sexta-feira, 24 de março de 2023

Análise: O Mundo de Sofia - Novela Gráfica

O Mundo de Sofia - Novela Gráfica, de Nicoby e Vincent Zabus - Elsinore - Penguin Random House

O Mundo de Sofia - Novela Gráfica, de Nicoby e Vincent Zabus - Elsinore - Penguin Random House
O Mundo de Sofia - Novela Gráfica, de Nicoby e Vincent Zabus

Foi já no final do ano 2022 que a Elsinore (mais uma chancela do Grupo Editorial Penguin Random House) lançou este (primeiro) grande volume de banda desenhada, com 264 páginas, da autoria de Nicoby e Vincent Zabus. Estamos perante uma adaptação do célebre livro homónimo de Jostein Gaarder que, desde o seu lançamento original, há cerca de 30 anos, tem marcado muitos leitores. Especialmente os jovens.

O Mundo de Sofia é, pois, uma obra de cariz didático que procura ser duas coisas: por um lado, uma história da filosofia enquanto disciplina de estudo e forma de vida. Por outro lado, fazer o próprio leitor colocar as suas questões pessoais sobre essa coisa grandiosa que é a existência. Quem somos nós? O que andamos aqui a fazer? Qual o objetivo e sentido da vida? O que é que deu origem a tudo isto?

Bem, convenhamos que, para um livro que se assume como direcionado aos jovens, O Mundo de Sofia até levanta questões a que muitos adultos (todos?) não sabem responder de forma convicta. Ou, pelo menos, de forma comprovada.

O Mundo de Sofia - Novela Gráfica, de Nicoby e Vincent Zabus - Elsinore - Penguin Random House
Nesta adaptação para banda desenhada, que terá um segundo volume, e que até contou com a colaboração do próprio autor da obra original, Jostein Gaarder, há uma louvável tentativa de recriar a obra original, não se limitando os autores, Nicoby e Vincent Zabus, a transpô-la simplesmente para a banda desenhada, mas sim, tentando adaptá-la à nossa realidade. Será por isso que, em vez de parecer ter sido escrita há 30 anos, parece ter sido escrita há 3 meses.

É lógico que a parte histórica do livro, que começa no pensamento da Antiguidade Clássica e que vai até aos tempos de Galileu Galilei, é estanque. No entanto, as pontes de raciocínio que se fazem entre as ideias dos grandes pensadores da história do mundo e os conceitos, noções e formas de pensarmos no mundo atual, estão bem adaptados ao tempo do presente. Temas como as alterações climáticas ou a igualdade de género estão presentes no livro. E isso é, quanto a mim, uma valência positiva deste livro.

A história é centrada numa adolescente de 14 anos, Sofia, que começa a receber cartas de um misterioso filósofo com questões abertas e universais como “quem és tu?” ou “de onde vem o mundo”? Isto faz com que a jovem embarque numa viagem à história do conhecimento e à forma como a humanidade tem vindo a pensar e a refletir sobre o seu lugar no mundo. Há até uma certa aura de mistério – sobre quem será este filósofo anónimo que vai enviando cartas a Sofia – que, infelizmente, lá mais para o meio do livro, se perde, deixando cair uma boa ideia que centrava o interesse do leitor.

O Mundo de Sofia - Novela Gráfica, de Nicoby e Vincent Zabus - Elsinore - Penguin Random House
Eu sou daqueles que, na minha infância/adolescência, passei ao lado deste livro na sua versão original. Como tal, poder ler este livro agora, adaptado à banda desenhada, fez-me ficar bastante interessado sobre o tema e ir procurar mais informações e passagens do livro original de Gaarder.

Não considero que esta adaptação para BD seja um portento da banda desenhada, mas acho que é um livro que funciona bastante bem e que merece ser lido. Diria que os autores utilizam a banda desenhada como meio para simplificar o objeto de estudo e análise e, deste modo, chegar a um outro tipo de público que, provavelmente, (já) não leria a obra original.

Faz lembrar bastante a série de banda desenhada Sapiens, também lançada pela Elsinore, embora este O Mundo de Sofia fique, a meu ver, uns furos abaixo do excelente Sapiens, que já conta com dois volumes. Seja como for, O Mundo de Sofia cumpre de forma plena os seus intentos.

O Mundo de Sofia - Novela Gráfica, de Nicoby e Vincent Zabus - Elsinore - Penguin Random House
Quanto às ilustrações, da autoria de Nicoby, temos um trabalho bastante simples, mas bastante eficaz também. O traço é rápido, bastante “cartoonizado” e com poucos detalhes. São muitas as vinhetas onde só temos as personagens em conversa entre si, à frente de um fundo totalmente vazio, a uma cor. 

Diria que é algo expetável neste tipo de livros que, volto a dizer, estão mais interessados em utilizar a BD como meio narrativo, de forma a serem um livro mais educativo do que, propriamente, artístico. E nada de mal há nisso, refira-se. Não obstante, é verdade que, de quando a quando, há ilustrações de maior dimensão, que por vezes chegam a ocupar uma página inteira, onde ficam bem patentes as boas capacidades ilustrativas de Nicoby. São boas ilustrações que me fizeram desejar que existissem em mais quantidade ao longo do livro, tendo em conta o facto de trazerem frescura e uma pausa narrativa bem-vinda, face à quantidade de informação que vai sendo dada ao leitor.

Em termos de edição, a Elsinore tem aqui um bom trabalho. O livro é bastante robusto, com capa dura baça, bom papel baço e uma boa encadernação e impressão.

Em suma, O Mundo de Sofia é uma boa adaptação, bem ao jeito da adaptação para BD de Sapiens, embora um pouco inferior, que procura dar conhecimento universal de uma forma simples, clara e ao alcance de todos. É uma abordagem lúdica à filosofia. Merece estar nas bibliotecas de TODAS as escolas do país e, claro, em muitas bibliotecas das nossas casas, amantes de banda desenhada. Recomendado especialmente para todos os que têm interesse no tema e, em especial, para crianças e jovens. Que venha o segundo volume!


NOTA (1/10):
8.0



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-

O Mundo de Sofia - Novela Gráfica, de Nicoby e Vincent Zabus - Elsinore - Penguin Random House

Ficha técnica
O Mundo de Sofia - Novela Gráfica - Vol. 1
Autores: Nicoby e Vincent Zabus
Editora: Elsinore (Penguin Random House)
Páginas: 264, a cores
Encadernação: Capa dura
Lançamento: Novembro de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário