ritmo de lançamentos da Escorpião Azul não tem sido muito forte neste primeiro semestre. No total foram lançados, salvo erro meu, 4 livros. Podemos contar com um número semelhante de lançamentos para o segundo semestre ou a editora fará mais lançamentos nos próximos seis meses?
O ritmo de saídas está em linha com o que se passou nos dois últimos anos. Vamos manter um número idêntico neste segundo semestre.
4. Nesse sentido, pergunto: que obras tem a Escorpião Azul agendadas para lançar ainda durante o segundo semestre de 2022?
Para início das atividades relativas a este 2º semestre, lançámos este mês o livro O Caderno da Tangerina integral, da Rita Alfaiate.
Durante o mês de setembro vamos lançar o “CyberFreak” do Miguel Ángel Martín.
Em outubro é a vez do “Elviro” do Paulo J. Mendes.
Existe mais uma obra no planeamento editorial para lançarmos, mas neste momento não podemos avançar mais informação a esse respeito.
5. Em termos da vossa opinião pessoal, qual é o vosso livro preferido daqueles que foram lançados por vós no primeiro semestre? E qual o vosso preferido daqueles que serão lançados no segundo semestre deste ano?
A resposta a essas duas questões é a seguinte: gostamos de todos os livros que editámos até agora e de todos aqueles que vamos editar no futuro.
Aguardo o mês de Outubro para adquirir o EL VIRO. a capa está um espetáculo, imagino a história.
ResponderEliminarTambém estou muito curioso com este El Viro. E sim, concordo que a capa está muito, muito gira embora me tenha sido dada a informação que ainda não é a versão final e que poderão surgir algumas mudanças na capa.
Eliminar