Parece ser o ano de Keum Suk Gendry-Kim em Portugal! Até há umas semanas não havia nenhuma obra desta autora publicada por cá mas, em poucos meses, os leitores portugueses de banda desenhada passarão a ter 3 obras disponíveis da autora coreana!
Primeiro foi a Levoir que lançou na sua coleção de Novelas Gráficas a obra Alexandra Kim, Filha da Sibéria. A mesma editora avançou também que lançará nos próximos meses a obra A Árvore Despida.
Mas antes disso, teremos, pelas mãos da editora Iguana, a obra A Espera! "Não há fome que não dê em fartura", como muitas vezes se diz.
Este novo livro deverá chegar às livrarias no próximo dia 20 de Novembro.
Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.
A Espera, de Keum Suk Gendry-Kim
Gwijá tem noventa e dois anos e vive na Coreia do Sul.
Após sete décadas de espera, ainda mantém o desejo de reencontrar o filho mais velho, de quem se separou quando seguia numa coluna de refugiados que fugiam do norte da Coreia. Gwijá teve de parar para amamentar a filha bebé e perdeu o marido e o filho no meio da multidão.
Agora, num encontro organizado pela Cruz Vermelha, a sua amiga Jeong-Sun reencontra a irmã mais nova, após sessenta e oito anos de separação.
Gwijá só deseja ter a mesma sorte e voltar a encontrar o filho.Em 1950, a Guerra da Coreia separou famílias inteiras, que ficaram de lados opostos de uma fronteira intransponível. A partir das entrevistas que Keum Suk Gendry-Kim conduziu e dos vários testemunhos que reuniu (entre eles, o da própria mãe), o livro A Espera reconstrói o trauma familiar causado pela divisão da Coreia e pela guerra, e as suas dolorosas consequências.
Premiado com o Prix BDGest de melhor novela gráfica da Ásia, A Espera explora o trauma geracional causado pela separação forçada das famílias durante a divisão entre a Coreia do Norte e do Sul.
Com alguns traços autobiográficos, Keum Suk Gendry-Kim reconstrói a difícil realidade vivida pelo rebentar da guerra, a fuga de milhares de refugiados para sul e a subsequente espera, muitas vezes eterna, pelo reencontro com os familiares perdidos nessa fuga.Considerada BD do ano pelo The Washington Post, Forbes e Publishers Weekly.
«Há um imediatismo, uma intimidade, que emerge destas pranchas, que mostram a memória e o trabalho artístico como processos inacabados. Gendry-Kim sugere que nada está fixo.»
«Há um imediatismo, uma intimidade, que emerge destas pranchas, que mostram a memória e o trabalho artístico como processos inacabados. Gendry-Kim sugere que nada está fixo.»
LOS ANGELES TIMES
«Keum leva o leitor para alguns dos compartimentos mais inacessíveis do coração humano, lugares que estão praticamente fechados à maioria dos visitantes - e, no entanto, fá-lo quase casualmente, a economia severa dos seus desenhos não servindo de guia para o poder emotivo duradouro que contêm. Que talento!»
THE GUARDIAN
A Espera
Autora: Keum Suk Gendry-Kim
Editora: Iguana (Penguin Random House)
Páginas: 248, a preto e branco
Encadernação: Capa mole
Formato: 17 x 24 cm
PVP: 20,95€
Sem comentários:
Enviar um comentário