quinta-feira, 26 de maio de 2022

Uma adaptação para BD de Fernando Pessoa prepara-se para ser lançada!



Mário André, autor de A Implosão, prepara-se para lançar, em edição de autor, o seu mais recente trabalho. Trata-se de uma adaptação de uma nova de Fernando Pessoa e intitula-se O Caso do Quarto Fechado.

O lançamento será feito no próximo dia 29, pelas 15h, no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Simultaneamente será lançado o fanzine “Doce Emese Canibal”/WARS do mesmo autor e que será oferecido na compra de cada um dos seus livros.

Mais abaixo deixo algumas imagens promocionais e o texto que acompanha o lançamento deste livro.

O Caso do Quarto Fechado, de Mário André
Numa altura em que é lançada a biografia mais completa de Fernando Pessoa a apresentação desta novela policiária poderá ser a “ponte” para o conhecimento mais alargado da obra do artista em que as novelas policiárias representam o seu lado menos divulgado. 

Dr. Abílio Quaresma, o Decifrador, um médico “sem clinica e decifrador de charadas da vida real”. Personagem criada por Pessoa há cerca de cem anos (1988-1935), protagonista de novelas policiárias desenvolvidas pelo famoso poeta; um género muito popular nas primeiras décadas do séc.XX, e que era secretamente seu favorito. 

A escrita das mesmas deu-se durante várias décadas, num conjunto de treze contos – uns mais concluídos e longos do que outros, nos quais a personagem central foi transformada em figura complexa, digna do seu panteão de alter egos.
Em “O caso do quarto fechado”, Quaresma é chamado a consultar um cenário perplexante, onde está em causa o suicídio aparente mas difícil por degolação, por alguém cuja personalidade ninguém suspeitaria capaz de tal, num quarto fechado por dentro. Esta adaptação para BD é o volume inicial de um conjunto de novelas policiárias da autoria de Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, cara Camila. Envie, por favor, um email para vinheta2020@gmail.com e eu enviar-lhe-ei, depois, o contacto para encomendar o livro. Obrigado.

      Eliminar