É já amanhã que arranca, no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, uma exposição sobre a banda desenhada portuguesa que incide, especialmente, nas coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja, cuja existência, tanto aguardamos.
A exposição estará patente até dia 18 de Maio.
Durante esta próximo fim de semana também se desenrolará, no mesmo espaço, uma Feira do Livro de BD, onde marcarão presença as livrarias Cult, Legendary Books e Tinta nos Nervos.
Além disso, haverão várias atividades paralelas a decorrer, como oficinas de bd, apresentação de livros e uma sessão de caricaturas.
Mais abaixo, deixo-vos com a informação disponibilizada pela Organização, acerca da exposição BD Portuguesa - Um Olhar sobre as Coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja.
BD PORTUGUESA - UM OLHAR SOBRE AS COLEÇÕES DO MUSEU DA BANDA DESENHADA DE BEJA
A História da Banda Desenhada Portuguesa é de uma riqueza excecional. O país não foi apenas um dos primeiros países do mundo a produzir autores e publicações em abundância (a nossa primeira banda desenhada data de 1850), como deu a conhecer o traço inspirado de artistas maravilhosos como Rafael Bordalo Pinheiro, Stuart de Carvalhais, Carlos Botelho, Eduardo Teixeira Coelho ou José Ruy, entre muitos outros.
A criação do Museu da Banda Desenhada de Beja reveste-se, por isso, da maior importância. É fundamental que saibamos honrar esta herança e preservar este imenso património histórico.
Neste momento fazem parte do acervo do Museu da Banda Desenhada de Beja mais de 2.500 pranchas de banda desenhada, esboços, estudos e vários tipos de materiais, a par de um extraordinário acervo bibliográfico. O Museu integra originais de mais de 100 artistas, a enorme maioria dos quais absolutamente incontornáveis para se compreender o percurso desta arte no nosso país.
A exposição que agora se apresenta ao público corresponde a uma pequena parte do acervo. Não obstante, constitui um bom exemplo da riqueza e diversidade da nossa banda desenhada. Inclui obras de António Gomes de Almeida, Artur Correia, Augusto Trigo, Baptista Mendes, Carlos Botelho, Eduardo Teixeira Coelho, Fernando Bento, Fernando Relvas, Filipe Abranches, Jayme Cortez, Jorge Magalhães, José Ruy, Miguel Rocha e Vítor Péon.
Sem comentários:
Enviar um comentário