quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

VINHETAS D'OURO 2023: TODOS OS NOMEADOS!


Nos últimos dias, fiz uma maratona de anúncios sobre os nomeados para as 14 categorias dos Prémios de Banda Desenhada VINHETAS D'OURO 2023, mas, por agora, é tempo de agrupar todos esses 56 nomeados num só artigo!

E olhar também para as estatísticas e ver quem parte na "pole position" para arrecadar mais prémios.

Bem, quanto aos vencedores, só os poderemos conhecer mesmo no dia da Gala dos VINHETAS D'OURO 2023, que há de ser transmitida durante o mês de Março. Logo que possível, o dia concreto da transmissão da mesma será anunciado.

Aproveito para felicitar todos os nomeados e todos os envolvidos nas obras nomeadas. Sejam autores ou editores.

Olhemos agora para a os nomeados e para as estatísticas desta edição de 2023:



Estatística

Em termos de estatísticas, este ano a editora mais nomeada é A Seita que consegue 12 nomeações. Tendo em conta que a editora não poderia ser nomeada para Melhor Criador de Conteúdos de BD, nem para Melhor Reedição de BD ou Obra Revelação da BD Nacional (pois não tinha obras elegíveis para estas duas últimas categorias), é assinalável o feito de conseguir ter mais do que 1 nomeação em 11 categorias em que estaria elegível.

Mas, logo atrás e bem de perto, aparece a editora Ala dos Livros que, mais uma vez, volta a ter inúmeras nomeações. No total, são 11 as nomeações da editora que também se espraiam pelas inúmeras categorias a concurso.

Um pouco mais atrás, em terceiro lugar, aparece-nos a Arte de Autor que, este ano, tem um pouco menos nomeações do que em edições anteriores a estes prémios. Em especial, se compararmos com as incríveis 15 nomeações que obteve no ano passado. Em 2023, a editora fica-se pelo terço, com 5 nomeações.

Em quarto lugar, com quatro nomeações, encontramos as editoras Escorpião Azul e Comic Heart - esta última, uma chancela dentro da prória editora A Seita.

Depois encontramos, em quinto lugar, as editoras ASA e Levoir que têm três nomeações. Mais atrás, encontramos a Devir com duas nomeações e as restantes editoras Planeta Tangerina, G. Floy Studio, Prime Books, Iguana, Editorial Presença, Kingpin Books, Mudnag, Insónia Edições, Bicho Carpinteiro, Fábula, Elsinore e Companhia das Letras têm uma nomeação. Se olharmos para as várias chancelas da Penguin Random House (Companhia das Letras, Elsinore, Fábula e Iguana) como um todo, verificaremos que o grupo editorial consegue 4 nomeações de forma agrupada. 

Nota ainda para o facto das edições de autor contarem com quatro nomeações (contando com a Mudnag e com a Insónia Edições).

Em termos de obras, este ano temos várias obras a receberem mais do que uma nomeação. 

As duas obras a serem mais nomeadas são O Corvo VI - O Silêncio dos Indecentes, de Luís Louro, que soma 4 nomeações, e Neon, de Rita Alfaiate, que alcança as 3 nomeações.

Há ainda várias obras a conquistarem duas nomeações como Auto da Barca do Inferno, de João Miguel Lameiras e Joana Afonso, O Mangusto, de Joana Mosi; O Grande Gatsby, de Ted Adams e Jorge Coelho, Blacksad - Então Tudo Cai. Segunda Parte, de Canales e Guarnido; Em Busca do Tintin Perdido, de Ricardo Leite; Spaghetti Bros, de Trillo e Mandrafina; e Frankenstein, de Georges Bess.

Deixo-vos com todos os nomeados, mais abaixo.
































2 comentários:

  1. Boa tarde Hugo, falta a imagem dos nomeados dos melhores criadores de conteúdos, talvez por esquecimento ou por alguma outra razão não saiu agora essa categoria? Um abraço Carlos Cunha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto, Carlos! Foi esquecimento! Já está corrigido! Obrigado pelo reparo!

      Eliminar