quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Análise: Miau!

Miau!, de Joana Estrela - Planeta Tangerina

Miau!, de Joana Estrela - Planeta Tangerina
Miau!, de Joana Estrela

A Planeta Tangerina tinha andado arredada do lançamento de banda desenhada durante este ano de 2022, mas isso alterou-se quando, no passado mês de Setembro, a editora trouxe-nos a nova obra de Joana Estrela, que dá pelo nome de Miau!.

Após o lançamento de Pardalita – que, curiosamente, tinha sido a última banda desenhada lançada pela editora – Joana Estrela está, portanto, de volta ao lançamento de banda desenhada.

Mas, ao contrário do seu livro anterior, que se destina a um público jovem-adulto, este Miau! é um livro especialmente direcionado para os mais novos, ainda que possa ser lido por leitores de todas as idades.

E bem, na verdade, excetuando o título Miau! não há aqui quaisquer palavras a serem lidas, já que estamos perante uma banda desenhada muda, sem quaisquer legendas ou balões.

Miau!, de Joana Estrela - Planeta Tangerina
A história é sobre uma menina que tem dois gatos, um gato branco e uma gata preta, e que, naturalmente, partilha os vários momentos da sua vida com eles. Aquilo que a autora nos oferece é o exemplo de um dia normal na vida da menina. Desde o momento em que, dormindo com os gatos, é acordada por eles, até àquilo que uma criança normalmente faz: a ida para a escola, o regresso a casa, as brincadeiras, a hora da refeição, lavar os dentes e voltar a ir para cama. Tendo um animal de estimação - neste caso, dois gatos - é normal que os mesmos estejam presentes em vários desses momentos. E é isso que este livro nos dá em primeira instância.

Não tenta uma grande reflexão e nem sequer tem uma moral subjacente. A obra simplesmente procura ser um retrato fiel de tantas existências de crianças que têm e cuidam de animais de estimação por esse mundo fora. Por ventura, devo dizer que senti a falta de alguma reflexão, alguma moral, algo que me fizesse pensar e, consequentemente, ficar com uma lembrança maior em relação à leitura efetuada. Assim, como nos é dado, Miau! acaba por ser uma obra mais olvidável depois de finda a leitura.

Miau!, de Joana Estrela - Planeta Tangerina
Bem sei que o livro se destina aos mais novos. Mas isso até faz, quanto a mim, com que a mensagem/moral/reflexão tenha que estar (ainda) mais presente, para que o livro deixe marcas positivas na criança.

Em termos de desenho, temos um traço grosso, infantil e simplista que ilustra eficazmente os gatos, a menina e toda a envolvente cénica. Os desenhos são todos feitos na cor azul, com alguns dos elementos a serem coloridos digitalmente – também a azul – de forma pontilhada, o que dá um efeito bastante agradável ao todo.

Se me parece que a história, demasiado simplista e contemplativa, acaba por ficar aquém das expetativas, em termos de arte ilustrativa, considero que os desenhos simplistas e muito básicos na sua conceção se coadunam bastante bem num livro virado para um público mais infantil. Mais não seja porque é fácil, parece-me, que uma criança facilmente se identifique com desenhos semelhantes àqueles que faz.

Quanto à edição da Planeta Tangerina, estamos perante um belo trabalho, com o livro a apresentar capa dura e um bom papel, bem como uma boa impressão e encadernação. Refira-se que a criação deste livro teve por base a pesquisa levada a cabo pelo Projeto CLAN, da qual fez parte a realização de entrevistas a famílias e crianças que coabitam com cães, gatos e outras espécies animais.

Concluindo, é justo dizer que este Miau!, sendo focado para um público mais infantil, tem os seus atributos, bem como uma linguagem visual interessante. Todavia, também é verdade que o argumento - mesmo tendo em conta o público a que a obra se destina - é algo parco, deixando uma certa sensação de vazio ou insatisfação após o término da leitura.


NOTA FINAL (1/10):
5.0



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-

Miau!, de Joana Estrela - Planeta Tangerina

Ficha técnica
Miau!
Autora: Joana Estrela
Editora: Planeta Tangerina
Páginas: 60, a cores
Encadernação: Capa mole
Formato: 155 x 180 mm
Lançamento: Setembro de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário