quinta-feira, 6 de maio de 2021

Lançamento: Gus #1 - Nathalie



Porque 2021 é claramente o ano dos westerns, no que ao lançamento de banda desenhada em Portugal diz respeito, já se encontra nas lojas a nova aposta da editora Gradiva: Gus, da autoria de Christophe Blain!

Mesmo assim, este é um western de estilo e forma bem diferente em relação às outras propostas que têm chegado ao nosso país.

Fiquem, abaixo, com a sinopse da obra e imagens promocionais.

Gus #1 - Nathalie, de Christophe Blain

Em Gus, Christophe Blain conduz o leitor numa viagem pelo faroeste profundo assistindo às suas lutas, frequentando os seus saloons, ouvindo os tiros dos revólveres, acompanhando os seus xerifes, mas fazendo-o ao jeito de um filme de Bacri-Jaoui ou de Woody Allen. 

Através de histórias quotidianas, Chistophe Blain retrata em cada volume todo este ambiente tendo como fio condutor as peripécias amorosas de Gus. 

Pequenos mal-entendidos e o dia-a-dia de um cowboy contados com um humor irresistível, são o ingrediente quimérico que faz de Gus uma autêntica surpresa editorial. 

Christophe Blain realiza, assim, com Gus um dos seus grandes sonhos – imaginar um faroeste à sua maneira.

«Com esta publicação de Gus, de Christophe Blain, a Gradiva retoma, destacando-se da atual enchente de publicações comerciais e menores, uma ligação contemporânea com o melhor que a BD franco-belga tem para oferecer ao nosso público mais exigente. Verdadeiro sucessor do in­comparável Lucky Luke, Gus constitui a melhor homenagem possível ao génio gráfico de Morris. 
Sarcasmo, humor negro e poesia, em desenho de inexcedível elegância, recriado no respeito pela identidade, pela originalidade e pela herança criativa do grande mestre. Gus terá lugar cativo em qualquer colecção criteriosa de banda desenhada, agora na nossa língua. Retomamos, com a sua publicação, a nossa relação antiga, culta e exigente com as mais refinadas expressões da banda desenhada europeia. Obrigado, Gradiva.»
Do Prefácio de Sérgio Sousa Pinto

-/-

Ficha técnica
Gus #1 - Nathalie
Autor: Christophe Blain
Editora: Gradiva
Páginas: 80, a cores
Encadernação: Capa dura
PVP: 16,50€

4 comentários:

  1. Viva Hugo, tive a oportunidade de ler "Gus" na edição inglesa que reúne os 2 volumes num formato "reduzida" (da First Second) e não posso deixar de recomendar esta belíssima obra de Christophe Blain em "episódios" encenada no velho oeste. Mais do que western são histórias de amor e amizade que se entrecruzam entre momentos presentes e "flashbacks", tudo ambientado num fino humor inteligente e subtil evidenciado pelo desenho de Blain. A ler, sem dúvida...
    NOTA: Gostaria de fazer uma chamada de atenção aos editores da Gradiva para repensarem o selo da chancela BD que é extremamente deselegante e invasivo graficamente, prejudicando a a arte principal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António! Ainda não tive oportunidade de ler nenhum Gus mas conheço a banda desenhada e como ela tem a sua personalidade própria. Estou curioso com esta obra. Relativamente ao logótipo da Gradiva, concordo que não é bonito e que está muito ultrapassado em termos estéticos.

      Eliminar
  2. Parece a febre dos western ou quase nao ha ou ha em demasia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Talvez seja "o que está a dar", nesta altura? :P

      Eliminar