Foi no mês de Julho de 2023, em vésperas da vinda do Papa Francisco a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude que a editoa ASA, com bom $entido de oportunidade, lançou este Carlo Acutis - Um Santo para a Juventude que, de forma sucinta, é a biografia em banda desenhada do jovem italiano Carlo Acutis que, pela sua vida desapegada de bens materiais e com uma maneira muito diferente de encarar a existência, tornou-se célebre junto da comunidade cristã.
Aliás, Carlo Acutis foi além da celebridade pois em 2018, já 12 anos após a sua morte, foi-lhe atribuído um milagre pelo Papa Francisco, procedendo-se, depois, à sua beatificação em 2020.
Confesso que como não conhecia este jovem, este livro permitiu-me uma elucidação face à sua história de vida e, só por isso, já foi uma leitura que considerei interessante.
Carlo era um rapaz italiano como tantos outros. Gostava de estar com os seus amigos, de animais, de futebol, de música, de videojogos e, especialmente, de computadores. Mas tinha algo de diferente face aos demais: a sua paixão pela religião, pela igreja e por todos os temas relacionados com a fé cristã. Além disso, e isto talvez seja, quanto a mim, o mais relevante na sua pessoa, Carlo era um rapaz desprendido dos bens materiais, que procurava ajudar os mais pobres e os animais, demonstrando, portanto, ser uma pessoa altamente altruísta.
Contudo, aos 15 anos, foi-lhe diagnosticada uma leucemia fulminante. Mesmo doente, Carlo parecia preocupar-se mais com aqueles que o rodeavam do que consigo mesmo. Após a sua morte, em 2006, tornou-se popular e acabou por servir de exemplo para tantos outros jovens.
Não sendo esya uma banda desenhada excecional, nem nada que se pareça, há que admitir que este livro cumpre bem os seus pressupostos de ser uma leitura leve e didática que procura, de certa forma, evangelizar ou, caso isso seja um exagero da minha parte, há que admitir que, pelo menos, o livro procura influenciar positivamente os jovens e crianças que, eventualmente, pegarão no livro.
Sou sempre um pouco cético face a obras que têm como primeiro intuito conquistar de forma panfletária os leitores. E ainda mais quando o lançamento de obras vai à boleia de a vinda de um Papa a Portugal. No entanto, se Carlo Acutis – Um Santo para a Juventude o faz, não opta por uma abordagem demasiado evangélica. Ao invés, procura apenas demonstrar quem foi Carlo Acutis e de que forma a sua vida teve (tem e terá) relevância para tantas pessoas espalhadas por esse mundo fora. Abordagem essa que me agrada mais.
E também em termos de desenho, este é um livro que, mais uma vez, cumpre bem, sem deixar ninguém maravilhado. Mesmo assim, há que dizer que a arte de Russo é bastante eficiente. Por vezes, pareceu-me que, em termos de planificação, o relato visual fica algo confuso sem necessidade - e com demasiado texo - e que, nas ilustrações com mais detalhes, certos pormenores careçam de melhor tratamento. Porém, também é verdade que, numa ou noutra prancha, o autor até se consegue transcender dando-nos algo um pouco mais relevante, do ponto de vista imagético.
Há que ter em conta que se trata de um livro mais direcionado para um público mais juvenil.
A edição da ASA é em capa dura brilhante, com bom papel brilhante, boa encadernação e boa impressão.
Em suma, este é um livro que procura catequizar um pouco os leitores - especialmente os jovens que o lerão - enquanto nos oferece uma biografia ligeira, que se lê bem, da vida de um jovem tão peculiar e especial como Carlo Acutis. Está longe de ser um livro extraordinário, mas confesso que estava à espera de algo com menos qualidade. Cumpre.
NOTA FINAL (1/10):
5.5
Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020
-/-
Carlo Acutis: Um Santo para a Juventude
Autores: De Prévauz e Russo
Editora: ASA
Páginas: 48, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 32 x 24 cm
Lançamento: Julho de 2023
Sem comentários:
Enviar um comentário