quinta-feira, 27 de maio de 2021

Comparativo: Peter Pan, de Loisel, pela Booktree e pela ASA


Tal como fiz na edição do primeiro tomo, Londres, da presente coleção Peter Pan, da autoria de Régis Loisel, que a ASA tem estado a editar em parceria com o jornal Público, desta vez faço um comparativo entre as edições do tomo 3, Tempestade, que foram lançadas em Portugal, quer pela extinta editora Booktree, quer, agora, pela ASA.

Quem já leu o comparativo entre as edições da Bertrand e a ASA, saberá que esta nova edição, que a ASA nos apresenta, tem um formato maior. Assim, tal como na versão dos 2 tomos publicados pela Bertrand, os dois tomos que a Booktree publicou, também tinham um formato mais pequeno do que a nova edição da ASA. E também as capas tinham uma moldura em verde que, na edição da ASA foram (bem) retiradas. As capas - especialmente a partir deste tomo 3 - ficam verdadeiramente maravilhosas e qualquer moldura que lhes retire dimensão, tira-lhes destaque. Portanto, boa escolha, ASA.

Além disso, também as páginas de guarda da versão da Booktree tinham uma ilustração. Na nova versão da ASA, essas páginas passaram a ser a azul, apenas. A meu ver, teria sido melhor ter deixado ficar estas as ilustrações nas páginas de guarda.


Porém, o título e os créditos são mais bonitos e atuais nesta nova versão da ASA. Embora na versão anterior também fossem agradáveis.



As edições da Bertrand e da Booktree são, aliás, muito semelhantes entre si. Talvez porque a Booktree agarrou a série a meio e tentou continuá-la no exato ponto em que tinha sido cancelada.

No entanto, verifico que, em termos de cores, a edição da Booktree está mais bem conseguida do que a da Bertrand e que, por esse motivo, se aproxima mais da edição atual da ASA. Assim, ao contrário da edição da Bertrand, que apresentava cores mais escurecidas, isso não se verifica na edição da Booktree.

E quando se colocam, lado a lado, as edições da Booktree e da ASA, as diferenças mal se fazem notar. Ora, vejam lá:




Se a edição ASA superou claramente a edição da Bertrand e até estava a "ganhar" à edição da Booktree, há, todavia, uma ausência na edição da ASA que é bastante lamentável. 

É que, ao contrário do livro da Booktree que contava com um generoso caderno de extras com esboços de Loisel, o único extra da edição da ASA é mesmo a biografia, comum a todos os livros.

Compreendo que a ASA tenha querido uniformizar todos os livros e que talvez não fizesse sentido ter um livro, a meio da série, com extras, enquanto os outros não os tinham. 

Ainda assim, tratando-se da arte miraculosa de Loisel, é com pena que verifico que os fantásticos esboços que apresento abaixo, que figuram na edição da Booktree, não aparecem nesta nova edição da ASA, em parceria com o jornal Público.

Será que o sexto e último volume reunirá estes extras? Seria muito bom que isso acontecesse. Mas não tenho, até agora, qualquer confirmação da editora nesse sentido.

Convido-vos, agora, a observarem os fantásticos esboços que o Tomo 3, A Tempestade, publicado pela Booktree, contém:












3 comentários:

  1. Interessante. Muito bom! Embora também com algum atraso, espero publicar um comentário às legendas e ao português usado no 3º álbum de "Peter Pan". https://pensaofinezas.blogs.sapo.pt/peter-pan-de-regis-loisel-6558

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João. Muito obrigado pelo seu comentário. Irei espreitar o seu artigo, certamente.

      Eliminar
  2. Interessante. Muito bom! Embora também com algum atraso, espero publicar um comentário às legendas e ao português usado no 3º álbum de "Peter Pan". https://pensaofinezas.blogs.sapo.pt/peter-pan-de-regis-loisel-6558

    ResponderEliminar