Com um novo dia, são conhecidos os nomeados para mais duas categorias dos Prémios de Banda Desenhada VINHETAS D'OURO 2023!
Comecemos, então, pela categoria Melhor Edição de Banda Desenhada!
Esta é uma categoria que está presente desde o lançamento da primeira edição dos Prémios. Contudo, e porque sou perseverante, todos os anos relembro os pressupostos de tal categoria.
E este ano, não é exceção. Segundo o Regulamento dos Prémios, "nesta categoria pretende-se premiar aquela que foi, segundo o consenso do PAINEL DE JURADOS, a melhor edição de banda desenhada lançada em Portugal no ano transato. A qualidade da edição é percecionada por elementos tão diversos como o luxo e nobreza dos materiais utilizados na edição física, na qualidade dos extras que a obra pode conter, na investigação sobre a obra, na qualidade da tradução, entre outros. Em suma, analisa-se a qualidade gráfica, física e/ou de conteúdo adicional da obra. Por outras palavras, pretende-se premiar o “objeto livro” e não tanto a obra em si. Nesta categoria podem estar incluídas obras de origem nacional ou estrangeira.".
E os nomeados para Melhor Edição de Banda Desenhada de 2023 são:
1629 - O Boticário do Diabo
Autores: Xavier Dorison e Thimothée Montaigne
Editora: Arte de Autor
A Passagem Impossível
Autor: José Ruy
Editora: Ala dos Livros
Em Busca do Tintin Perdido
Autor: Ricardo Leite
Editora: A Seita
Frankenstein
Autor: Georges Bess
Editora: A Seita
Parabéns a todos os nomeados e boa sorte!
-/-
Estatística desta categoria nos VINHETAS D'OURO
Por Editoras
No total, desde a criação destes prémios, a editora Arte de Autor soma 1 Galardão e 4 nomeações nesta categoria. Em 2020, a suas obra O Castelo dos Animais -Vol. 1 - Miss Bengalore foi nomeada. Em 2022, a editora recebeu duas novas nomeações na categoria de Melhor Edição de Banda Desenhada para as obras Mausart e A Vingança do Conde Skarbek, tendo esta última arrecadado o galardão. Este ano, a editora volta a obter uma nomeação com a obra 1629 - O Boticário do Diabo.
No total, desde a criação destes prémios, a editora Ala dos Livros soma 2 Galardões e 6 nomeações nesta categoria. Em 2020, as suas obras Comanche Integral Vol. 3 e Alice - Edição Especial 25 anos foram nomeadas, tendo esta última sido a vencedora do prémio. Em 2021, as suas obras O Relatório de Brodeck e O Burlão nas Índias foram nomeadas, tendo esta última sido a vencedora do prémio. Em 2022, a editora recebeu uma nova nomeação na categoria de Melhor Edição de Banda Desenhada para a obra Dante. Este ano, a editora volta a obter uma nomeação com a obra A Passagem Impossível.
No total, desde a criação destes prémios, a editora A Seita soma 4 nomeações nesta categoria. Em 2021, as suas obras A Fera e Drácula foram nomeadas.
Este ano, a editora volta a obter duas nomeações de uma só vez, com as obras Em Busca do Tintin Perdido e Frankenstein.
-/-
-/-
Nomeados anunciados para os VINHETAS D'OURO 2023:
Sem comentários:
Enviar um comentário