quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Levoir encerra a coleção de Novelas Gráficas com obra de Schuiten e Peeters!


Chega hoje ao fim a sétima coleção de novelas gráficas da Levoir e do Público! E trata-se de um fim com chave de ouro, se tivermos em conta que estamos perante o lançamento do novíssimo volume de As Cidades Obscuras, dos consagrados autores François Schuiten e Benoît Peeters!

Falo de O Regresso do Capitão Nemo que é um dos livros mais esperados desta sétima coleção de novelas gráficas! O que é fácil de perceber se olharmos para o quão amada é a série As Cidades Obscuras no mundo inteiro e, em particular, em Portugal.

A Levoir está também de parabéns por ter conseguido fazer o lançamento em simultâneo com o mercado franco-belga. Nota para o facto de, em termos de design de capa, a editora ter optado por apresentar uma versão que não segue as características estandardizadas da restante coleção. Ou seja, a lombada tem um lettering diferente - e mais fiel ao original. Há apenas a menção de "Novela Gráfica" na capa, para que o livro não pareça editado fora da coleção.

Na minha opinião, esta é uma boa opção por parte da editora que, desta forma, ainda torna o livro mais apetecível. Sinceramente, até gostaria que passasse a ser esta a opção da editora em futuras coleções de Novelas Gráficas. 

Para esta edição, tive o privilégio e responsabilidade de escrever o prefácio à obra.

Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa e com algumas imagens promocionais.


O Regresso do Capitão Nemo, de François Schuiten e Benoît Peeters

A fechar a colecção Novela Gráfica a Levoir e o Público lançam em simultâneo com França e Bélgica, o maravilhoso livro de Schuiten e Peeters, O Regresso do Capitão Nemo, em banca a 2 de Novembro.

Dos dois artistas a Levoir editou em 2019 A Febre de Urbicanda e em 2020 Rever Paris.

Este belo livro é uma mistura de banda desenhada, narrativa ilustrada e a história de Júlio Verne, que se instalou em Amiens, onde em breve será erguida uma monumental escultura de bronze do Nauti-polvo. 

Desta forma, os autores de As Cidades Obscuras dão vida a uma personagem inesquecível que virou a imaginação de pernas para o ar...
O Regresso do Capitão Nemo, é baseado no romance de Júlio Verne Vinte Mil Léguas Submarinas, publicado entre 1869 e 1870, que conta as aventuras de três náufragos capturados pelo Capitão Nemo, um inventor e marinheiro que viaja pelos mares no seu navio Nautilus.

Uma criatura híbrida emerge das águas. Parte criatura animal, parte embarcação subaquática, o Nauti-polvo transporta um homem com amnésia. Onde é que esta pequena embarcação o levará enquanto viaja por lugares mais ou menos familiares? "Capitão, eu era um capitão... Eu sou o Capitão Nemo. 

Com imagens impressionantes a preto e branco, a história segue o herói dos romances de Júlio Verne Vinte Mil Léguas Submarinas e A Ilha Misteriosa, para quem Schuiten e Peeters imaginam um novo destino.
No prefácio do livro, Hugo Pinto escreve: "Sendo considerado como o derradeiro álbum de As Cidades Obscuras, não restam dúvidas de que é um belo final – porventura agridoce para os mais acérrimos fãs – e que dignifica a enorme e inquestionável qualidade de uma série que nos deu, acima de tudo, um lugar especial de refúgio, para onde podemos viajar sempre que nos seus livros pousarmos o olhar. Um desses lugares dos quais não queremos sair."

O design da capa, da lombada e da contracapa não segue as regras da colecção Novela Gráfica.



-/-

Ficha técnica
O Regresso do Capitão Nemo
Autores: François Schuiten e Benoît Peeters
Editora: Levoir
Páginas: 96, a preto e branco
Encadernação: Capa dura
Formato: 230 x 310mm
PVP: 13,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário