sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Análise: Reckless #3 - Destruir Todos os Monstros

Reckless #3 - Destruir Todos os Monstros, de Ed Brubaker e Sean Phillips - G. Floy Studio

Reckless #3 - Destruir Todos os Monstros, de Ed Brubaker e Sean Phillips - G. Floy Studio
Reckless #3 - Destruir Todos os Monstros, de Ed Brubaker e Sean Phillips

Mesmo naquele momento em que eu acho que Ed Brubaker já não me pode surpreender mais pela positiva, eis que o terceiro volume da sua nova série com Sean Phillips, intitulada Reckless, volta a deixar-me desarmado perante a qualidade desta dupla criativa!

Que eu sou fã da obra conjunta de Ed Brubaker e Sean Phillips, não é novidade para ninguém. A seminal série Criminal é uma das minhas séries favoritas de banda desenhada. A mesma dupla de autores também foi responsável pelo magnífico The Fade Out e os não tão inspirados (embora decentes) Pulp, Fatale e Os Meus Heróis Foram Sempre Drogados.

Com esta nova série Reckless que, à semelhança de todas as obras acima referidas, é publicada em Portugal pela editora G. Floy Studio, Ed Brubaker e Sean Phillips voltam a dar-nos um dos seus melhores trabalhos. Se não for mesmo o melhor, ombreia com facilidade com Criminal.

Reckless #3 - Destruir Todos os Monstros, de Ed Brubaker e Sean Phillips - G. Floy Studio
E o melhor de tudo é que a série já começou bem com o primeiro tomo, melhorou no segundo e, neste terceiro volume, com o título Destruir Todos os Monstros, ainda parece melhorar. Que bela sensação!

Desta vez, a história coloca-nos no ano de 1988. Ethan e a sua assistente Anna - que tem neste volume o seu papel mais importante em toda a série até ao momento - terão que lidar com um caso algo estranho que visa descobrir os segredos mais nefastos de um eminente empresário do ramo imobiliário. No entanto, a história depressa ganha asas porque, como bem sabemos, nos argumentos de Brubaker nunca ficamos presos à linha base da sinopse e rapidamente a trama evolui, arrastando as personagens para caminhos que o leitor não poderia prever. Mais não digo, para não estragar surpresas a ninguém.

O que acho incrível é que, no plano narrativo, Ed Brubaker tem vindo a evoluir de livro para livro, controlando cada vez melhor, com mestria, o tempo da ação e as voltas e reviravoltas de um enredo muito bem pensado. Já para não falar da escrita que continua acutilante e cheia daquele carisma noir que o autor parece dominar com tanta facilidade.

Reckless #3 - Destruir Todos os Monstros, de Ed Brubaker e Sean Phillips - G. Floy Studio
Assim, e repescando as minhas próprias palavras na análise ao anterior volume de Reckless, Amigo do Diabo, “sinto que já me vou repetindo muito quando escrevo sobre este autor, mas há que dizer o que tem que ser dito: Ed Brubaker é bem capaz de ser o melhor escritor policial da banda desenhada. Não apenas de agora, mas de sempre. As suas histórias continuam a ser impactantes, profundas, sujas, deprimentes e um espelho para um mundo perdido em si mesmo, onde a esperança é um luxo que já não vale a pena almejar. Se as histórias são boas, a escrita continua a ser bem pensada, bem gerida, bem pesada (no tom) e bem construída.”

Se Ed Brubaker não parece parar de evoluir, o mesmo também pode ser dito em relação a Sean Phillips. Se formos pegar no primeiro Criminal e o compararmos, em termos de desenho, com este Reckless #3, vemos facilmente o que acabo de referir. Pese embora o autor mantenha o seu estilo de forma inviolável, as expressões das personagens, os ambientes, as cenas de ação… tudo parece mais bem concebido do ponto de vista do desenho. E também as cores de Reckless, da autoria de Jacob Phillips, o filho de Sean Phillips, conseguem dar - apenas quando interessa dar - uma aura mais leve e fresca às ilustrações de Phillips Sénior, que acabam por beneficiar com o processo. No plano visual, considero portanto que Reckless supera mesmo Criminal.

A edição da G. Floy Studio está em linha com os outros livros da editora: capa dura baça, bom papel brilhante, boa encadernação e boa impressão.

Em suma, não deixo de ficar rendido à qualidade dos autores Ed Brubaker e Sean Phillips. E também acho incrível que, mesmo depois de tantas histórias de crime, os autores continuem - embora sendo familiares no estilo - a não se repetir a eles mesmos. Reckless é fantástico como Criminal é, e assume-se como uma das melhores séries em curso que estão a ser publicadas em Portugal. Que chegue rapidamente o quarto e penúltimo volume!


NOTA FINAL (1/10):
9.5


Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-

Reckless #3 - Destruir Todos os Monstros, de Ed Brubaker e Sean Phillips - G. Floy Studio

Ficha técnica
Reckless #3 - Destruir Todos os Monstros
Autores: Ed Brubaker e Sean Phillips
Editora: G. Floy Studio
Páginas: 144, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 18 x 27,5 cm
Lançamento: Setembro de 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário