quarta-feira, 4 de maio de 2022

Matteo é mais outra das séries integralmente publicadas em Portugal!



E aí está! Num período mais que bom da publicação de banda desenhada em Portugal, há mais uma série que fica integralmente publicada em português!

Falo de Mattéo, da autoria de Gibrat, que, com o lançamento deste quinto tomo pela Ala dos Livros, fica totalmente publicada em português!!! Recordo que os primeiros dois tomos haviam sido publicados pela extinta editora Vitamina BD. Mas desde que, em 2020, a Ala dos Livros pegou nesta série, publicando-a a partir do terceiro tomo, foi lançando um volume por ano até chegar ao seu fim.

Bem e não sei se podemos falar em "fim" porque, tecnicamente, a série ainda não está fechada pelo seu autor. No entanto, quando falo em "publicação integral em português", quero dizer que todos os álbuns que já foram lançados até esta parte, na edição original em francês, se encontram editados em português. E isso são boas notícias e algo que há uns anos não era muito comum por cá.

Além de que esta é uma série de que gosto muito e, portanto, felicito a editora pela aposta! 

Abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e algumas imagens promocionais.

Mattéo - Quinta Época, de Jean-Pierre Gibrat

Em Alcetia, Espanha, instalado em casa do maior latifundiário da região, Mattéo parece disposto a tudo para libertar Amélie, a quem os nacionalistas haviam capturado. 

Entretanto, e à medida que a Guerra Civil Espanhola caminha, de forma dramática, para o seu fim, o inimigo ganha terreno, estando cada vez mais próximo da posição ocupada por Mattéo e pelos seus companheiros.

Conseguirá Mattéo regressar a Collioure? A que preço?

Quinto volume da série assinada por J. Pierre Gibrat, Mattéo - Quinta Época, narra-nos o destino singular de um homem que, da Guerra de 14 à Segunda Guerra Mundial, passando pela Revolução Russa, a Frente Popular e a Guerra de Espanha, atravessará as primeiras décadas do século XX, uma época marcada por conflitos tumultuosos…

-/-
Ficha técnica
Mattéo - Quinta Época - (Setembro de 1936 – Janeiro de 1939)
Autor: Jean-Pierre Gibrat
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
PVP: 21,00€

4 comentários:

  1. Como refere esta é uma obra espectacular. tem conhecimento da intenção da Ala dos Livros de reeditar os 2 primeiros volumes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na última vez que falei com o editor a esse propósito, foi-me dito que nenhuma das opções (a de publicar os dois primeiros tomos ou não) estava fechada. Estou em crer que, se os tomos 3, 4 e 5 venderem bem talvez haja publicação. Mas vamos ver.

      Eliminar
  2. Ia comentar exactamente o mesmo uma vez que esta é uma das séries que foi "retomada" e nunca republicada integralmente. Para se falar em série integral a editora tem que assumir TODA a série e não apenas parte. Seria bom que a Ala dos livros repensasse o caso...

    ResponderEliminar