Depois de anunciar algumas obras bastante interessantes durante este mês de Outubro, como Bairro Distante, de Jiro Taniguchi, ou Crianças do Mar, de Daisuke Igarashi, a editora Devir também fez saber que voltará a lançar uma obra de um autor europeu!
Falo do livro Maltempo, do autor francês Alfred, de quem a editora já lançou, em 2022, o muito recomendado Como Antes!
Para mim, isto é uma grande notícia, pois fico duplamente contente pelo facto de Alfred continuar a ver a sua muito interessante a obra a ser editada em português e, também, é bom verificar que a Devir não deixa cair a edição de autores europeus.
Sim, mesmo assim, gostaria de ver mais autores europeus - ou americanos - a serem editados pela editora, claro, mas também é verdade que este é um bom sinal.Maltempo terá o seu pré-lançamento no Amadora BD, a 18 de Outubro, devendo chegar às livrarias a partir de 21 de Outubro. Já se encontra em pré-venda no site da editora.
Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.
Maltempo, de Alfred
Mimmo, um rapaz de 15 anos, vive numa pequena ilha italiana.
Preso entre a fatalidade de uma vida de pobreza ou um futuro na máfia, o rapaz sente que a única saída é a sua guitarra.
Quando fica a saber que um canal de TV vai fazer audições para um famoso espetáculo musical na sua aldeia, ser selecionado torna-se o seu único objetivo, uma ideia fixa.
-/-
-/-
Ficha técnica
Maltempo
Autor: Alfred
Editora: Devir
Páginas: 324, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 14,8 x 21 cm
PVP: 20,00€
Parece-me risível o facto da Levoir ainda fazer um "esforço" para editar BD quando todos sabemos que é, assumidamente, um editor especializado mangá. Fazer o "favor" de lançar um mísero titulo de BD de 2 em 2 anos será tudo menos um "regresso". Apesar de tudo, bem vindo.
ResponderEliminarEste livro é o terceiro duma "trilogia" (o "Como antes" é o primeiro). A Devir está a saltar o segundo, que é "Senso" no original. Vamos ficar sem o segundo?
ResponderEliminarSim, de facto o autor já me tinha confirmado que havia um 2º título aquando a sua presença no Amadora há cerca de 2 anos. A ser assim julgo que a Devir deve uma explicação ao seus (ainda) leitores de BD.
EliminarConheço bem o "Senso" e não considero, de todo, que haja qualquer ligação ao álbum "Como Antes".
EliminarÉ a própria editora Delcourt que descreve as obras como uma "trilogia italiana".
EliminarCorreto. Em termos de localização, de facto todas as histórias se passam em Itália.
EliminarNão é apenas o contexto geográfico que une estas obras. Há uma clara intenção de registar um percurso de memórias geracional e um período importante na Europa pós-guerra. A narrativa gráfica, incluindo o design de capa, títulos e layout de página conferem-lhe uma unicidade com sentido. Faltará á Devir completar este conjunto narrativo.
EliminarNão digo que não, António. Mesmo assim, e como já disse, considero as histórias de "Senso" e "Como Antes" completamente diferentes e independentes entre si. Não é minimamente necessário que se tenha lido um livro para melhor compreender o outro.
Eliminar