quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Análise: Novelas Gráficas da Disney


Novelas Gráficas da Disney, de Vários Autores

Se há coisas que sempre defendo é que (também) cabe aos leitores adultos de banda desenhada incutir o gosto pela 9ª arte nos mais novos. É óbvio que não deve ser uma coisa forçada ou vista com uma obrigação. Até porque, se olharmos para a questão dessa forma, o mais provável é que esse ato de estimular o gosto pela BD nos mais novos, seja pouco natural. Mas, lá está, se desejamos que a banda desenhada, incluindo os seus autores e editores, continue ativa, talvez também seja necessária uma contribuição da nossa parte. Mas não é uma obrigação, repito.

Começo este texto com esta introdução para afirmar que, de facto, tenho sentido, no último par de anos, um esforço maior de várias editoras portuguesas em apostar numa banda desenhada mais direcionada para os mais jovens. E é, quanto a mim, essa BD para crianças e jovens aquela que (mais) forma - ou tem o potencial de formar - leitores de banda desenhada para a vida. Portanto, é algo que acolho com satisfação.

E, não sei bem porquê, as versões para banda desenhada de alguns célebres filmes de animação da Disney, têm aparecido um pouco fora do radar daqueles que falam sobre banda desenhada. Não me refiro apenas a sites, refiro-me aos próprios fóruns e grupos das redes sociais onde se fala sobre BD. Parece que ninguém está a dar grande crédito a estas obras ou, mais grave - e aí já devemos questionar se a editora estará, ou não, a fazer um bom trabalho de divulgação - ninguém sabe que as mesmas existem, sequer.

No entanto, já são cinco as "novelas gráficas” - como algumas editoras adoram denominar - que a Dom Quixote, chancela do Grupo LeYa, lançou por cá, desde 2022. Começou por lançar, de uma só vez, em 2022, os livros Aladdin e Frozen II, e, no ano passado, lançou mais três bandas desenhadas: O Rei Leão, A Pequena Sereia e Encanto. Decidi fazer a leitura conjunta destes cinco livros e é disso que vos falo hoje.

Estes são livros que procuram ser fiéis aos filmes de animação da Disney, todos eles grandes blockbusters, e, em vez de adotarem o registo típico de “livro de ilustração”, como é fácil de encontrar milhentas versões em livrarias, utilizam a linguagem e forma da banda desenhada. É verdade que, especialmente em alguns casos, estes livros não vão além de uma mera transposição do filme para a banda desenhada, mas, não obstante, continuam a ser uma porta de entrada credível para a 9ª arte.

Há que dizer que estes cinco livros se podem dividir em dois grupos diferentes: o daqueles que parecem estar apenas a “cumprir calendário”, sendo um pouco mais "preguiçosos" na forma como passam para banda desenhada as histórias originais, e um segundo grupo, com livros que almejam algo mais e que, por isso mesmo, acabam por funcionar melhor enquanto banda desenhada.

Vamos ao primeiro grupo, onde insiro os livros Aladdin, A Pequena Sereia e O Rei Leão. Com alguma pena minha, uma vez que qualquer um destes três filmes de animação marcou - e muito - a minha infância, pois conheço-os de cor e salteado, são estes os três livros mais fracos deste grupo. E quando digo “fracos”, não pretendo dizer que, quando oferecidos a crianças, não cumpram bem a sua tarefa de contar a história, utilizando a boa escola de desenho da Disney e, ao mesmo tempo, servindo como uma introdução à banda desenhada. Se esse é o propósito desta coleção da Dom Quixote, até acho que a prova acaba por ser superada.

Todavia, são livros que se colam em demasia aos filmes, conseguindo ser apenas uma reprodução menos conseguida dos mesmos. Quase como se fossem meros storyboards dos próprios filmes. Assim, são vários os casos onde a colagem ao filme é tanta que até se introduziram partes do mesmo que eram descartáveis para uma adaptação para banda desenhada, com menos de 50 páginas. Um exemplo claro é a divertidíssima cena do filme A Pequena Sereia, entre o caranguejo Sebastião e o infame cozinheiro do palácio de Eric. Se, no filme, essa é uma cena fantástica, no livro não é especialmente divertida, não capta bem o ritmo do filme e, bem, não acrescenta nada à história. Ocupa páginas que poderiam ter sido melhor aproveitadas para outras partes da narrativa. Porque é que os autores decidiram mantê-la na “novela gráfica”? Bem, porque quiseram “cumprir calendário” e assegurar-se que nada do filme ficava de fora. Mas, ao fazê-lo, acabaram ofercer-nos algo feito “à pressão”. E atenção que dei este exemplo, mas podia dar outros. Também em termos de desenho, é óbvia a ligação aos filmes da Disney. O que é ótimo e uma garantia de qualidade. Mesmo assim, são desenhos que apenas cumprem de forma decente a sua missão.

Agora, falando no segundo grupo, onde estão inseridos os livros Frozen II e Encanto, a proposta que nos é dada é bastante superior em termos qualitativos. Especialmente, em Encanto que, curiosamente, é o único destes cinco livros que tem um formato mais pequeno que os outros. E tanto em Frozen II, como em Encanto, dois filmes bem mais recentes do que os outros três de que já falei, quer em termos de adaptação do argumento, quer, com mais veemência, nos desenhos que nos são dados, temos propostas que considerei bastante interessantes.

Em Frozen II, o estilo de ilustração é em remete-nos para a pintura, com um tipo de desenho rico, onde as cores são belíssimas. Há uma ligação clara às personagens do filme, mas, mesmo assim, o livro consegue ter uma linguagem gráfica própria. Coisa que me deixou bastante satisfeito. Fui ver Frozen II com a minha filha ao cinema e lembro-me que não fiquei especialmente satisfeito com o filme, na altura. Mas, em banda desenhada, até acho que consegui desfrutar mais da história.

Encanto, é um livro verdadeiramente belíssimo ao nível das ilustrações. Tanto, que talvez os leitores adultos até possam encontrar nesta proposta, um belo livro para si mesmos. É claro que qualquer um destes cinco livros, ao nível do argumento, nos dá uma história com uma solidez meramente aceitável, o que também se compreende por esta ser uma proposta mais direcionada para os mais jovens.

Mesmo assim, e especialmente em relação aos desenhos de Encanto, volto a dizer que fiquei bastante bem impressionado com a riqueza ao nível cénico, de personagens e de cores dos desenhos de Enrico Soave, o ilustrador deste livro. É um livro muito, muito bonito.

As edições destes livros são em capa dura brilhante, com um belo grafismo e onde se torna claro que houve uma preocupação em fazer capas muito bonitas e apelativas. No miolo, o papel é brilhante e a impressão e a encadernação têm boa qualidade. Antes de cada história começar, há sempre uma breve apresentação de cada uma das personagens de cada livro e, tendo em conta o público a que os livros (mais) se destinam, parece-me algo positivo. Conforme já referi, apenas Encanto apresenta um formato menor em relação aos outros livros.

Em suma, não sendo estes livros fantásticas obras de banda desenhada - embora dois deles até me tenham surpreendido positivamente - o ponto mais importante a reter é que esta é uma coleção que faz todo o sentido e que tem o potencial de aproveitar o sucesso dos filmes Disney para trazer para a banda desenhada os leitores mais jovens. Não tenho nada - mas mesmo nada! - contra os livros de ilustração de filmes da Disney… mas as bandas desenhadas dos mesmos filmes parecem-me propostas mais aliciantes por vários motivos. E, portanto, espero que esta coleção continue. Quanto aos leitores adultos que me leem, mesmo que não vão a correr para comprar estes livros para si mesmos, têm aqui boas propostas para presentes para as crianças e jovens que vos rodeiam. Já será um passo positivo para que a BD seja incrementada nos hábitos de leitura dos jovens portugueses.


NOTAS FINAIS (1/10):
Aladdin: 6.0
Frozen II: 7.5
A Pequena Sereia: 5.0
O Rei Leão: 6.5
Encanto: 7.8



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


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Fichas técnicas
Aladdin – Novela Gráfica
Autores: Xavier Vives Mateu, Jaime Diaz Studio e Andrea Cavallini
Editora: Dom Quixote
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 212 x 287 mm
Lançamento: Abril de 2022


Frozen II – Novela Gráfica
Autores: Alessandro Ferrari, Manny Mederos, Giulio Rincione
Editora: Dom Quixote
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 212 x 287 mm
Lançamento: Abril de 2022


O Rei Leão – Novela Gráfica
Autores: Bobbi JG Weiss, Pepe Nymi e Andrea Cavallini
Editora: Dom Quixote
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 212 x 287 mm
Lançamento: Março de 2023


A Pequena Sereia – Novela Gráfica
Autores: Tom Anderson, Pepe Nymi e Andrea Cavallini
Editora: Dom Quixote
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 212 x 287 mm
Lançamento: Março de 2023


Encanto – Novela Gráfica
Autores: Tea Orsi, Enrico Soave e Chris Dickey
Editora: Dom Quixote
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 169 x 242 mm
Lançamento: Maio de 2023

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