Hoje trago-vos novidades referentes às novas apostas da editora G. Floy Studio para o próximo ano!
Estive à conversa com Christine Meyer, responsável da G. Floy Studio, e falámos sobre o ano editorial de 2023, abordando também algumas das novidades que a editora prepara para 2024.
Diria que, mesmo sendo, por ventura, o expectável, face àquilo que os leitores mais atentos conhecerão da editora, há boas novidades e, acima de tudo, boas confirmações.
Não deixem de ler a entrevista, mais abaixo.
Entrevista
1) Em comparação com outros anos, o ano de 2023 foi um ano com menos lançamentos de obras por parte da G. Floy Studio. A que se deve esta diminuição do número de livros lançados?
A principal razão é que este ano não houve tantas possibilidades de co-impressão com as nossas edições polacas, como em anos anteriores. (O conteúdo do nosso programa editorial polaco dita mais ou menos quais os títulos que podemos publicar em Portugal, uma vez que temos que co-imprimir a edição portuguesa para manter os custos baixos).
Para além disso, alguns dos nossos títulos acabaram por ser adiados para 2024 por diferentes razões.
2) Ainda assim, durante os últimos meses, a G. Floy Studio teve o mérito de terminar a publicação de várias séries como Ascender, Os Malditos, Faithless, Moonshine ou Preto, Branco e Sangue. Quer isto dizer que, em 2024, haverá espaço para a G. Floy Studio iniciar novas séries?
Neste momento estou a considerar uma nova série que, muito provavelmente, lançaremos no final de 2024... Mas ainda não tomei uma decisão final.
3) Houve alguns livros que já tinham sido anunciados para 2023, mas acabaram por não ser lançados, como Black Magick ou BRZRK. O que é que causou este adiamento?
Temos estado atrasados com Black Magick devido a problemas de agenda com o nosso programa polaco.
Saga #11 tivemos, infelizmente, de adiar alguns meses, uma vez que a edição norte-americana de Saga #11 acabou por ser lançada apenas durante esta semana (29 de novembro de 2023). Estamos agora a trabalhar em ambos os livros (Black Magick e Saga Vol. 11), e espero que saiam no final de fevereiro de 2024.
A editora de BRZRKR, Boom! Studios, vai lançar uma nova e maior edição da obra no outono de 2024. Como gostaríamos que a nossa edição portuguesa incluísse algum material editorial extra que seria incluído na edição americana, decidimos esperar até que o conteúdo da edição americana maior seja conhecido. Isto deverá acontecer vários meses antes da data efetiva de lançamento nos EUA, por isso espero que o nosso lançamento possa coincidir ou até mesmo ocorrer antes da edição americana ser lançada.
As nossas vendas estão estáveis e não se alteraram muito nos últimos dois anos. No entanto, penso que o aumento do preço é importante, pois cada vez mais as nossas vendas parecem estar associadas a promoções na Wook, FNAC, etc.
É evidente que uma parte das nossas vendas passou dos quiosques (onde não há descontos) para as livrarias que fazem promoções cada vez mais frequentes.
5) Poderá haver um recuo no preço dos livros e um regresso aos preços de 2020/2021 ou não acreditas que isso possa acontecer?
Lamentavelmente, penso que há exatamente 0% de hipóteses de isso acontecer, pelas mesmas razões já referidas por outras editoras.
6) Sei que o ano de 2023 ainda não terminou, mas tendo em conta a tua própria sensibilidade em relação ao mercado, qual é o livro que consideras ter sido o vosso bestseller de 2023 em Portugal?
Estou muito contente com as vendas de As Muitas Mortes de Laila Starr, de Ram V e Filipe Andrade :)
7) E em que livro é que as vendas ficaram aquém das expectativas?
Em nenhum, na verdade.
Dos que foram lançados este ano, Chu foi o nosso título que menos vendeu, mas isso era expetável.
8) Até ao final de 2023, serão lançados novos livros? Quais?
Não. Eu esperava poder lançar Saga #11 e Black Magick antes do final deste ano, mas infelizmente tivemos de os adiar alguns meses.
9) E que novos lançamentos podemos esperar em 2024?
Para além dos já mencionados, vamos lançar Reckless Vol. 4 e Vol. 5 e depois disso teremos completado mais uma série em Portugal.
Há mais alguns títulos de Ed Brubaker que espero publicar no próximo ano, mas isso depende do sucesso das negociações.
Espero que publiquemos Marvel Zombies: Black, White & Blood e, possivelmente, mais um título da Marvel.
Para além destes, estou de olho em mais alguns títulos novos que ainda não posso revelar nesta altura :)
Black Magick, de Greg Rucka e Nicola Scott
Saga #11, de Brian K. Vaughan e Fiona Staples
BRZRKR, de Keanu Reeves e Matt Kindt
Reckless #4, de Ed Brubaker e Sean Phillips
Reckless #5, de Ed Brubaker e Sean Phillips
Marvel Zombies: Black, White & Blood, de vários autores
A nível da Marvel continuam a editar a coleção mais fraca deles,com tanto material em catálogo dos anos 80.A nível de image Saga e Reckless é bom continuarem.Apesar da Image ter a licença para Gijoes e Transformers por exemplo.
ResponderEliminarPois, seria bom que surgisse mais algumas séries da Marvel, sim.
EliminarConcordo, adorava ver mais Marvel dos anos 80 e 90 principalmente New Mutants e X-Force Vol.1
ResponderEliminarBoas sugestões, Márcio.
Eliminar