quarta-feira, 29 de março de 2023

Análise: Dragomante 2 – Prova de Fogo

Dragomante 2 – Prova de Fogo, de Filipe Faria e Manuel Morgado - A Seita e Comic Heart

Dragomante 2 – Prova de Fogo, de Filipe Faria e Manuel Morgado - A Seita e Comic Heart
Dragomante 2 – Prova de Fogo, de Filipe Faria e Manuel Morgado

O segundo volume da saga Dragomante, criada por Filipe Faria e Manuel Morgado, já andava a ser preparado há bastante tempo, mas foi apenas no último Amadora BD que o livro viu a luz do dia para satisfação de um belo conjunto de seguidores que o primeiro livro, Dragomante – Fogo de Dragão, foi conquistando desde o seu lançamento em 2018.

Sagas de fantasia com cavaleiros e dragões, tão bem desenhadas e, ainda por cima, de origem portuguesa não são algo comum, convenhamos. Foi, portanto, com satisfação que mergulhei neste segundo tomo de uma série que se espera que venha a terminar no terceiro volume. Em termos visuais, já tinha quase a certeza de que estaríamos perante um belo álbum, tendo em conta que ia acompanhando a feitura de algumas das pranchas que Manuel Morgado ia partilhando nas redes sociais.

A minha dúvida e maior expetativa residia, por isso, na capacidade – ou não – de Filipe Faria dotar esta história de uma boa narrativa e argumento. No primeiro volume, houve algumas lacunas a este nível – especialmente por se tratar de um livro que primeiramente foi desenhado e que o argumento foi posteriormente construído depois de feitas as ilustrações. Dragomante 2 - Prova de Fogo não consegue elevar o livro, em termos de argumento e narrativa, ao patamar que eu desejaria, mas, ainda assim, apresenta melhorias neste cômputo.

Dragomante 2 – Prova de Fogo, de Filipe Faria e Manuel Morgado - A Seita e Comic Heart
Continuamos a história de Nereila, a jovem domadora de Dragões que, neste segundo volume, procura ser menos impetuosa e ter mais autocontrolo sobre o seu forte poder que, mal usado, pode ser perigoso para todos os que a rodeiam. Estão a ver aquele momento em que Daenerys Targaryen, na Guerra dos Tronos, perde a cabeça e aniquila uma cidade inteira? Pois bem, é exatamente isso que, em Dragomante 2, Nereila sabe que não pode fazer.

E bem, falar de Dragomante sem mencionar A Guerra dos Tronos é-me quase impossível. Não porque haja aqui um açambarcamento narrativo-gráfico da série original, mas sim porque as influências e a proximidade do tema e ambiente me parecem evidentes. O que, para mim e para muita gente, creio, será uma coisa boa, já que a série original criada por George R. R. Martin tanta gente cativou. E continua a cativar.

Voltando à história de Dragomante e à necessidade que Nereila tem em controlar o seu fogo interior, também é verdade que, para toda a gente, “a paciência tem limites” e, nesse sentido, não é de admirar que face a pressões externas a ira de Nereila vá gradualmente crescendo. E tudo começa quando Karanto, também ele um dragomante, sem escudeiro, de outro reino, enceta desposar a jovem Nereila. Afinal de contas, o pai da jovem, Edégeon, tinha sido Paladino de Armitaunin e, aquele que casasse com Nereila seria, pois, considerado para suceder a esse título. Uma história entre casamentos reais à antiga - e à moderna? -, portanto.

Dragomante 2 – Prova de Fogo, de Filipe Faria e Manuel Morgado - A Seita e Comic Heart
Karanto monta então um esquema de forma a conquistar Nereila. E, embora esta pareça inicialmente sucumbir ao seu charme, o seu escudeiro, Ékion, parece antever que as intenções de Karanto não são tão nobres como aparentam ser. Por falar em Ékion, neste livro é brevemente explorado o passado da personagem, com especial ênfase na relação amorosa que teve com Caunia que acabou por perder.

Entretanto, e embora a mãe de Nereila a desaconselhe de se juntar a Karanto, a jovem, qual imberbe adulta empertigada, parece disposta a fazer aquilo que bem quer fazer. E os resultados poderão ser perigosos não só para ela, como para todos à sua volta. Mais não digo. Terão que ler o livro.

Diria que o argumento deste segundo volume está mais bem atado por Filipe Faria, embora me pareça que a história seja, por ventura, demasiado expetável. Quase como um déjà vu. Se bem que também não deixa de ser verdade que, no final do livro, a história fica em suspenso e que, por esse motivo, ainda haja espaço para surpreender no terceiro e último volume da série.

Dragomante 2 – Prova de Fogo, de Filipe Faria e Manuel Morgado - A Seita e Comic Heart
Em termos narrativos, continuam a pulular muitas legendas informativas – julgo que lhes posso chamar assim – que nos vão oferecendo informações relativas ao universo aqui construído. Surgem como texto quase de apoio e de cariz mais literário. É uma opção interessante e curiosa, mas julgo que há texto a mais, o que faz com que a leitura não se torne tão fluída. Mesmo assim, há que conceder que, nesta questão, houve uma mudança para melhor face ao volume anterior.

Manuel Morgado dá-nos mais um álbum verdadeiramente belo. O volume anterior de Dragomante já havia demonstrado ter ilustrações muito bonitas e vistosas, e este segundo volume até consegue elevar, em vários momentos, a arte de Manuel Morgado. O estilo de desenho, que parece apresentar uma boa mistura entre o género dos comics americanos e o franco-belga, é bastante moderno e estilizado por um traço detalhado e funcional, ao mesmo tempo. Como escrevi em relação ao álbum anterior, “o desenho das personagens é bem conseguido, tal como são as poses - quase sempre dramáticas - dessas mesmas personagens ao longo da narrativa. O desenho dos dragões também impressiona. A somar a isto tudo, ainda temos a introdução de uma generosa paleta de cores que funciona muito bem na obra, permitindo que a mesma adquira um aspeto moderno e atual.

Dragomante 2 – Prova de Fogo, de Filipe Faria e Manuel Morgado - A Seita e Comic Heart
Há várias páginas onde, em termos de planificação, o autor faz apostas audazes, que acabam por ser bem conseguidas, dotando o seu trabalho de magníficas ilustrações de página dupla ou de pranchas onde a disposição e arranjo das vinhetas apresentam soluções inovadoras e refrescantes.

A edição do livro, por parte das editoras A Seita e Comic Heart, está bastante bem conseguida. O livro abre logo com um breve apanhado, em forma de texto, daquilo que aconteceu no volume anterior. Isto é apenas um detalhe, mas que considero sempre relevante para melhor situar o leitor. Até porque se passou algum tempo (cerca de 4 anos) entre o lançamento de um volume e de outro. De resto, o livro apresenta capa dura baça, com papel brilhante de boa espessura. A impressão e a encadernação estão bem executadas.

Em suma, e apesar das melhorias face ao álbum anterior, ainda acho que, em termos de argumento, Dragomante tem algumas dificuldades. Já quanto à ilustração, o trabalho de Manuel Morgado é verdadeiramente impressionante e diferenciado. Não tenho dúvidas de que este foi um dos livros nacionais com melhores desenhos do ano passado.


NOTA FINAL (1/10):
8.4



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-

Dragomante 2 – Prova de Fogo, de Filipe Faria e Manuel Morgado - A Seita e Comic Heart

Ficha técnica
Dragomante 2 – Prova de Fogo
Autores: Filipe Faria e Manuel Morgado
Editoras: A Seita e Comic Heart
Páginas: 56, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 21 x 27 cm
Lançamento: Setembro de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário