terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

VINHETAS D'OURO 2023 - Nomeados para Melhor Álbum de Autor Português


Tal como havia prometido durante esta manhã, trago-vos agora os nomeados para a mais badalada categoria dos VINHETAS D'OURO: aquela que premeia o Melhor Álbum de Autor Português!

Eis as obras nomeadas:





Auto da Barca do Inferno
Autores: João Miguel Lameiras e Joana Afonso
Editora: Levoir



Neon
Autora: Rita Alfaiate
Editora: Escorpião Azul



O Corvo VI - O Silêncio dos Indecentes
Autor: Luís Louro
Editora: Ala dos Livros



O Mangusto
Autora: Joana Mosi
Editoras: A Seita e Comic Heart




Parabéns a todos os nomeados e boa sorte!




-/-


Estatística desta categoria nos VINHETAS D'OURO



Por Editoras

No total, desde a criação destes prémios, a editora A Seita soma 5 nomeações nesta categoria. Em 2020, a sua obra Shanghai Dream (editada em parceria com a Arte de Autor) foi nomeada. Em 2021, as suas obras Macho-Alfa #1 (co-editada com a Comic Heart) e Sapiens Imperium (co-editada com a Arte de Autor) estiveram nomeadas para esta categoria. Em 2022, a editora alcançou mais uma nomeação com a obra Bestiário da Isa (co-editada pela Comic Heart). Este ano, a editora conquista mais uma nomeação com a obra O Mangusto, de Joana Mosi (co-editada pela Comic Heart).

No total, desde a criação destes prémios, a editora Comic Heart soma 3 nomeações nesta categoria. Em 2021, a sua obra Macho-Alfa #1 (co-editada com a editora A Seita) foi nomeada. Em 2022, a editora alcançou mais uma nomeação com a obra Bestiário da Isa (co-editada pela Seita). Em 2023, a editora recebe uma nova nomeação com O Mangusto (co-editada pela Seita).

No total, desde a criação destes prémios, a editora Escorpião Azul soma 3 nomeações nesta categoria. Em 2021, a sua obra O Coração na Boca foi nomeada. Em 2022, a editora alcançou mais uma nomeação com a obra Elviro. Em 2023, a editora recebe uma nova nomeação com a obra Neon, de Rita Alfaiate.

No total, desde a criação destes prémios, a Ala dos Livros soma 2 galardões e 4 nomeações nesta categoria. Em 2020, a sua obra, Alice - Edição Especial 25 Anos foi nomeada. Em 2021, a sua obra O Corvo V - Inimigos Íntimos foi nomeada, tendo acabado por vencer o troféu. E o mesmo aconteceu no ano de 2022, com a conquista do galardão por parte de Dante. Este ano, e novamente com uma obra de Luís Louro, a editora recebe nova nomeação, com a obra O Corvo VI - O Silêncio dos Indecentes.

Esta é a primeira nomeação da editora Levoir, com a obra Auto da Barca do Inferno, de João Miguel Lameiras e Joana Afonso.


Por Autores

Luís Louro soma, este ano, a sua quarta nomeação para esta categoria dos prémios depois de, nas duas edições anteriores dos VINHETAS D'OURO ter vencido este troféu com as obras O Corvo V - Inimigos Íntimos e Dante.

Joana Afonso soma, nesta edição dos prémios, a sua segunda nomeação nesta categoria, depois de ter sido nomeada no ano passado, com a obra Bestiário da Isa.

Esta é a primeira nomeação para os autores João Miguel Lameiras, Rita Alfaiate e Joana Mosi.




Sem comentários:

Enviar um comentário