De todas as centenas, ou melhor, milhares de livros de banda desenhada que já li na minha vida, os 9 volumes que compõem Armazém Central, da autoria dos autores Régis Loisel e Jean-Louis Tripp, estão entre os meus preferidos de sempre!
Esta é uma história maravilhosa sobre a vida e as pequenas (grandes) insignificâncias que a tornam humana. Que fazem de nós animais racionais e emotivos. Uma obra-prima da banda desenhada mundial que, finalmente, é integralmente publicada em Portugal pela Arte de Autor.
Estou muito feliz por isto! Um bem-haja à editora!
E como se isto não fossem já notícias maravilhosas, relembro que este livro terá direito a apresentação, com a presença do autor Tripp, no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja como, aliás, já dei conta aqui.
Abaixo deixo-vos com a sinopse de cada um dos volumes que compõem este último livro duplo da série. Nota ainda para o facto deste livro incluir um álbum fotográfico como extra.
Abaixo deixo-vos com a sinopse de cada um dos volumes que compõem este último livro duplo da série. Nota ainda para o facto deste livro incluir um álbum fotográfico como extra.
Armazém Central #8 e #9 - Les Femmes e Notre-Dame-des-Lacs, de Loisel e Tripp
Les Femmes
Novamente Inverno. Depois do Charleston, trazido de Montreal por Marie, ter varrido Notre-Dame-des-Lacs como uma fúria, os homens regressaram finalmente à floresta para trabalhar durante toda a estação fria. A calma pode finalmente regressar à aldeia. Mas nada diz que será por muito tempo... Porque Marie, depois de ter partilhado a sua cama com Ernest e o seu irmão Mathurin, descobre que está grávida, sem saber realmente quem é o pai - ela que sempre se achou estéril!
Entretanto, Réjean, o jovem padre da aldeia, refugiou-se em casa de Noël, está tão perturbado pelas suas questões íntimas e existenciais que já não é capaz de desempenhar o seu serviço religioso. Os fanáticos da aldeia entram em pânico! Até se fala em ir ao bispo! Aonde é que tudo isto vai levar?
Acabou-se o presidente da câmara, acabaram-se os sacerdotes, as danças selvagens, os amantes que vivem em pecado e os filhos sem pai... Não será isto simplesmente o sinal de uma maldição desencadeada em Notre-Dame-des-Lacs?
Já não há presidente da câmara em Notre-Dame-des-Lacs, quase não há padre, Marie grávida de um pai que ninguém conhece, e as mulheres da aldeia num frenesim de compras como nunca antes se viu...
O mundo foi para o inferno, lá em baixo na zona rural do Quebeque? É este o trabalho do diabo, o início do fim?
Não, claro que não, porque o que permeia cada imagem, cada cena, cada diálogo e cada personagem neste espectacular desfecho sob a forma de uma apoteose alegre é a felicidade!
Loisel e Tripp tiveram obviamente um grande prazer em concretizar o destino de cada um dos protagonistas desta história com um humor irresistível, ao longo de alguns meses em 1928, quando passamos da neve profunda para o calor do Verão, tendo como pano de fundo o regresso dos homens da sua campanha.
Aprendemos, entre muitas outras surpresas, o que acontece ao barco do velho Noël, o que atormentou tanto o jovem padre Réjean, ou o que esteve por detrás da inesperada gravidez de Marie...
Aprendemos, entre muitas outras surpresas, o que acontece ao barco do velho Noël, o que atormentou tanto o jovem padre Réjean, ou o que esteve por detrás da inesperada gravidez de Marie...
E a aldeia de Notre-Dame-des-Lacs, no final deste final febril, celebrado como deveria ser por uma grande fogueira do Dia de Verão, entra por sua vez na modernidade.
-/-
Ficha técnica
Armazém Central #8 e #9 - Les Femmes e Notre-Dame-des-Lacs
Autores: Régis Loisel e Jean-Louis Tripp
Editora: Arte de Autor
Páginas: 194, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 227 x 302 mm
PVP: 37,00€
Prepara-se para publicar? Já publicou isso sim.
ResponderEliminarCaro José, embora o último livro da série já esteja disponível em pré-venda no site da editora, a verdade é que o livro só será oficialmente lançado no próximo fim de semana no Festival de BD de Beja. Portanto, sim, "prepara-se para lançar".
EliminarViva. Não querendo de forma alguma entrar em polémicas estéreis, eu já o tenho em casa desde a semana passada. Por isso já lançou a coleção toda. quando se diz "prepara-se para lançar" é porque está para lançar os 4 integrais. Quem ler pensa que ainda não os pode adquirir, o que não é verdade. Desde a semana passada que já está lançada na totalidade a coleção do Armazèm Central" . Como é bom de ver é o tempo verbal que empregou que não está correto. Forte abraço.
ResponderEliminarCaro José, percebo o que diz e, de facto, tem razão. No entanto, quando digo que a Arte de Autor se prepara para lançar na íntegra, refiro-me ao último livro que só será lançado oficialmente no próximo fim-de-semana. O facto da editora ter começado a pré-vender o último livro antes do seu lançamento oficial, é que gerou uma certa confusão. Mas farei uma ressalva no texto. Obrigado.
EliminarÉ tudo uma questão de semântica ou de datas como preferirem.
ResponderEliminarUm abraço a todos👍✌
É isso, sim! Forte abraço
Eliminar