A 4ª edição dos prémios VINHETAS D'OURO já está aí à porta e, por agora, posso dizer-vos que já estão escolhidos os nomeados para esta nova edição dos "prémios da crítica portuguesa de BD" que procuram premiar a melhor banda desenhada publicada em Portugal durante o ano 2023.
Como tal, nos próximos dias partilharei os nomeados para cada uma das categorias a concurso!
E começamos por uma categoria bastante relevante: a MELHOR ILUSTRAÇÃO DE AUTOR PORTUGUÊS!
Os nomeados para esta categoria são os seguintes:
As Muitas Mortes de Laila Starr
Autor: Filipe Andrade
Editora: G. Floy Studio
Neon
Autora: Rita Alfaiate
Editora: Escorpião Azul
O Corvo VI - O Silêncio dos Indecentes
Autor: Luís Louro
Editora: Ala dos Livros
O Grande Gatsby
Autor: Jorge Coelho
Editoras: A Seita e Comic Heart
Parabéns a todos os nomeados e boa sorte!
-/-
Estatística desta categoria nos VINHETAS D'OURO
Por Editoras
No total, desde a criação destes prémios, a editora A Seita soma 2 galardões e 7 nomeações nesta categoria.
Em 2020, na primeira edição dos VINHETAS D'OURO, a editora arrecadou este prémio com a obra Shanghai Dream, de Jorge Miguel. Em 2021, as suas obras O Homem de Lugar Nenhum - Vol. 1 (Fábio Veras), Sapiens Imperium (Jorge Miguel) e Umbigo do Mundo - Vol. 1: Alma Mãe (Penim Loureiro) foram nomeadas. Em 2022, a editora recebeu duas novas nomeações na categoria de Melhor Ilustração de Autor Português: para Bestiário da Isa, de Joana Afonso e para Dragomante 2 - Prova de Fogo, de Manuel Morgado, tendo a obra de Joana Afonso arrecadado o prémio.
Este ano, a editora volta a obter uma nomeação com a obra O Grande Gatsby, com ilustrações de Jorge Coelho.
No total, desde a criação destes prémios, a editora Comic Heart, sendo uma chancela da cooperativa A Seita, soma 1 galardão e 5 nomeações nesta categoria.
Em 2021, as suas obras O Homem de Lugar Nenhum - Vol. 1 (Fábio Veras) e Umbigo do Mundo - Vol. 1: Alma Mãe (Penim Loureiro) foram nomeadas. Em 2022, a editora recebeu duas novas nomeações na categoria de Melhor Ilustração de Autor Português: para Bestiário da Isa, de Joana Afonso, que acabou por ser a obra vencedora, e para Dragomante 2 - Prova de Fogo, de Manuel Morgado.
No total, desde a criação destes prémios, a editora Ala dos Livros soma 1 Galardão e 5 nomeações nesta categoria. Em 2021, na segunda edição dos VINHETAS D'OURO, a editora arrecadou estre prémio com a obra O Corvo V - Inimigos Íntimos, de Luís Louro. Em 2020, as suas obras, Alice - Edição Especial 25 anos e O Corvo - Inconsciência Tranquila, ambas de Luís Louro, foram nomeadas. Em 2022, a editora recebeu uma nova nomeação na categoria de Melhor Ilustração de Autor Português para Dante, de Luís Louro.
Este ano, a editora volta a estar nomeada com a obra O Corvo VI - O Silêncio dos Indecentes, do insuspeito Luís Louro.
Em 2023, as editoras Escorpião Azul e G. Floy Studio recebem a sua primeira nomeação nesta categoria dos VINHETAS D'OURO - respetivamente para Neon, de Rita Alfaiate, e para As Muitas Mortes de Laila Starr, de Filipe Andrade.
Por Autores
Luís Louro é nomeado pela quinta vez nesta categoria, tendo vencido este prémio, em 2021, com a sua obra, Corvo V - Inimigos Íntimos.
Esta é a primeira nomeação que os autores Filipe Andrade, Jorge Coelho e Rita Alfaiate recebem nesta categoria.
-/-
-/-
Nomeados anunciados para os VINHETAS D'OURO 2023:
Jorge Coelho fez um trabalho notável!
ResponderEliminarSem dúvida! Embora, convenhamos, na minha opinião, os 4 autores nomeados fizeram trabalhos espetaculares!
EliminarTorço pelo Neon aqui. Um dos livros de BD mais bonitos que já li
ResponderEliminarÉ um livro fantástico, sim!
Eliminar