quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Análise: Taruje! #2

Taruje #2, de Henrique Pirote, Inês Pires, Henrique Gandum e Pedro Brito

Taruje #2, de Henrique Pirote, Inês Pires, Henrique Gandum e Pedro Brito
Taruje #2, de Henrique Pirote, Inês Pires, Henrique Gandum e Pedro Brito

A revista Taruje era um projeto que, até há bem pouco tempo, eu só conhecia de nome. Sem que a tivesse lido. Mas recentemente, e após o lançamento do segundo volume desta iniciativa editorial, tomei contacto com a publicação.

E posso dizer que fiquei agradado com o estilo de "série B" desta revista de super-heróis à portuguesa que nos é proposta. Na verdade, e fazendo lembrar um pouco - mas com as devidas diferenças - o estilo de publicações da editora independente Gorila Sentado, Taruje reúne um conjunto de histórias de autores nacionais que são publicadas em continuação de uma revista para outra. É um tipo de publicação que já quase não existe em Portugal e que procura trazer de volta aquele gosto do leitor em acompanhar uma série que é deixada a meio, muitas vezes com a história a oferecer ao leitor um cliffhanger que só será resolvido aquando da publicação do número seguinte da revista.

Taruje #2, de Henrique Pirote, Inês Pires, Henrique Gandum e Pedro Brito
A característica mais diferenciadora de Taruje é, além deste tipo de publicação em formato revista, que a temática subjacente às várias histórias que nos são dadas, seja a dos super-heróis portugueses que têm, através de uma mutação, o poder de algum tipo de animal. Seja o poder de uma mosca ou de uma aranha, o de uma osga ou de uma tarântula, ou de uma outra qualquer criatura. Mas, invariavelmente, são histórias de e com mutantes.

Neste segundo número da revista, contamos com o contributo dos autores Henrique Pirote, que assina a primeira história, The Magnificent Môscáranha, e que também é o mentor/editor do projeto; Inês Pires e Henrique Gandum, autores da história Taranto & Gecker, e Pedro Brito, responsável pela história Underbase.

Todas as histórias têm em comum essa característica de versarem sobre super-heróis, e de terem bastantes cenas de ação, mas cada uma delas tem o seu próprio estilo, a sua própria vibe. Quer em termos de argumento, quer em termos de ilustração. Gostei especialmente do humor que impregna algumas das histórias e do facto de os autores não se levarem demasiadamente a sério. Não estou a dizer que este não é um trabalho sério - certamente o é - mas gostei da forma descomprometida, de humor audaz, que encontramos especialmente na primeira e terceira histórias.

Taruje #2, de Henrique Pirote, Inês Pires, Henrique Gandum e Pedro Brito

Quanto à segunda história, a de Inês Pires e Henrique Gandum, em lugar do humor temos um conto, quiçá mais adulto, que, estando ainda no primeiro capítulo, lança as bases para um enredo que, bem aproveitado, pode ser bastante interessante.

Os estilos das três histórias em termos de ilustração também divergem bastante. Henrique Pirote oferece-nos um desenho de forte inspiração no mangá; Henrique Gandum mantém-se fiel ao seu registo mais realista, com belas cores, que o autor já nos deu na bela série Congo;e Pedro Brito brinda-nos com um estilo de ilustração mais tosco e peculiar nas formas, mas que apresenta uma dinâmica e um acelerado ritmo narrativo interessante.

A edição da revista apresenta um aspeto cuidado, com uma boa encadernação e impressão. As páginas, em formato A4, são agrafadas e detêm um decente papel brilhante. 

Ainda que cada um dos números de Taruje nos dê apenas um breve vislumbre das histórias e arte dos autores, posso dizer que me diverti e entretive bastante a ler esta segunda revista.

Taruje respira independência criativa por todos os seus poros e é, portanto, uma obra especialmente recomendada para os apreciadores de banda desenhada descomprometida, bem disposta e independente. Como um filme "série B".


NOTA FINAL (1/10):
6.0



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020

-/-

Taruje #2, de Henrique Pirote, Inês Pires, Henrique Gandum e Pedro Brito

Ficha técnica
Taruje #2
Autores: Henrique Pirote, Inês Pires, Henrique Gandum e Pedro Brito
Edição de Autor
Páginas: 40, a cores
Encadernação: Capa mole (com agrafos)
Formato: A4
Lançamento: Julho de 2024



Sem comentários:

Enviar um comentário