segunda-feira, 3 de maio de 2021

Análise: Descender - Série Completa

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio


Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio
Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen

Já andava para ler há bastante tempo esta série da autoria de Jeff Lemire e Dustin Nguyen. Tendo esperado para que a mesma se encontrasse fechada, li agora, e sem pausas, os seis volumes que compõem Descender que, em Portugal foram editados pela G. Floy Studio.

Esta história de ficção científica passa-se num universo futurista povoado por numerosos planetas. E depois de, passados dez anos, ter acontecido uma invasão de robots do tamanho de planetas, os "Colectores", que devastaram toda a galáxia e dizimaram milhões de humanos, um jovem andróide chamado TIM-21 acorda isolado de qualquer forma de vida. Por essa altura, decorridos os tais 10 anos do ataque dos máquinas gigantes, já os robots passaram a ser proibidos, destruídos ou procurados enquanto foras-da-lei. Mas quando inúmeras fações desobrem que TIM-21 possui no seu ADN mecânico o segredo dos Colectores, este pequeno robot que fora concebido enquanto robot de companhia, transporma-se na máquina mais procurada por todos. Entretanto a história vai avançando, com o argumentista Jeff Lemire a saber dosear alguns momentos marcantes que, no final de cada um dos volumes, funcionam como cliff hangers para prender o leitor. À medida que a narrativa se desenrola, tudo caminha para que haja uma guerra total entre todas as fações e que irá opor as máquinas contra os humanos.

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio
Este é um universo muito bem encetado pelo autor canadiano Lemire que, em Descender, sabe lançar-nos várias questões sobre como seria (ou como será?) um universo em que as máquinas tão desenvolvidas começam a tornar-se sentientes, com consciência de si mesmas e até com sentimentos, o que poderá ser uma ameaça para a humanidade. É verdade que a ideia já foi explorada várias vezes noutros meios, mas o célebre autor parece querer levar-nos por um novo caminho. Nesta grande saga, é levantada a questão da ética de homens para máquinas. E mesmo que as máquinas tenham sido pensadas para ajudar os homens, fazendo o seu trabalho, abre-se-nos toda uma nova dimensão de análise, se pensarmos que o facto destas máquinas, tão desenvolvidas, terem adquirido pensamento próprio, as levaria a travar com a humanidade uma guerra baseada num conflito de valores. Porque, afinal de contas, ser-se inteligente e escravo em simultâneo não é algo congruente e, logicamente, as máquinas começariam a rebelar-se. É esta a premissa principal que Lemire nos oferece neste épico Descender

Tendo em TIM-21 a personagem principal de toda esta saga, é justo dizer que o autor foi muito feliz na introdução de TIM-22 que funciona como nemésis de TIM-21, mostrando-nos um outro lado, totalmente inverso, em relação à forma como um robot com uma sensibilidade e inteligência emocional tão desenvolvida, poderia funcionar.

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio
Onde Jeff Lemire se perdeu um pouco foi na tentativa de tentar criar um universo (demasiado) complexo, colocando muitas coisas na sua “panela” narrativa, que acabam por retirar foco e atenção à história principal. Ponho as coisas desta forma: se olharmos bem para a narrativa destes 6 livros, até estamos perante uma história mais do que linear. Senão vejamos: existe um robot que tem no seu ADN mecânico os segredos dos Colectores, os enormes robots que, sendo autênticos colossos, podem ser usados como poderosas máquinas de guerra. E depois de se descobrir este pequeno grande segredo, todas as fações vão atrás deste pequeno andróide. Assim, embora existam 3 narrativas principais: a de TIM-21; a de Telsa e Quon; e a de Andy, o irmão de TIM-21, que se faz acompanhar da sua namorada Effie, de Broca e de Bandit. É lógico que todas estas personagens têm alguma relevância para a história. Mas creio que teria sido mais bem conseguido se existissem menos personagens mas melhor trabalhadas. Acaba por me parecer que Lemire se desvia um pouco da premissa principal.

Acho também – embora isto já seja uma observação bem mais pessoal – que toda esta narrativa de homem vs máquina e da relação entre ambos poderia muito bem ter sido ambientada no planeta Terra, numa realidade temporal mais próxima, em vez de num conjunto algo denso de planetas que, mais uma vez, parecem ser utilizados pelo autor mais para construir um universo narrativo do que, propriamente, para servir a narrativa principal. 

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio
Todo o conjunto de planetas são mais uma distração do que um verdadeiro plus. Talvez até seja por isso que em cada um dos livros os autores se tenham visto forçados a colocarem um Atlas dos Planetas Principais do Conselho Galáctico Unido que mais não é do que uma cábula para ajudar o leitor a não se perder. Todos estes nomes de planetas, de espécies, são algo dispensáveis para a história principal. 

Percebo a tentativa de tentar apelar a um conjunto de leitores fãs de obras como Bladerunner, Star Wars, 5º Elemento ou Star Trek. Se bem que, a referência que, a meu ver, está mais presente em Descender é mesmo o clássico de cinema Terminator por colocar em oposição o homem contra a máquina. Já para não falar que a capa do 5º volume parece um cartaz (ou homenagem) à célebre saga de James Cameron, protagonizada por Arnold Swarzenegger. E, lá está, não foi por se passar no planeta Terra apenas que essa história não foi marcante. Obviamente que compreendo que Jeff Lemire tenha procurado a sua própria história e certamente não quereria fazer outro Terminator mas insisto que toda a saga espacial da narrativa foi exatamente o que me fez não ficar tão agarrado à história. 

Porque o seu suco é mesmo o desenvolvimento relacional das máquinas, a criação de laços e o que distingue, no fim de contas, o homem da máquina. Foi isso o que mais gostei em Descender. E isso é muito bem explorado por Jeff Lemire. Mas lamento que o autor e a história tenha enverederado para demasiadas ramificações e subplots

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio
Assinalo ainda que, até ao quarto volume, eu estava muito maravilhado com a história que me estava a ser contada. Mas, infelizmente, a partir daí, parece-me que a narrativa fica um bocado all over the place e que Jeff Lemire não é capaz de agarrar convenientemente a premissa nuclear do conto futurista que racional e inteligentemente criou. A partir do quinto volume, até ao sexto, parece haver um urgência do autor em finalizar a história. Mas poderia fazê-lo de forma mais marcante, na minha opinião.

Destaque positivo para alguns momentos narrativos que considerei muito bons: quando, no segundo volume, e através de vários flashbacks, voltamos atrás no tempo, percebendo a importância que TIM-21 teve na vida de Andy, são-nos dadas sequências muito boas. Quer em termos de texto, quer em termos de ilustração, com Nguyen mais inspirado do que nunca. E, também, no quarto volume, quando a ação é-nos dada de forma tripartida, qual circo de 3 pistas, mostrando-nos a luta de TIM-21 e TIM-22, o romance entre Andy e Effie e a fuga de Telsa e Quon, estamos perante uma sequência fantástica!

A arte de Dustin Nguyen é extremamente marcante e bela, conferindo a esta série um estilo muito próprio e personalizado que faz com que seja facilmente reconhecível só por folhearmos as páginas. O autor teve a brilhante ideia de apresentar um estilo de traço fino, baseado no esquisso, mas que deixa as linhas guias sobrepostas e visíveis. Como depois aplica as cores através de suaves aguarelas, ficamos com um resultado muito bonito que, quase sempre, funciona muito bem. Parecem, pois, ilustrações futuristas por um lado mas, ao mesmo tempo, igualmente clássicas devido à forma, a lembrar pintura antiga, com que são coloridas. Certos fundos das ilustrações apresentam uma textura que fazem com as que as mesmas tenham uma aura artesanal. O resultado acaba por ser raro e original. 

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio
A conceção gráfica das personagens também merece menção. De facto, as personagens de Descender são bastante originais, havendo desde figuras humanas, a robots de todas as formas e feitios e personagens mais monstruosas no aspeto. Tudo executado com bastante criatividade e com cores frias que assentuam o cariz sintético de uma obra futurisa, de ficção científica onde as máquinas são preponderantes. Porém, devo dizer que, na minha opinião, o estilo adotado por Nguyen não funciona tão bem em cenas de ação e luta. Aí, o tal traço simplista e as cores em aguarela tornam-se muito difusas, não ficando muito claro o que está a acontecer. Diria que é o único calcanhar de Aquiles da obra em termos ilustrativos. Porque, fora isso, é uma obra espetacular em tantos momentos.

A boa edição da G. Floy Studio mantém-se constante ao longo dos 6 volumes. Capas duras, papel brilhante de boa qualidade e um bom grafismo fazem com que a série seja muito apelativa no cômputo da edição. Uma nota positiva deve ter ser dada à editora por ter completado a série. Além disso, aqueles que ficaram/ficarem fãs da série têm uma boa notícia: é que, ainda neste mês de Maio, deverá chegar-nos Ascender, dos mesmos autores, continuando a história aqui iniciada, tal como já tinha sido revelado aqui no Vinheta 2020.

Em suma, esta é uma saga grandiosa e megalómana que nos leva a um mundo futurista onde máquinas passaram a ter consciência de si mesmas e operam uma enorme guerra contra a humanidade. Cheia de momentos marcantes e de uma ótima ilustração por parte de Nguyen, acho que a história poderia ser mais bem conjuntada em si mesma, não divagando para tantas subplots de outras personagens. Não obstante, também é verdade que Lemire sabe prender o leitor a esta inteligente e oportuna trama e, por esse motivo - e mais uns tantos - é uma leitura que se recomenda.


NOTA FINAL (1/10):
8.8



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio

Fichas técnicas
Descender Vol. 1 – Estrelas de Lata
Autores: Jeff Lemire e Dustin Nguyen
Editora: G. Floy Studio
Páginas: 152, a cores
Encadernação: capa dura
Lançamento: Fevereiro de 2018

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio

Descender Vol. 2 – Lua Máquina
Autores: Jeff Lemire e Dustin Nguyen
Editora: G. Floy Studio
Páginas: 136, a cores
Encadernação: capa dura
Lançamento: Julho de 2018

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio

Descender vol. 3: Singularidades
Autores: Jeff Lemire e Dustin Nguyen
Editora: G. Floy Studio
Páginas: 120, a cores
Encadernação: capa dura
Lançamento: Fevereiro de 2019

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio

Descender Vol. 4 – Mecânica Digital
Autores: Jeff Lemire e Dustin Nguyen
Editora: G. Floy Studio
Páginas: 120, a cores
Encadernação: capa dura
Lançamento: Agosto de 2019

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio

Descender vol. 5: Ascensão das Máquinas
Autores: Jeff Lemire e Dustin Nguyen
Editora: G. Floy Studio
Páginas: 118, a cores
Encadernação: capa dura
Lançamento: Janeiro de 2020

Descender – Série Completa, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen - G. Floy Studio

Descender vol. 6: A Guerra das Máquinas
Autores: Jeff Lemire e Dustin Nguyen
Editora: G. Floy Studio
Páginas: 160, a cores
Encadernação: capa dura
Lançamento: Julho de 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário