Tanto quanto sei, ninguém em Portugal recebe qualquer dinheiro para ser criador de conteúdos sobre banda desenhada. E isto é uma nota importante para abrir este artigo, pois não devemos perder de vista que, não estando a função de "criador de conteúdos" profissionalizada, não podemos, por uma questão de honestidade intelectual, esperar que o trabalho dos criadores de conteúdo sobre banda desenhada seja profissional. Talvez um dia isso possa vir a acontecer... mas não creio que estejamos perto desse dia.
Ora, posto isto, e não obstante o que acabei de escrever acima, a verdade é que, mesmo não sendo profissionais, os criadores de conteúdo merecem as minhas vénias pela sua dedicação, pelo seu trabalho e pelo seu esforço. Afinal de contas, se alguém tem um espaço onde escreve ou fala sobre banda desenhada, fá-lo por amor à 9ª arte, promovendo-a e divulgando-a da melhor forma que o consegue fazer.
Tenho, pois, um enorme respeito por todos aqueles que, como eu, o fazem. Isto dá muito trabalho, acreditem. Acompanhar o que se passa, preparar esse conteúdo, redigir texto, editar vídeo, ler tanto as obras que amamos como aquelas com que não nos identificamos tanto... dá muito trabalho. Exige entrega à causa. Mas estou ciente - e isto não é uma opinião minha, mas o somatório de dezenas (ou centenas?) de opiniões de quem nos segue - que este tipo de conteúdos criados ajuda os interessados em banda desenhada a tomarem conhecimento das novidades editoriais, por um lado, e a procurarem ajuda para o processo de escolha sobre que banda desenhada comprar, por outro.
Mas, então, qual a razão para que este TOP 10 seja aqui feito, perguntar-me-ão? Bem, faço-o por duas razões.
A primeira é porque muita gente já me tem perguntado se eu sigo outros blogs, sites, páginas de instagramers, etc, que falem sobre BD. A resposta é: "sim, sigo". Nem sempre quanto gostaria, pois o tempo não dá para tudo, mas vou vendo o que por aí se faz. E acho que, também nesta vertente, o "setor" nacional da banda desenhada - se é que lhe posso dar esse nome - tem evoluído. Há 10 anos eram pouquíssimos os sites que se dedicavam a falar sobre BD. Hoje em dia, isso mudou muito, o que também é sinal do bom momento que vivemos. E, repito, não sendo um trabalho profissional, cada vez vai parecendo mais que é profissional. Temos conteúdos diversos e para todos os gostos. Em texto, em formato físico ou digital, em vídeo e até em formato de rádio/podcast. Só ainda não estamos, por agora, na televisão.
A segunda razão pela qual faço este TOP 10 é porque também gosto de dar uma palavra de apreço aos meus colegas/amigos/conhecidos que fazem um trabalho mais ou menos parecido com o meu e acho que é importante que aqueles que aqui me seguem possam tomar contacto com o seu trabalho. Todos importam e quantos mais, melhor!
Como todos os TOPs que aqui vos apresento, este é apenas mais um que é baseado nos meus gostos pessoais. Nada do que eu digo é ou deve ser encarado como lei. Vale o valor que lhe quiserem atribuir. No meu caso concreto, quando navego por essa internet fora, eu procuro duas coisas: saber quais as novidades e conhecer opiniões, tão fundamentadas quanto possível, sobre o maior número possível de obras. Normalmente, prefiro conteúdos em texto do que em vídeo ou podcast, pois assistir a vídeos ou ouvir podcasts consome muito tempo, mas não digo que não goste de ouvir ou ver um vídeo, claro.
Ainda antes de vos apresentar quais são os meus criadores de conteúdos, permitam-me duas ressalvas:
1) O site OtakuPT é, quanto a mim, o melhor site sobre mangá em Portugal. Decidi não incluí-lo nesta lista porque, enquanto leitor de banda desenhada mundial, considero o OtakuPT demasiadamente específico em mangá. Bem sei que os excelentes vídeos e artigos do Hélder Archer também abordam, por vezes, outras obras de origem mais americana ou europeia, mas diria que as suas grandes qualidades são relativas ao mangá. Sempre que quero saber algo sobre mangá, é ao OtakuPT que recorro. Como é muito específico, não aparece neste TOP. Mas a julgar pela sua qualidade, poderia estar nos primeiros lugares.
2) Há dois sites que, nos seus tempos áureos, também entrariam facilmente para os lugares cimeiros do meu TOP 10: o Bandas Desenhadas e o Leituras de BD. O Bandas Desenhadas era uma autêntica "bíblia" sobre BD, tendo imenso conteúdo pertinente. Eu chamava-o de "wikipedia nacional de BD", mas infelizmente parou a sua atividade há coisa de um ano, o que me deixou bastante triste, pois achava-o dos melhores projetos do género em Portugal. Já o Leituras de BD, de Nuno Amaro, embora não tenha oficialmente encerrado portas, está quase parado, com muita pena minha. As opiniões do Nuno Amaro sempre foram algo polémicas para alguns, mas sempre apreciei a sua desfaçatez e coragem na sua forma de estar. E uma coisa que nem muita gente sabe é que o Leituras de BD foi uma grande referência para mim, ainda antes de eu imaginar criar o Vinheta 2020. Gostava, pois, que o site voltasse à mesma assiduidade que já teve em tempos, mas, como já disse, compreendo perfeitamente que todos nós temos uma vida além da banda desenhada - que não nos paga para o que fazemos - e, portanto, por vezes temos que deixar paixões para trás.
Portanto, feitas as ressalvas, eis, mais abaixo, os meus sites preferidos de banda desenhada, que vos aconselho a conhecer:






.jpg)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)

.png)
.png)















.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)