quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

VINHETAS D'OURO 2023 - Nomeados para Melhor Edição de BD!


Com um novo dia, são conhecidos os nomeados para mais duas categorias dos Prémios de Banda Desenhada VINHETAS D'OURO 2023!

Comecemos, então, pela categoria Melhor Edição de Banda Desenhada!

Esta é uma categoria que está presente desde o lançamento da primeira edição dos Prémios. Contudo, e porque sou perseverante, todos os anos relembro os pressupostos de tal categoria.

E este ano, não é exceção. Segundo o Regulamento dos Prémios, "nesta categoria pretende-se premiar aquela que foi, segundo o consenso do PAINEL DE JURADOS, a melhor edição de banda desenhada lançada em Portugal no ano transato. A qualidade da edição é percecionada por elementos tão diversos como o luxo e nobreza dos materiais utilizados na edição física, na qualidade dos extras que a obra pode conter, na investigação sobre a obra, na qualidade da tradução, entre outros. Em suma, analisa-se a qualidade gráfica, física e/ou de conteúdo adicional da obra. Por outras palavras, pretende-se premiar o “objeto livro” e não tanto a obra em si. Nesta categoria podem estar incluídas obras de origem nacional ou estrangeira.".

E os nomeados para Melhor Edição de Banda Desenhada de 2023 são:




1629 - O Boticário do Diabo
Autores: Xavier Dorison e Thimothée Montaigne
Editora: Arte de Autor



A Passagem Impossível
Autor: José Ruy
Editora: Ala dos Livros



Em Busca do Tintin Perdido
Autor: Ricardo Leite
Editora: A Seita


Frankenstein
Autor: Georges Bess
Editora: A Seita



Parabéns a todos os nomeados e boa sorte! 

-/-


Estatística desta categoria nos VINHETAS D'OURO



Por Editoras

No total, desde a criação destes prémios, a editora Arte de Autor soma  1 Galardão e 4 nomeações nesta categoria. Em 2020, a suas obra O Castelo dos Animais -Vol. 1 - Miss Bengalore foi nomeada. Em 2022, a editora recebeu duas novas nomeações na categoria de Melhor Edição de Banda Desenhada para as obras Mausart e A Vingança do Conde Skarbek, tendo esta última arrecadado o galardão. Este ano, a editora volta a obter uma nomeação com a obra 1629 - O Boticário do Diabo.

No total, desde a criação destes prémios, a editora Ala dos Livros soma 2 Galardões e 6 nomeações nesta categoria. Em 2020, as suas obras Comanche Integral Vol. 3 e Alice - Edição Especial 25 anos foram nomeadas, tendo esta última sido a vencedora do prémio. Em 2021, as suas obras O Relatório de Brodeck e O Burlão nas Índias foram nomeadas, tendo esta última sido a vencedora do prémio. Em 2022, a editora recebeu uma nova nomeação na categoria de Melhor Edição de Banda Desenhada para a obra Dante. Este ano, a editora volta a obter uma nomeação com a obra A Passagem Impossível.

No total, desde a criação destes prémios, a editora A Seita soma 4 nomeações nesta categoria. Em 2021, as suas obras A Fera e Drácula foram nomeadas.
Este ano, a editora volta a obter duas nomeações de uma só vez, com as obras Em Busca do Tintin Perdido e Frankenstein


Sem comentários:

Enviar um comentário