quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Já há novidades sobre o 2º LouriBD!



A Organização do LouriBD apresenta imagem e algumas novidades para a segunda edição deste evento de Banda Desenhada, que começa no próximo dia 18 de Março. Sensivelmente daqui a um mês. E, para além da presença de vários autores nacionais, a Organização anuncia a vinda de um autor internacional!

É ele o italiano Andrea Ferraris, autor de Churubusco ou Cicatriz.

De resto, o evento, que este ano ocorre durante um só fim de semana, conta com exposições, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, worshops, feira do livro, concertos ilustrados e a projeção de um filme de animação português.

Mais abaixo, deixo-vos com a nova imagem do evento, bem como com a nota de imprensa da Organização do LouriBD.




2º LOURIBD – Festival de Banda Desenhada da Lourinhã

LouriBD traz os monstros à Lourinhã

Entre os dias 18 e 24 de março de 2024 realiza-se a segunda edição do LouriBD - Festival de Banda Desenhada da Lourinhã, uma parceria entre o Município da Lourinhã e a editora local Escorpião Azul, com o apoio da Antena 1.

Esta festa da banda desenhada contará com conversas, workshops, lançamento de livros, sessões de autógrafos, feira do livro de BD e fanzines, concerto ilustrado, exposições de peças de arte, bem como pranchas originais de banda desenhada. Conta com a presença de inúmeros autores portugueses - foco central deste festival - e nesta edição com um convidado internacional, o autor italiano Andrea Ferraris.

Este ano o LouriBD aposta no tema dos monstros, que podem surgir de vários ambientes diferentes – como o da arte popular, o das lendas e mitologias, o da imaginação ou os da investigação científica de fauna e flora, entre vários outros universos. Nesta ótica, será exibida a primeira longa-metragem de animação portuguesa, feita em stop-motion, Os Demónios do Meu Avô, contando com uma conversa com o realizador Nuno Beato.

A banda desenhada será abordada através da aventura, do suspense, do terror, do mistério e da ficção científica, bem como da celebração dos cinquenta anos do 25 de Abril, através do lançamento e respetiva exposição do livro E Depois do Abril, dos autores Filipe Duarte e André Mateus.

Pretende tornar acessível e aproximar todas as pessoas, independentemente das idades, à 9ª arte, afirmando este género literário como único e dotado de um enorme potencial artístico e cultural.

A entrada é livre e a programação é acolhida no Centro Cultural da Lourinhã e Biblioteca Municipal da Lourinhã.

5 comentários:

  1. Que pena que coincida com as datas da Comic Con e que não dê para ir a todos lados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a comic con já não é sobre bd há muito tempo... acho que neste se fica melhor servido (e poupa-se a carteira).

      Eliminar
    2. Pois... concordo que é uma pena que haja eventos a coincidirem em termos de datas. Já escrevi sobre isso, aliás. Se a Comic Con tem um excelente naipe de autores internacionais que cá vêm, o LouriBD acaba por se focar mais em banda desenhada. Neste caso, na banda desenhada mais nacional. É uma questão de se escolher o que se prefere.

      Eliminar
    3. Caro Anónimo, concordo que a Comic Con não seja tanto sobre BD mas curiosamente, este ano, tem bons nomes relacionados à BD. Independentemente disso, é desnecessário fazer coincidir datas de eventos que possam interessar às mesmas pessoas.

      Eliminar
    4. Este evento não quer saber minimente nos visitantes ou possíveis conflitos, é só para pôr o dinheiro nos contribuintes no bolso dos amigos.

      Eliminar