Demonstrando um bom sentido de oportunidade, a Levoir lança hoje, Dia Internacional da Mulher, e em conjunto com o jornal Correio da Manhã, a obra Destemidas 2 - Mulheres que só Fazem o que Querem, de Pénélope Bagieu!
Este livro é o segundo volume de um primeiro Destemidas, da mesma autora, que a Levoir já havia lançado em 2018, na sua quarta Coleção de Novelas Gráficas. Este é um livro que procura traçar o retrato de diversas mulheres que, pela sua rebeldia e perseverança conseguiram ultrapassar os obstáculos que lhes eram dados pela sociedade machista que as rodeava.
Parece-me uma boa aposta da editora que, desta forma, dá continuidade ao lançamento do seu primeiro livro.
Outro ponto digno de destaque é que, pela primeira vez, a Levoir faz uma parceria editorial com o Correio da Manhã.A editora tinha vindo a trabalhar há vários anos com o jornal Público (depois de uma primeira aposta editorial junto do jornal Sol, há mais anos ainda) e troca agora de "parceiro de equipa".
Espero que isto possa significar uma maior atividade editorial e - porque não? - uma nova coleção de Novelas Gráficas lá mais para o verão. A ver vamos.
Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa da editora e com algumas imagens promocionais.
Destemidas 2 - Mulheres que só Fazem o que Querem, de Pénélope BagieA Levoir o Correio da Manhã e a Revista Sábado editam a 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o segundo volume de Destemidas – Mulheres que só fazem o que querem.
Pénélope Bagieu é ilustradora e cartunista. Tornou-se conhecida através do seu blog cómico Ma vie est tout à fait fascinante, publicado em 2016 no jornal Le Monde, em que descreve a sua vida quotidiana com ironia, humor e graça. Neste volume de Destemidas 2 – Mulheres que só fazem o que querem, apresenta quinze retratos interessantes e sensíveis de mulheres que inventaram o seu destino e melhoraram a sociedade. Em 2019 recebe o prestigiado Eisner Award para o melhor livro estrangeiro.
Quem leu o primeiro volume sabe o que irá encontrar neste novo livro: biografias de mulheres que, de uma forma ou de outra, optaram por seguir o seu próprio caminho contra todas as probabilidades, cada uma no seu próprio campo.Rapper afegã ou astronauta, rainha dos bandidos ou vulcanóloga, inventora ou jornalista de investigação, as destemidas nunca se rendem e são um exemplo para as futuras gerações. Hedy Lamarr, atriz, cientista, “mãe do Wi-fi“ responsável por diversas invenções e descobertas que revolucionaram a tecnologia de comunicação. Frances Glessner Lee descobre acidentalmente a medicina forense e, de forma autodidata, estabelece o protocolo atual utilizado pela polícia em cenas de crime. Todas elas têm em comum o atrevimento, a força para desafiar a sociedade e o seu meio ambiente e a ousadia de defender os seus valores para se tornarem no que elas queriam ser.
Destemidas 2 é a segunda parte do volume publicado pela Levoir em 2018 na coleção Novela Gráfica.
Esta obra foi objeto de uma série animada que passou na RTP 2 e que ainda pode ser vista na RTP Play. Cada episódio tem em 3 a 5 minutos, a locução é da atriz Joana Ribeiro.
-/-
-/-
Ficha técnica
Destemidas 2 - Mulheres que só Fazem o que Querem
Autora: Pénélope Bagieu
Editora: Levoir
Páginas: 168, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 190 x 260 mm
PVP: 13,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário