sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Arte das Autor lança o premiado A Universidade das Cabras!



A Arte de Autor prepara o seu regresso aos lançamentos de banda desenhada e fá-lo com duas obras de peso, ambas aclamadas pelo público e pela crítica!

A primeira delas que vos trago é A Universidade das Cabras, de Christian Lax.

Este é um álbum que tem recebido críticas muito positivas por essa Europa fora, tendo conquistado prémios e nomeações. Presta uma homenagem à importância da educação escolar e pessoal para todas as crianças do mundo. Estejam elas em que parte geográfica estiverem.

É uma leitura que quero muito fazer e que foi primeiramente dada a conhecer na entrevista que o Vinheta 2020 fez com a editora  Arte de Autor no passado mês de Novembro.

A Universidade das Cabras deverá chegar às livrarias na próxima semana.

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.


A Universidade das Cabras, de Christian Lax

Posfácio de Pascal Ory, da Academia Francesa

Em 1833, Fortuné Chabert era um professor itinerante nos Alpes do Sul.
De aldeia em aldeia, ensinava alegremente às crianças a leitura, a escrita e a aritmética. Esta forma nómada de ensinar é conhecida como a "universidade das cabras". Fortuné terá de renunciar ao seu sacerdócio e encontrar-se-á, anos mais tarde, entre os Hopis do Arizona, nos Estados Unidos.

Em 2018, Sanjar percorre as montanhas do Afeganistão com o seu quadro às costas. Também ele pratica a universidade de cabras. Expulso pelos talibãs, tornar-se-á um auxiliar do exército americano no Afeganistão.

Qual é o elo que une Fortuné e Sanjar, tão afastados quanto possível no tempo e no espaço?

Do Afeganistão aos Estados Unidos, do século XVIII aos nossos dias, a escola foi sempre rejeitada pelos obscurantistas: numa magnífica história de cólera e de generosidade, de beleza e de amor, Christian Lax defende um santuário para a escola, um lugar onde todas as crianças sejam livres de aprender.

-/-

Ficha técnica
A Universidade das Cabras
Autor: Christian Lax
Editora: Arte de Autor
Páginas: 152, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 210 x 285 mm
PVP: 29,00€

3 comentários:

  1. Este é o problema dos blogues portugueses… Hugo, que prémios ganhou este álbum? Não é por que te mandam qualquer coisa para pores no blog e te oferecem uns livros que tens de assinar por baixo todo o chorrilho de disparates que te mandam escrever. Isto é que leva a descredibilização, todos estes sites são passadores de publicidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Se me trata pelo nome, seria mais simpático identificar-se. Mais cordial e humanizante. Quanto aos prémios, confirmo que a obra foi nomeada para uns prémios de BD (informação dada pela editora) e para outros que eu vi algures na web mas que, sinceramente, de cabeça, não me lembro. Terei que fazer uma pesquisa na web. Mas tendo havido um lapso (ou não) no meu texto (e eu não tenho problemas de admitir que erro muitas vezes... pode ser o caso) há uma coisa que urge ser dita: eu respondo pelas coisas certas e erradas que escrevo neste blog. Sendo bom ou mau... o blog é meu. Feito por mim, à minha maneira. Ninguém me pede para escrever nada. Repito: ninguém. Quanto mais "mandarem-me". Que disparate! E quanto aos livros que me oferecem... começo a ver que isso faz comichão a muita gente mas, olhe, é lidar com isso. Talvez as editoras o fazem porque veem nisso mais-valias.Terá que lhes perguntar. Portanto, acho que não lhe ficam bem as insinuações que fez no seu texto. Claro que é livre de falar na descredibilização dos blogs e sites que falam sobre banda desenhada. Tal como eu sou livre de detetar no seu comentário um belo conjunto de preconceitos, ressabiamento e descredibilização.

      Eliminar